TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa

Exames: Atividade Colaborativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  2.069 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Colaborativa

Preocupação constante das altas gerências corporativas, a tributação da atividade empresarial brasileira caracteriza-se pela concentração da maior parte da carga tributária na produção, comercialização e prestação de serviços.

Entretanto, o mais notável em relação à tributação da atividade empresarial é a multiplicidade de tributos incidentes sobre ela. Destaque para os impostos instituídos por União, Estados, Distrito Federal e Municípios, tema escolhido como foco da presente atividade.

A atividade consiste na elaboração de um quadro detalhado sobre todos os impostos incidentes sobre a atividade de uma empresa fictícia denominada Companhia Sucroalcooleira Sucobom.

Passo 1: Para realização da atividade, é importante que você pesquise e analise os seguintes materiais:

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Título VI, Capítulo I. Do Sistema Tributário Nacional. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm> . Acesso em: 30 mar. 2013. Se preferir, clique aqui.

Dica: Leia os artigos 145 a 162.

CASALINO, Vinícius. Impostos. Programa Prova Final. Brasília: TV Justiça, 2013. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=s-zf7mzY4Os>. Acesso em: 30 mar. 2013. Se preferir, clique aqui.

PORTAL EDUCAÇÃO. Espécies tributárias na CF e no CTN. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/16427/especies-tributarias-na-cf-e-no-ctn>. Acesso em: 30 mar. 2013. Se preferir, clique aqui.

Dica: Os materiais indicados podem ser apenas o começo de seus estudos, que podem ser aprofundados com a leitura do livro-texto e com as indicações feitas nos Saiba Mais da disciplina.

Passo 2: Agora, no Fórum Geral, aqui no Ambiente Virtual de Aprendizagem, debata com os seus colegas as seguintes questões:

Tributo e imposto são conceitos que se equivalem, ou existe uma relação de gênero e espécie entre eles?

Quais são os impostos federais, estaduais e municipais que incidem sobre a atividade da Companhia Sucroalcooleira Sucobom?

Dica: O fórum é uma ferramenta assíncrona, isto é, as respostas não são postadas em tempo real. É um meio de comunicação que possibilita a interação, através da discussão coletiva de um determinado tópico.

Passo 3: Primeiramente, analise as informações relativas à empresa fictícia Companhia Sucroalcooleira Sucobom:

A atividade principal da empresa é a fabricação de açúcar e álcool.

A produção industrial é comercializada em todo o território nacional, sendo parte exportada para os Estados Unidos.

A destinação do lucro da empresa é divida em duas partes. A primeira é distribuída aos acionistas e empregada no pagamento do pró-labore dos diretores, e a segunda é revertida para a modernização da empresa.

O patrimônio da empresa compreende, entre outros bens, os seguintes: um parque industrial localizado na Fazenda das Laranjeiras, sete imóveis rurais para plantação canavieira, prédios de escritórios localizados na zona urbana da cidade e uma frota de utilitários e caminhões.

Todos os anos, na entressafra, a empresa faz um empréstimo bancário para financiar o capital de giro da próxima safra.

Agora,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com