TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa: Consultoria Para A Brasil Motores

Dissertações: Atividade Colaborativa: Consultoria Para A Brasil Motores. Pesquise 804.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 8

Passo 1

O primeiro passo da Brasil Motores é aplicar a gestão do conhecimento na empresa e aproveitar o conhecimento da mão-de-obra do Sr. Manoel de Oliveira que possui uma vasta experiência no trabalho que se aplicaria como um conhecimento tácito, e dessa forma contribuindo muito para o aperfeiçoamento da empresa. E utilizar o conhecimento teórico dos manuais de equipamentos do novo funcionário José Carlos, que devido aos cursos realizados possui novas ideias e tem a mente aberta para auxiliar a empresa com inovações na criação de novos veículos e dessa forma utilizar seu conhecimento explícito.

Na junção e comunicação desses dois conhecimentos teremos o conhecimento inovador.

E para o conehcimento novo ser criado, a empresa tem que investir mais em comunição interna, entre os setores para que todos colaboradores possam dar opiniões e idéias.

Passo 2

Para aproveitar o conhecimento tácito do Sr. Manoel e contribuir para o crescimento de toda a empresa compartilhando sua experiência com os demais, será preciso aplicarmos cinco passos conforme segue abaixo.

Intenção: Primeiro precisamos passar para a Brasil Motores que o comprometimento dos funcionários são essenciais para as melhorias e aperfeiçoamento da empresa. E deve ser feito de forma motivadora, pois havendo motivação as pessoas trabalham com mais eficicácia e se comprometem mais com a empresa buscando atingir seus resultados.

Para que isso aconteça orientamos a Brasil Motores a ofecer premios e bonificações aos funcionários que apresentarem novas idéias que sejam aplicáveis nas inovações dos veículos. E também bonificar com um acréscimo salarial no mês aqueles que não faltarem e ou não se atrasarem para o trabalho, evitando assim o absenteísmo e obtendo um melhor rendimento dos colaboradores.

Autonomia: O segundo passo que devemos apresentar a Brasil Motores é que permitir que o funcionário tenha autonomia em determinadas atividades, dessa forma também se torna motivacional e eles geram um retorno positivo para a empresa. Então nesse passo o que podemos fazer é permitir que as equipes discutam entre si sobre algumas decisões que contribuam para o aumento no rendimento da empresa, e para que isso seja possível é importante a empresa fornecer cursos de aperfeiçoamento, palestras sobre novos conhecimentos para que os funcionários saibam de que maneira tomar algumas decisões com a autonomia que lhes será permitida.

Redundância: O terceiro passo a aplicar na empresa, mas que deve ser utilizado com cautela para que não haja queda de rendimentos. A importância da redundância na empresa é que com ela é possível que uma mesma atividade seja desenvolvida por vários departamentos para que haja a interação de todos os envolvidos. E dessa forma pode-se gerar novas criações e conhecimentos influenciando positivamente a empresa e também aos funcionários por contribuirem com essas atividades, pois eles vêem sua idéia sendo aplicada na empresa e isso traz um retorno positivo e estimula a cada vez mais na intenção que desenvolver algo novo. Outro retorno positivo que a redundância tráz é que amplia a comunicação entre os colaboradores que é essencial para a empresa, pois a comunicação eficaz aumenta o desempenho da empresa econsequentemente diminuem os erros, como é comum quando há a falta de comunicação.

Variedade: A variedade tem um papel importante na empresa, e iremos aplicá-la também na Brasil Motores, pois é importante que todos os funcionários conheçam a empresa como um todo, ou seja, que haja rotatividade dos funcionários dentro da empresa para que passem a conhecer outros departamentos e adquirirem experiência. Essa rotatividade é boa não só para a empresa como também para o funcionário, que com a oportunidade de conhecer os processos internos e a importância daquela função na empresa ele também atribui um grande conhecimento profissional ampliando seu currículo. E para a empresa é muito bom, pois pode acontecer de um funcionário sofrer um acidente ou ficar doente e precisar se afastar a empresa sabe que poderá contar com o outro colaborador que aprendeu tudo sobre o departamento a substituí-lo por um período nessa função, e dessa forma a empresa não fica deficiente de funcionários e seu rendimento não cai.

Flutuação & Caos Criativo: Este último passo é importante, pois quando a empresa está estagnada e não cria algo novo para atrair os clientes ela vai ficando defasada, que é justamente o problema da Brasil Motores. E quando a empresa se dá conta da situação ela busca de maneira afoita a criar algo novo, consequentemente afeta os funcionários para que eles saiam da acomodação da zona de conforto e busquem criar algo novo, busquem em ambientes externos a empresa alguma novidade que possa ser implantada na mesma para que saiam da crise e possam prosperar novamente. O objetivo real do caos criativo é induzir os colaboradores a se comprometerem mais com a empresa e mudem sua maneira de pensar.

Passo 3

Precisamos implantar na Brasil Motores os ambientes ba, podemos iniciar com um site o qual os clientes podem interagir com a empresa e dar suas opiniões que gostariam que fosse mudado nos carros, ou seja, os clientes é que escolhem como querem os carros, e dessa forma aumentar as vendas, pois a empresa agradará todos os gostos.

E para que esse projeto possa ser desenvolvido com eficácia precisamos orientar a empresa a investir nesse novo conhecimento e enviar uma equipe de engenheiros a grandes montadoras que atuam de forma parecida e absorver as idéias para tranformá-las em produtos na Brasil Motores.

Finalmente tendo desenvolvido o conhecimento com outras empresas de como a Brasil Motores deve atuar para que consiga agradar seu público, então é a hora de tirar o projeto do papel e transformá-lo em produto de acordo com tudo o que foi aprendido vendo como outras empresas fazem.

E também não esquecer de investir em publicidade, propagandas de TV, no próprio site e Outdoors para que mostre a seus clientes que inovou, aceitou suas ideias satisfazendo-os, e também para as pessoas que não conhecem muito bem a Brasil Motores passem a conhecê-la melhor e respeitá-la por saberem que ela fabrica carros que o público escolhe para conforto e segurança seu e de sua família.

Passo 4

Para continuar melhorando o desempenho da Brasil Motores, precisamos promover o conhecimento na organização, e para que isso seja possível seguem cinco passos abaixo que devem ser implantados.

Incutir uma visão do conhecimento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com