TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa

Trabalho Escolar: Atividade Colaborativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

Todas essas mudanças que estão ocorrendo vem transformando o mercado de trabalho. Devido ao fato do Brasil estar crescendo economicamente algumas profissões que antes existiam hoje já não mais existem, e com isto é exigida a tecnologia e a sustentabilidade. Existe uma exigência de pessoas mais instruídas para que possam ter uma melhor colocação no mercado de trabalho. A transformação é sensacional, a informação passou a ser matéria prima, pessoas precisam estar aprendendo constantemente para que possam acompanhar as modificações que existem no seu dia-a-dia, como por exemplo, a informatização.

Uma excelente oportunidade para os universitários hoje são os estágios pois eles auxiliam no aprendizado e também em termos econômicos, algumas das universidades se dispõem em direcionar os universitários para o mercado de trabalho usando palestras, aulas que dizem respeito ao tema e grupos de estudos. Indústrias mais modernas fizeram com que o trabalho passasse a ser mais intelectual que braçal, e ao trabalhador coube o papel de se aperfeiçoar para se encaixar no novo mercado de trabalho. O emprego formal (carteira assinada, benefícios legais etc.) passa a ser substituído por trabalho (relação demanda e oferta, ganhos imprevisíveis, horários flexíveis, diversos clientes), que podem ser terceirizado, por projeto, à distância, entre outros.

Ao profissional recém-formado cabe o desafio de vencer as barreiras do medo e sair do comodismo, e também estar preparado e posicionado da melhor forma para ultrapassar a concorrência. Encarar a realidade sem se preocupar com os obstáculos. Ser competente, combinar conhecimentos, habilidades e atitudes para o conduzirem aos resultados esperados. No trabalho, deve-se ter autocontrole emocional, capacidade de aprender e capacidade de se comunicar. É importante ressaltar que as competências sociais devem ser constantemente desenvolvidas para que assim promovam experiências de conhecimento, crescimento e aprendizagem.

É importante para o preparo dos universitários de hoje aproveitarem as tendências percebidas o estudo, dedicação e a busca pelo seu ideal. Possuir habilidade de comunicação é fundamental, bem como a coerência, que refere-se a expressar o que realmente se pensa ou se sente, honestidade e autenticidade, sem ser agressivo ou grosseiro, e usar da empatia, que, por sua vez, significa conseguir se colocar no lugar do "outro", percebendo a situação ou o problema do entendimento dele. Esses cuidados são essenciais para evitar o desgaste dos relacionamentos e os mantêm saudáveis e produtivos. É preciso estratégia e planejamento dos recursos disponíveis para a busca de um bom emprego. Atualmente, uma das ferramentas mais poderosas e abrangentes que temos é a internet, então deve existir também um preparo para preencher fichas virtuais e usar o currículo para resgatar as informações necessárias. Encontrar uma colocação no mercado é uma missão complexa e deve-se ter em mente que existe uma oferta de serviços e não uma súplica por vaga de emprego, pois a autovalorização em alguns casos é vista com bons olhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com