TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa

Trabalho Universitário: Atividade Colaborativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE COLABORATIVA – TECNOLOGIAS DE GESTÃO

• O PROCESSO DE SEIS SIGMAS

Seis Sigma é um modelo de gestão da qualidade, inicialmente desenvolvido e implementado pela Motorola em 1986 e baseado nos trabalhos estatísticos de Joseph Juran. O modelo e que fornece um conjunto de ferramentas destinadas a melhorar a capacidade dos processos de negócio das empresas. O termo sigma é um símbolo grego utilizado estatisticamente para medir desvios dos processos relativamente ao ótimo.

A ideia central do modelo é a de que se é possível medir a quantidade de defeitos em determinado processo, então também é possível de uma forma sistemática como é que estes podem ser eliminados, aproximando-nos do "zero defeito”. Trata-se, portanto de uma metodologia que se concentra na prevenção de defeitos através da utilização de ferramentas estatísticas, sendo aplicável a qualquer processo dentro da organização.

Apesar de se tratar de um modelo que implica o desdobramento a toda a organização, para a implementação deste modelo é necessária à criação de uma estrutura humana, da qual fazem parte os seguintes grupo: Alta Direção; Campeão; Cinturões Negros; Cinturões Verdes; Mestre Cinturão Negro.

A Metodologia Seis Sigma inclui o uso de um conjunto de ferramentas que devem ser implementadas de acordo com uma metodologia sistemática e orientadas para o projeto, através de um ciclo composto pelas seguintes fases, nomeadamente: Definição; Medição; Análise; Melhoria; Controle.

Pode-se concluir que a utilização da estratégia Seis Sigma dentro da perspectiva do Balanced Scorecard pode auxiliar no processo de avaliação de desempenho de Sistemas logísticos.

É importante destacar que a própria utilização do Balanced Scorecard e a estratégia Seis Sigma pressupõem um processo de melhoria contínua em todas as empresas do sistema logístico, buscando cada uma delas e seu conjunto atingir a excelência empresarial definida como objetivo estratégico.

Para isso, as ferramentas apresentadas também permitem identificar os problemas enfrentados, as suas causas e as ações que devem ser tomadas para solucioná-los. Fica evidente que as atividades precisam ser planejadas e sistematizadas para que as melhorias sejam obtidas em conjunto a partir de ações coordenadas.

Cada vez mais o programa vem ganhando adeptos em todo mundo. Várias empresas no país estão implementando a estratégia Seis Sigma e obtendo resultados financeiros que superam o indicador "setenta reais de ganho por real investido". Há vários projetos Seis Sigma cujo retorno é da ordem de cinco milhões de reais anuais.

Conclui-se assim que tanto o Seis Sigma como o BSC contribuem para uma eficiente implantação estratégica, com agilidade, flexibilidade e com facilidade para integrar suas cadeia de valor, bastando para isso que a liderança organizacional saiba utilizar as metodologias de forma lógica e sabendo explorar o melhor de suas funções, foco e benefícios.

• CASO DE SUCESSO DA FERRAMENTA SEIS SIGMAS

Os Seis Sigmas consistem na diminuição de erros, defeitos e falhas em um processo. Pode ser aplicado na maioria dos setores de atividades econômicas.

Enumerar sucessos obtidos com os Seis Sigmas é de grande valia para motivar outras empresas a adotarem a metodologia. A empresa que obteve mais sucesso é a General Electric. Em 1997 a GE anunciou o maior faturamento e o mais elevado lucro depois de 105 anos de existência, esse grande resultado foi atribuído ao programa Seis Sigma, implementado na empresa em 1995.

Outros exemplos de sucesso: Allied Signal, Texas, Black e Decker, Bombardier, CST, Votorantim, Latasa, Saturnia, Johnson & Johnson, Martins Atacadista, Telemar, GEVISA, ABB, Fiat Automóveis, Copene, Brahma, Belgo Mineira, Kodak, AmBev, Gerdau, Multibrás, Embraco, American Express, Sony, Hewlett Packard, IBM, Ford.

• CASO DE SUCESSO DA FERRAMENTA DE GESTÃO BSC

A SIEMENS é a maior e mais antiga da America Latina, é uma das empresas líderes do mercado eletroeletrônico brasileiro e aplica o BSC desde janeiro de 2001.

Começou com a fase de pesquisa de cases para melhorias na intranet e internet,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com