TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa

Exames: Atividade Colaborativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Este relatório é uma aplicação das teorias de gestão de conhecimento, que busca a recuperação da empresa Casas Soberbas. visando inovar cada vez mas em seus produtos e implementar funções necessárias para que tenha sucesso.

Objetivos

Visa inovar cada vez mas em seus produtos e implementar funções necessárias para que tenha sucesso.

Procedimentos

1º Princípio Tácito: os aprendizes, aprendem sua arte através da observação, da imitação e da prática.

2º Princípio Tácito: a chave para a aquisição do mesmo é a experiência.

3º Princípio Tácito: reuniões informais para discução detalhada visando á solução de problemas difíceis no desenvolvimento de projetos.

1º Princípio Conhecimento Organizacional: intenção, definida como a aspiração às suas metas.

2º Princípio Conhecimento Organizacional: autonomia, aumento de chances de introduzir oportunidades inesperadas.

3º Princípio Conhecimento Organizacional: variedade, combinação com a complexidade do ambiente.

Desenvolvimento

Em quanto consultor, propor soluções por meio do modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi para salvar as Casas Soberbas são; focar primeiramente em conhecimento organizacional, que consiste em criar novos conhecimentos e informações de dentro para fora da empresa, visando a redefinir tanto os problemas quanto as soluções e, no processo, recriar seu ambiente.

Começaremos com o conhecimento tácito (subjetivo), que se resume em experiência (corpo), simultâneo (aqui e agora) e análogo (prática), e conhecimento explícito (objetivo), que se resume em racionalidade (mente), sequencial (lá e então) e digital (teorica). De tácito para tácito existe a socialização, que é um processo de compartilhamento de experiências e de criação do mesmo. De tácito para explícito, existe a externalização, que é um processo de articulação do conhecimento tácito em conceitos explícitos. De explícito para explícito existe a combinação, que é um processo de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento. De explícito para tácito existe a internalizção, que é um processo de incorporação do conhecimento explícito em conhecimento tácito.

Resumidamente temos que ter total atenção em como manter um espiral do conhecimento; Diálogo=Socialização=Externalização e Aprendendo a Fazer= Internalização=Combinação.

Aprofundar a visão sobre os fatores-chave para promover o conhecimento dentro da empresa é muito importante, com isso a intenção, a autonomia, a flutuação e caos criativo, a redundância e a variedade faram toda a diferença, pois a organização interna precisa combinar com a complexidade do ambiente a fim de lidar com os desafios apresentados pelo mesmo.

As ferramentas para a gestão do conhecimento são; compartilhamento do conhecimento tático, criação dos conceitos, justificativas dos conceitos, criação de um arquétipo (desenvolvimento do produto) e nivelação do conhecimento (divisão das tarefas).

Em espírito de brainstorming, com base no relatório fornecido, a empresa Casas Soberbas é Conservadora; pois os responsáveis por projetos fracassados são abertamente criticados e punidos, tendo como consequência a desmotivação para criação e inovação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com