TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aterramento teórico

Projeto de pesquisa: Aterramento teórico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O interesse em estudar a dinâmica de grupo, surgiu a partir das nossas experiências como participantes em dinâmicas de grupo nos mais variados contextos, como por exemplo: cursos, aulas, treinamentos, seleções etc.

Com a pesquisa proposta, busca-se estabelecer a relação da dinâmica de grupo com a área de Psicologia do Trabalho, uma vez que esta se apresenta como a principal área de atuação e interesse para as autoras do presente trabalho.

A princípio, a dinâmica de grupo se apresentava para nós como um instrumento simples e "divertido" utilizado para se obter conhecimento sobre um determinado grupo ou ainda para apresentar algo descontraído ao mesmo. No entanto, ao estudar mais profundamente a dinâmica de grupo nos deparamos com a complexidade do seu planejamento, pois o que ocorre, na maioria das vezes, é que o seu uso indiscriminado e com um fim em si mesmo a tem banalizado. A partir disso faz-se necessário buscar os fundamentos desse instrumento tão rico e, ao mesmo tempo, tão sensível para que não estejamos contribuindo para essa banalização e conseqüente fim, mas sim para que possamos obter o conhecimento necessário para podermos aplicá-la de uma maneira sólida e que contribua, assim, para o seu fortalecimento.

Nossa expectativa, portanto, está em, além de unir o estudo dos grupos com a área de atuação em Psicologia do Trabalho, estar também contribuindo de uma maneira muito discreta, talvez, para o resgate da dinâmica de grupo enquanto instrumento confiável porque exaustivamente estudado, apreciado por importantes autores e por possuir uma história que coincide com os primórdios da Psicologia.

A expressão dinâmica de grupo popularizou-se a partir da segunda guerra mundial, mas devido a várias vertentes que ela tomou, seu termo tornou-se impreciso. Alguns dizem que ela se refere a um tipo de ideologia política. Outros acreditam ser ela um conjunto de técnicas aplicadas em programas de treinamento e ainda há os que dizem que ela se refere "a um campo de pesquisa dedicado a obter conhecimento a respeito da natureza dos grupos, das leis de desenvolvimento" (Cartwright,1967) das relações entre os indivíduo, grupos e instituições mais amplas.

É, portanto, de acordo com a segunda vertente que será descrito o nosso objeto de estudo. Nos preocuparemos em não só demonstrar essas técnicas como também discutir sobre sua importância no processo seletivo.

O objeto de estudo dessa pesquisa é a dinâmica de grupo no processo seletivo. Busca-se investigar a maneira como, atualmente, a dinâmica de grupo vem sendo utilizada na área de recursos humanos, especificamente na seleção de pessoal nas empresas.

Para tanto, partiremos de um estudo sobre como a dinâmica surgiu enquanto instrumento de processo seletivo, quais outras ferramentas foram deixadas de lado, quais são as implicações que ela traz consigo, que peso/valor é dado a ela no momento da eliminação ou contratação dos candidatos, qual é o grau de sua importância comparado a outros instrumentos seletivos.

Fundamentação Teórica

Ao falar em dinâmica de grupo, não poderíamos deixar de mencionar Kurt Lewin (1890-1947), o primeiro a introduzir a Psicologia Social através do estudo da relação entre a metodologia de ensino adotada pelo professor e rendimento dos alunos.

A importância desse estudo, feito juntamente com Lippit e White consiste no fato de ele ter sido elaborado de maneira experimental, tendo-se o máximo de cuidado no controle das variáveis. O objetivo básico dessa pesquisa foi estudar as influências do grupo como um todo, e em cada um dos participantes, de determinadas "atmosferas de grupo" ou "estilos de liderança", experimentalmente provocados. Organizaram-se grupos de crianças de dez e onze anos de idade, que deviam reunir-se regularmente, durante um período de várias semanas, sob a liderança de um adulto, que provocaria as diferentes atmosferas de grupo. Ao criar esses grupos, procurou-se assegurar sua comparabilidade inicial. Na medida do possível, as características dos vários grupos foram equiparadas, através da utilização do teste sociométrico, de observações no recreio e de entrevistas com professores. A formação e as características individuais dos participantes foram igualadas para todos os grupos, através dos boletins escolares e de entrevistas com as crianças: utilizaram-se as mesmas atividades coletivas e o mesmo ambiente físico para todos os grupos.

O controle experimental consistiu em fazer com que cada um dos líderes adultos se comportasse, em cada tratamento experimental, de maneira preestabelecida. A fim de isolar as influências diferenciais das personalidades dos líderes, cada um orientou um grupo em uma das condições experimentais. Pesquisaram-se três tipos de liderança ou atmosfera coletiva: a democrática, a autocrática e a permissiva ("laissez-faire").

A luz do conhecimento atual está claro que, em cada estilo de liderança, combinaram-se muitas variáveis independentes. Todavia, talvez exatamente por essa razão os efeitos produzidos no comportamento do grupo tenham sido grandes e dramáticos. Nos grupos autocráticos, por exemplo, ocorreram formas muito graves de aparecimento de bodes expiatórios; no final do experimento, as crianças em alguns dos grupos autocráticos resolviam destruir o que tinham construído. Além disso, cada grupo desenvolveu um nível característico de agressividade, e ficou demonstrado que, quando um participante era transferido de um grupo para outro, mudava a sua agressividade, a fim de aproximá-la do nível existente no grupo. Permitiu-se uma interessante apreensão da dinâmica da agressão, através de uma "explosão" emocional bastante violenta, provocada quando alguns grupos, que reagiam com grande submissão à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com