TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa Casas Soberba

Monografias: Atividade Colaborativa Casas Soberba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE É PSICOMOTRICIDADE?

Psicomotricidade é uma ciência que tem por objetivo o estudo da relação do pensamento e a ação, envolvendo a emoção, atende a todas as áreas que trabalham com o corpo e a mente do ser humano [...] (ROCHA, 2004, P. 52). Portanto, é a ciência que estuda o homem em movimento com relação ao ambiente, ao outro e a ele mesmo.

A psicomotricidade é a posição global do sujeito. Pode ser entendida como a função de ser humano que sintetiza psiquismo e motricidade com o proposito de permitir ao individuo adaptar de maneira flexível e harmoniosa ao meio que o cerca. Pode ser entendido como um olhar globalizado que percebe a relação entre a motricidade e o psiquismo como entre o individuo e o mundo externo. Pode ser entendido como uma técnica cuja organização de atividades possibilite a pessoa conhecer de uma maneira concreta seu ser e seu ambiente imediato para atuar de maneira adaptada. (MONTEIRO apud DE MEUR Y STAES, 1992)

Tais atividades e técnicas são aplicadas por:

Educação Psicomotora

Trabalha as crianças em todas as etapas de desenvolvimento, utilizando-se de jogos, atividades lúdicas e recreativas, individual e coletivamente. Tem como objetivo a formação inicial e imprescindível do desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo. Segundo Le Boulch (ALMEIDA, 2007, p. 27):

A educação psicomotora de ser considerada como a educação de base da escola primária. Ele condiciona todos os aprendizados pré-escolares e escolares; leva a criança a tomar consciência do seu corpo, da lateralidade, e situar-se no espaço, a dominar o tempo, a adquirir habilmente coordenação dos seus gestos e movimentos. A educação psicomotora deve ser praticada desde a mais tenra idade; conduzida com perseverança, permite prevenir inadaptações, difíceis de corrigir quando já estruturadas.

Reeducação Psicomotora

Como diz o próprio nome, é utilizada para reeducação psicomotora em casos e de distúrbios, atrasos ou dificuldades apresentadas pelas crianças, adolescentes e adultos. Através de testes a avaliações psicomotores identifica-se a origem/causa e aplica-se exercícios de equilíbrio, de coordenação motora, atividades lúdicas, exercícios de desenvolvimento motor, entre outros.

Terapia Psicomotora

Utilizada para crianças, adolescentes e adultos com dificuldades psicomotoras, portadores de deficiências físicas, distúrbios de comunicação e outras. Buscando e selecionando as capacidades únicas da cada individuo em grupo ou individualmente, promovendo assim, a organização global de suas atividades cognitivas, motoras e o equilíbrio emocional, através de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras. Aucoutourier (1986, p. 17) explica:

Quando falo em globalidade da criança, falo de respeitar seu senso-motricidade, sua sensorialidade, sua emocionalidade, sua sexualidade, tudo ao mesmo tempo, falo de respeitar a unidade de funcionamento da atividade motora, da afetividade e dos processos cognitivos; falo de respeitar o tempo da criança, sua maneira totalmente original de ser no mundo, de viver, de descobrir, de conhecê-lo, tudo simultaneamente.

Referencias:

ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Teoria e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com