TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa: ATPS. Éticas e Relações Humanas no Trabalho

Por:   •  23/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE TECNOLOGO EM LOGISTICA

ATIVIDADE AVALIATIVA – ATPS

Éticas e Relações Humanas no Trabalho

Jundiaí – SP

Junho – 2013

Nomes: RA:

ATIVIDADE AVALIATIVA – ATPS

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para avaliação da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho para a obtenção de nota da atividade avaliativa.

Jundiaí – SP

Junho – 2013

INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje a ética é o principal debate das pessoas. Qual o melhor jeito de agir se não com a ética? É preciso entender, sentir e fazer as coisas com consciência de seus atos. A ética é a ciência do bem comum, sem uma ética mínima não á grupo sustentável.

Um gestor que é ético e sabe agir como tal sempre será um gestor de sucesso, Assim suas visões diante uma empresa serão de renovações, oportunidades, resultados positivos, fazendo com que os operadores saibam trabalhar em grupo transformando-os em uma grande equipe. Fazendo com que essa empresa seja reconhecida e prestigiada ainda mais pelos seus clientes e que dure por muitos anos. Temos como alguns exemplos de atitudes éticas em um ambiente de trabalho, a educação e respeito entre os funcionários, busca de crescimento profissional sem prejudicar outros colegas, respeito às regras e normas da empresa dentre outras, e com isso a empresa adquire também maior nível de produção, a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável.

A princípio os estudos sobre a ética refletiam sobre os problemas fundamentais da moral, tendo como finalidade teorizar o sentido do viver humano diferenciando seus lados “bons e ruins”. A palavra ética vem do grego que significa modo de ser, tratando o comportamento humano pelo seu valor moral. A ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las. A moral esta mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições, destinadas a assegurar uma vida em comum conjunta e harmoniosa. A ética configura a união de um sujeito e de seus valores, ou seja, um conjunto de agente moral e suas virtudes éticas, inteiramente ligadas, ela esta presente em todos, nas escolas, trabalho, política, esporte, diversão entre outras.

Segundo Aristóteles, a ética serve como condução do ser humano à felicidade. Acredita que o exagero é motivador de conflitos, de forma que afete nosso caráter, que nos torne viciado a cometer esses delitos. Como cita Aristóteles: “(...) a virtude está em nossos poder, do mesmo modo que o vício. pois quando depende de nós o agirmos quando isso é nobre, também depende o não agir, e vice-versa. De modo que quando temos o poder de agir quando isso é nobre, também temos o de não agir quando é vil; e se está em nosso poder o não agir quando isso é nobre, também está o agir quando isso é vil. Logo, depende de nós praticarmos atos nobres ou vis, e se é isso que se entendo por ser bom ou mau, então depende de nós sermos virtuosos ou viciosos". (ARISTÓTELES, III).

A virtude em um sentido ético, é uma qualidade de um individuo, já na filosofia moderna passou a se designar a força da alma ou do caráter. A virtude também entra em uma negociação, de forma que quando as duas partes entram em comum acordo, tendo ambas satisfeitas, podemos dizer que é uma virtude.

A principal obra de Aristóteles sobre ética é a ética a Nicômaco, que tem como finalidade mostrar que a maneira do ser humano conduzir seus atos e sua vida, é a felicidade. Então, seguindo a concepção do realismo aristotélico de que uma ordem subjacente reage às coisas, a virtude aparece como a medida determinada por está ordem e pelos fins que a sobre determinam visando o desenvolvimento pleno do ser humano.

No meio empresarial utilizam a ética como uma maneira de atingir um publico alvo, produz sua reputação e consequentemente seus bons resultados.

Na área profissional, a ética é relevante, pois está presente nos menores atos, como agir de uma maneira certa, prudente e justa. Para a Tal existe o código de ética profissional, ela apresenta normas de conduta de virtude obrigatórias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com