TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa 5° Semestre

Casos: Atividade Colaborativa 5° Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 7

Aula-tema 3: Desenvolvimento Econômico - China

A incrível velocidade do crescimento econômico da China impressiona. O país mais populoso do planeta é, também, o campeão no recebimento de investimentos externos.

A China é um gigantesco país em desenvolvimento com uma longa história de feudalismo, tem a maior população do mundo constituída de 80% de camponeses.

O extraordinário crescimento sustentado da economia chinesa por mais de duas décadas é, sem dúvida, uma das maiores transformações da economia e da política internacional. Seu desenvolvimento econômico, utilizando como “vantagem comparativa” enormes reserva de mão de obra barata, a converteu num centro de produção manufatureira a nível mundial, sendo considerada como a “oficina do mundo” como se denominava a Inglaterra depois da Revolução Industrial. No ano passado, esses êxitos e o espetacular aumento de suas importações, que cresceram em 40% ao longo do ano, a converteu em um dos dois motores da recuperação da economia mundial marcando decididamente a emergência da China como um ator a levar em conta no cenário internacional.

Em 1978 a China iniciou seu programa de reformas que em um quarto de século mudou a face do país (industrialização intensiva e um crescimento de 10% ao ano), e iniciou a mudança do equilíbrio de forças no planeta. Muitos pensaram nas oportunidades comerciais, cada dia maior (a China hoje consome 55% do cimento e 36% do aço do mundo, além de importar imensas quantidades de alimentos e matérias primas), mas outros apostaram mais numa Parceria Estratégica, que significa cooperação e apoio mútuo para o desenvolvimento econômico-social, tecnológico e a construção de um mundo pacífico e multipolar. Uma associação entre o maior país em desenvolvimento do hemisfério Norte e o maior do Sul. Nem todos os governos souberam aproveitar a oportunidade, mas as relações foram intensas, com os presidentes Figueiredo, Sarney, Cardoso e Lula tendo visitado a China, que enviou vários presidentes e primeiros-ministros ao Brasil. O Brasil exportou produtos primários como soja e ferro, além de aço, em quantidades cada vez maiores, importando bens de consumo popular e equipamentos eletrônicos e máquinas, com uma balança comercial favorável. Mas ao mesmo tempo, houve cooperação mútua em infra-estrutura, com empresas brasileiras participando da construção da hidrelétrica de Três Gargantas (a maior do mundo) e os chineses na construção de ferrovias no Brasil, por exemplo. O projeto de satélites de sensoriamento remoto e a parceria tecnológica em áreas de ponta, como a nuclear, são exemplos avançados de cooperação Sul-Sul (entre países em desenvolvimento). A busca de investimentos recíprocos é um processo que está apenas no começo.

Igualmente importante é a dimensão político-diplomática da relação bilateral. Além do apoio chinês à candidatura do Brasil ao CS da ONU, ambos os países cooperam na construção de um sistema mundial multipolar, que valoriza o papel da ONU, dentro do espírito dos chamados Cinco Princípios da Coexistência Pacífica. Além disso, o estabelecimento do G-20 (com a participação dos dois países), visando fortalecer a posição dos países em desenvolvimento da OMC, foi um sucesso. A cooperação bilateral é de grande vantagem, se o Brasil encarar com seriedade a parceria estratégica e não concentrar a agenda apenas em aspectos comerciais, adotando um projeto de desenvolvimento mais ousado.

Tudo isso é uma amostra da maior integração da economia chinesa à economia mundial, sendo hoje a sexta economia do mundo com um PNB de 1, 4 trilhões de dólares.

Hoje, as cidades florescentes do delta do rio Pearl na China converteram-se na nova oficina do mundo, sendo uma área do tamanho da Bélgica que contorna o interior de exportações e Hong Kong através de uma série apertada de ilhas - produz 10 bilhões de dólares de exportações e atrai um bilhão de investimento estrangeiro ao mês. Trinta milhões de pessoas já trabalham na manufatura todos os dias, milhares mais descem dos trens vindos de terras mais ao norte.

 Shunde se auto-intitula a capital do forno de microondas, com 40% da produção global que se realiza em apenas uma de suas fábricas gigantes.

 Shennzhen, a zona econômica especial, diz fabricar 70% das fotocopiadoras do mundo e 80% das árvores de natal artificiais.

 Dongguan tem 80 mil pessoas trabalhando numa só fábrica fazendo sapatos para os adolescentes do mundo.

 Zhongshan é o lar da indústria de eletricidade mundial.

 Zhuhai, até a pouco tempo uma cidade costeira rodeada de campos de arrozais, está ganhando terra ao oceano para fazer mais espaço para fábricas que já dominam a cadeia global de qualquer coisa desde consoles de videogames a clubes de golfe.

O país é uma máquina de produzir como nunca se viu outra igual. Uma máquina que mistura características do comunismo e capitalismo. Mistura, portanto, baixos salários, partido único, ausência de direitos civis e de reivindicação, com a busca pela produtividade, meritocracia, capital abundante, atração de estrangeiros e investimento em capital humano. É uma máquina protegida pelas circunstâncias de ter a seu dispor o maior mercado interno e externo do mundo.

As brechas entre a China e as economias desenvolvidas com relação à produtividade do trabalho e à riqueza estão se expressando através de uma rápida localização das economias maduras em direção à China e o consequente crescimento rápido das exportações.

Dados da Economia Chinesa

Crescimento no período de 1994- 2003

 Exportações 378% (15% a.a em média);

 Importações 297% (13,4% a.a em média);

 Maior importador mundial de soja e derivados;

 Segundo maior importador mundial de ferro e aço (primeiro em aços laminados planos e aços especiais).

O que a China consome em termos de mundo:

 54% do cimento

 51% da carne de Porco

 40% das motocicletas

 36% do aço

 31% do carvão

Principais Cidades Chinesas:

-Xangai: com uma população de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com