TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa

Artigos Científicos: Atividade Colaborativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

1.Introdução

2. A criação do Conhecimento Organizacional

3. O conhecimento nas empresas.

4.Gestão do conhecimento

1. Introdução

As aulas apresentadas, através das videoaulas nos mostra a teoria da criação do conhecimento organizacional, entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito, definidos por Nonaka e Takeuchi.

2. A Criação do Conhecimento organizacional

Nonaka e Takeuchi alimenta a inovação, e o conhecimento dentro da organização sob forma de produtos. Ocorre na dimensão epistemológica a mobilização e conversão do conhecimento, em segundo ocorre na dimensão ontológica, o conhecimento tácito e o conhecimento explícito em um nível inferior até os mais altos.

O conhecimento tácito e o conhecimento explícito, a interação entre esses dois tipos de conhecimento, chamada de conversão do conhecimento dá origem a quatro modos: socialização, externalização, combinação e internalização. Antes de mais nada o conhecimento explícito é aquela encontrada em manuais, livros, registros diversos e o conhecimento tácito é o que está dentro do indivíduo, não é visível, está incorporado as suas vivências e experiências.

Vejamos os modos:

Socialização: É a conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito. Para ele ocorrer é preciso que haja uma interação entre indivíduos.

Externalização: É a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito. Ou seja, busca – se transformar o conhecimento do indivíduo em um conhecimento articulado e transmissível.

Combinação: É a conversão do conhecimento explícito em conhecimento explícito. É possível quando os conhecimentos explícitos existentes podem ser combinados para gerar um novo conhecimento.

Internalização: É a conversão do conhecimento explícito em conhecimento tácito. Ele é criado através da interpretação dos conhecimentos explícitos que estão em manuais, livros, normas, comunicados e diversos tipos de documentos que estão na empresa

Conclusão

É preciso atentar que para o sucesso desta conversão do conhecimento é necessário que os indivíduos envolvidos estejam suficientemente motivados para isto e que haja a plena disseminação do conhecimento pela empresa, onde todos convivam em ambiente propício à colaboração

.

3. O conhecimento nas empresas.

Com foco na realidade das micro e das pequenas empresas a MPE a FNQ elaborou uma série de premissas que podem nortear os gestores na construção de práticas que incentivam a liderança e a sua inserção no programa de gestão da empresa:

-Construir a missão da empresa e disseminá-la aos seus colaboradores:

-Verificar de que forma a ética é praticada e incentivada pelos dirigentes nas relações internas e externas, como no tratamento com clientes, colaboradores, fornecedores e comunidade.

-Líderes e gestores devem analisar constantemente o desempenho da sua empresa para garantir que seus objetivos e metas sejam compridas.

-As metas, os objetivos, as estratégias e os resultados precisam ser compartilhados com os colaboradores para que o grupo busque os mesmos ideais.

-É função do líder formar e desenvolver novos líderes, de forma estruturada, evitando preferências pessoais.

-Analisar cenários e antecipar-se às tendências auxiliam no crescimento das empresas e no processo de construção da inovação.

4 Gestão do conhecimento

As ferramentas para gestão do conhecimento ainda estão em fase de aperfeiçoamento e longe de serem solução completas para

Gestão do conhecimento, a intervenção humana ainda é essencial para a criação das bases de conhecimento e sua gestão. O carácter intangível do conhecimento ainda representa um grande desafio para a gestão do conhecimento. Muitas empresas estão percebendo que os conhecimentos de seus empregados são o seu mais valiosos ativos, mas esses ativos são muitas vezes intangíveis e confinados em seus empregados.

A gestão do conhecimento não é uma moda e sim um aspecto gerencial estratégicos para as empresas que pretendem se manter viva no mercado no longo prazo. Nos últimos anos, muitos autores dedicaram se ao aprofundamento das questões relacionadas com o conhecimento, nas empresas, e com a identificação das características das organizações, cuja visão, missão, estratégia, cultura, estrutura organizacional, estilo gerencial entre outras. Destacam se entre eles Ikaujiro Nonaka,Hirotaka Takeuchi, Thomas Stewart, José C. Terra e Idalberto Chiavenato

Esta abordagem procura estabelecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com