TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa

Pesquisas Acadêmicas: Atividade Colaborativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Atividade de Autodesenvolvimento: Minha agenda 21.

Coleta seletiva: Isso é o básico em sustentabilidade, separar o lixo de maneira apropriada, por reciclável e não reciclável, ter melhores informações de como é feita a coleta de lixo no meu bairro. Resíduos Sólidos: Informar-me sobre como é feito o descarte de baterias, pilhas e demais objetivos prejudiciais ao meio ambiente.

Diminuir o tempo no banho; Aderir gradativamente aos produtos de limpeza sustentáveis indicados no Almanaque de Práticas Sustentáveis; Adaptar meus hábitos de higiene pessoal para gerar menos resíduos e impactos negativos ao meio ambiente; Prestar mais atenção nos produtos que uso em meu dia-a-dia e encontrar itens correspondentes que sejam ambientalmente responsáveis; Contato com a natureza, fazer trilhas, visitar parques, fazer passeios em que eu possa manter contato direto com a natureza; Economizar energia elétrica, água, recursos; Gerar menos lixo.

Plantar árvores e plantas nativas da minha região, promovendo assim a preservação da biodiversidade brasileira; Por mais estranho que possa parecer utilizar o jornal como “saco de lixo” no intuito de diminuir a utilização de sacolas plásticas.

2 - Desenvolvimento: redija o seu relatório, considerando as reflexões e respostas que você elaborou.

Sustentabilidade também é cidadania. Pesquisar a respeito da Agenda 21 e ver se minha cidade, ou bairro participam da mesma, participar caso seja necessário é de grande importância. Desde gestos simples como ajudar um idoso a atravessar a rua até gestos mais impactantes como plantando árvores, estamos trabalhando para transformar o mundo em um lugar melhor e a agenda 21 é apenas onde todos esses gestos, pequenos ou grandes, estão reunidos, para nos lembrar de que o esforço nunca acaba e que devemos retribuir tudo o que o nosso planeta nos dá. A minha agenda 21 tem muitas coisas simples, talvez até consideradas clichês, mas que eu sei que fazem a diferença se praticadas em conjunto. Pratico com a minha família a economia de energia, desligando luzes durante o dia, televisores que não estejam sendo usados, lavando as roupas uma vez por semana, etc. Percebi que várias atitudes minha, colaboram para o meio ambiente, precisamos no dia a dia adquirir conhecimentos e procurar sempre novos recursos, devemos deixar de sermos individualistas e egocêntricos, agindo sempre da maneira mais saudável e correta.

O ser humano desde seu surgimento no planeta Terra tem uma capacidade natural de mudar tudo à sua volta, mas não apenas a capacidade, como também a necessidade. Com o aumento populacional a agressão ao meio ambiente cresceu perigosamente e pesquisas voltadas ao consumo dos recursos naturais indicam uma grande devastação dos mesmos. Percebendo tal situação foi criada a agenda 21 em prol do desenvolvimento sustentável. A agenda 21 não é apenas em nível mundial, mas em nível local e cabe a todos tomarem consciência que devemos fazer nossa parte com ações cotidianas que preservarão os recursos naturais para gerações futuras. Devemos começar combatendo a pobreza e a fome, com melhor distribuição de renda, permitindo a todos, acesso a educação. Devemos mudar nossos padrões de consumo com estratégias na redução do desperdício e reciclagem dos materiais.

Investir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com