TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa

Trabalho Escolar: Atividade Colaborativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

TEMA.........................................................................................................................02

PROBLEMÁTICA.......................................................................................................02

JUSTIFICATIVA.........................................................................................................02

OBJETIVOS...............................................................................................................03

METODOLOGIA........................................................................................................03

RESULTADOS ESPERADOS...................................................................................04

TEMA:

O que fazer com nosso lixo?

PROBLEMÁTICA:

Como ter harmonia entre homem, tecnologia e meio ambiente?

As pessoas estão preparadas para reciclar o lixo?

JUSTIFICATIVA:

Produzimos cada vez mais lixo. Os nossos aterros estão super lotados. Precisamos reciclar e reusar cada vez mais para diminuir os gatos com energia, água e transportes, e o mais importante, preservar o meio ambiente, a natureza e o planeta. Estamos longe de um sistema de coleta seletiva nas cidades, não conseguimos definir, ainda, se a responsabilidade dos produtos que compramos é do comprador, vendedor ou fabricante. O Brasil ganhou em 2010 um conjunto de leis, a política de nacional de resíduos sólidos, porém, ela mudou pouca coisa. Os resíduos são descartados, de maneira geral, junto ao sistema de limpeza urbana.

Um dos maiores riscos para a população que vive próximo a lixões é a decomposição do lixo orgânico, que forma um liquido escuro chamado chorume, esse liquido pode atingir as águas do subsolo e contaminá-las. O chorume libera o gás Metano, que é toxico e pode causar câncer, náuseas, vertigem, sono e irritação nos olhos e nariz. Por isso é fundamental que as pessoas estejam afastadas destes locais.

Nos lixões os resíduos são colocados sem nenhuma preparação do solo e sem um sistema de tratamento do chorume. Moscas, urubus e ratos convivem com o lixo exposto a céu aberto. Já nos aterros sanitários é feito um trabalho de preparação do solo para impedir que o chorume penetre na terra e contamine o lençol freático.

OBJETIVO:

Incentivar a reflexão, sobre as questões que envolvem a relação entre o homem e o meio ambiente, preparando-o para uma participação consciente e ativa na defesa de uma vida melhor para todos.

Mostrar a necessidade de reciclar cada vez mais.

Apontar sugestões para a recuperação do nosso planeta.

METODOLOGIA:

Para entender melhor a problemática que envolve o meio ambiente, faremos uma análise em situações do nosso cotidiano, que com a conscientização, incentivo e divulgação do destino correto dos resíduos, tais como:

• Pilhas e baterias têm em sua composição metais pesados altamente tóxicos. Depois de utilizados, a maioria das vezes, é jogada em lixões a céu aberto, contaminando o solo e as águas. O ideal é recolher as pilhas e baterias usadas, leva-las a qualquer estabelecimento que comercialize o produto, eles irão encaminhar ao fabricante, que darão destinação correta.

• Disquete

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com