TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Auto Desenvolvimento

Pesquisas Acadêmicas: Atividade Auto Desenvolvimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  316 Visualizações

Atividade de Auto desenvolvimento.

Diego Gomes do Carmo RA: 3775772967

A Lei de Incentivo à Cultura, popularmente chamada de Lei Rouanet, é conhecida principalmente por sua política de incentivos fiscais. Esse mecanismo possibilita que cidadãos (pessoa física) e empresas (pessoa jurídica) apliquem parte do Imposto de Renda devido em ações culturais. Assim, além de ter benefícios fiscais sobre o valor do incentivo, esses apoiadores fortalecem iniciativas culturais que não se enquadram em programas do Ministério da Cultura (MinC).

Está lei é atrativa para as companhias, pois trata o incentivo fiscal um fator beneficiário para a empresa que adotar e estiver dentro do solicitado para utilizar este beneficio para aplicação no IR.

Além deste fator, há em contrapartida o auxilio para o desenvolvimento e o acesso à cultura.

A proposta cultural pode ser em diversos segmentos, como teatro, dança, circo, música, literatura, artes plásticas e gráficas, gravuras, artesanato, patrimônio cultural (museu e acervo, por exemplo) e audiovisual (como programas de rádio e TV, sítios e festivais nacionais). Considero a lei eficaz, levando como base o incentivo às companhias e o mais admirável e possibilitar mais cultura para o país, temos muita deficiência ainda neste cenário. Uma lástima, pois a cultura enriquece o homem mais é considerável que esta iniciativa ira aos poucos mudar muitos horizontes do povo brasileiro.

Fonte

http://www.brasil.gov.br/cultura/2009/11/lei-rouanet

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com