TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa

Exames: Atividade Colaborativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 5

Os Seis Sigmas (SS)

A filosofia do programa SS enfatiza um controle estático da qualidade para definir os padrões de excelência operacional. Essa filosofia esforça-se para alcançar operações com não mais de 3,4 defeitos por um milhão de oportunidades (PPM). O SS é orientado para prevenção, tornando-se um dos principais métodos para a melhoria contínua dos processos e fixação de referenciais competitivos.

Há de se observar que a estratégia SS, como metodologia de melhoria contínua da qualidade, não apresenta grandes saltos qualitativos, mas, mostra-se inovadora, na media em que integra diferentes ferramentas de forma estruturada, visando também redução de custos. Seguindo esse pensamento, o SS pode ser considerado, então, como uma estratégia gerencial de mudanças e enfoca, principalmente, a variação do resultado perceptível pelo consumidor. Dessa forma, tem a característica de ser uma ferramenta mais quantitativa de avaliar os resultados de um processo e a sua qualidade, por meio da medição da variação encontrada no resultado do processo. Podemos concluir que o principal diferencial do SS em relação a programas de melhoria da qualidade é a ênfase na tomada de decisão baseada em dados e fatos e não nas experiências individuais.

Basicamente, existem dois métodos utilizados no SS: o DMAMC (ou DMAIC), aplicado para melhoria de um processo ou produto já existente e o DMEDI, aplicado para criação de um novo processo ou produto.

As ferramentas estatísticas, usadas na metodologia SS, são as mesmas já conhecidas e utilizadas em outros programas de gestão de qualidade. A diferença é que, no SS, elas são aplicadas de forma sistemática e ordenadas para cada passo da metodologia. O sucesso da aplicação dessas ferramentas dependerá da disciplina da utilização que os “faixas-pretas”, especialmente treinados, fizeram dela. A escolha da ferramenta a ser usada depende do problema e do processo que está sendo abordado. As ferramentas mencionadas mais comumente usadas são: Mapeamento de Processo; Controle Estatístico de Processo e Gráficos de controle; Gráfico de Pareto; Diagrama de Ishikawa; Análise de Regressão e Correlação; Diagrama Por Que/Porque; Gráfico de Dispersão; Histograma; Gráfico de Linha.

O objetivo de qualquer negócio empresarial é buscar a lucratividade. O desempenho SS minimiza os custos com a redução ou eliminação de atividades que não agregam valor ao processo e da maximização da qualidade de saída dos procedimentos para se obter lucros em níveis esperados pelos acionistas. A ênfase dos Seis Sigmas está nos resultados financeiros e na possibilidade de minimização e eliminação de produtos e processos defeituosos. Assim, acabaram-se os dias da qualidade a qualquer custo, pois, atualmente, os sistemas de qualidade precisam trazer resultados mensuráveis.

Diante disso, percebemos que os seis sigmas estão totalmente relacionados com a gestão estratégica e gestão de qualidade, pois seguindo todos os passos sugeridos pelo o ciclo DMAIC (D – Define (definir), M – Measure (medir), A – Analyse (analisar), I – Improve (melhorar), C – Control (controlar) ), as empresas conseguem ter maior controle da sua produção, dispensando movimentos inúteis, se programando, tendo maior agilidade em seus serviços e também melhorando a qualidade de seus produtos ou serviços, com tudo definido é apenas colocar em pratica. Na gestão estratégica a ferramenta BSC, ajuda na administração e controle das empresas, podendo se programar e realmente conhecer a empresa, pois analisando Finanças, Clientes, Processos Internos, Aprendizado e Crescimento, a empresa planeja e define suas estratégias para ter um crescimento cada vez maior, conquistando sempre novos clientes e os agradando com a qualidade do serviço, mudando e atualizando seus métodos de processos internos, mas com controle de suas finanças e analisando também quais os fatores de sucesso.

Casos de sucesso – Primeiro Caso:

Telemar Visão executiva em tempo real

A situação - A Telemar está sempre disposta a oferecer o que há de mais moderno, superando os níveis de exigência dos clientes e do mercado. Para isso, investe fortemente no desenvolvimento de novas tecnologias e no treinamento de funcionários - e sabe a importância das informações de negócio para seu sucesso. Uma das funções estratégicas da área de Gestão e Qualidade é apoiar a empresa e ajudá-la a gerar resultados, suportando os executivos no alinhamento com a estratégia organizacional, fornecendo método, sistemas e ferramentas para atingir e gerir os resultados. Dentro dessa estratégia, a companhia vem trabalhando no desenvolvimento de uma solução para fazer com que as informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com