TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa Sociologia Da Educação Aula 03

Ensaios: Atividade Colaborativa Sociologia Da Educação Aula 03. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE COLABORATIVA

PASSO 01: Leia o Capítulo 4 do Livro-texto e defina, com sua palavras em até 10 linhas, o que Max Weber apontou como a educação constituída por um caráter institucional, racional e burocrático.

R: De acordo com Max Weber a educação constituída por um caráter institucional, racional e burocrático busca construir cidadão com a necessidade da sociedade. Todos os conteúdos e conceitos já estavam pré-estabelecidos pelo governo e pela classe dominante, e eram apresentados e impostos aos alunos para que estes crescessem com um pensamento submisso.

O aluno era tido como uma folha em branco que deveria apenas ser preenchida. A educação era utilizada para massificar a população, criar cidadão moldados para determinados tipos de trabalho.

Passo 02: Baseie-se na teoria de Max Weber para apresentar como se comporta o professor neste modelo de escola baseada no fornecimento educação especializada – burocrática ou do treinamento. Faça um resumo de, no máximo, 20 linhas para apresentar as ideias do autor.

R: Para Weber a escola não disponibiliza espaço para o aluno fazer suas escolhas e criar seus conceitos. Os professores aplicam conteúdos e ditam conceitos, construindo cidadãos com ideias pré-dispostas para sua adequação ás regras da sociedade em que viviam. O ensino era bastante voltado para a especialização, voltado para a profissionalização (cursos técnicos), pois a intenção era formar a classe trabalhadora que graças a revolução industrial era muito procurada. Assim o ensino tornou especifico para a alfabetização básica e a formação técnica, procurando fazer com que a classe dominante continuasse a dominar.

Entretanto todos esses procedimentos deveriam ser mudados, a visão weberiana propunha que todo professor deve conceder liberdade aos alunos para que para que pensem e reflitam em todas as questões, opiniões e escolhas já existentes e busquem soluções analisando sempre seus direitos e deveres. Além de todos os conceitos, saberes, conhecimentos prévios serem considerados dando total liberdade para que a criança cresça construindo esses conceitos, podendo seu destino, sua profissão sem influência opressiva do professor.

Passo 03: Pense nas suas experiências escolares e reflita se algum de seus professores do ensino Fundamenta e/ou Médio se comportavam como burocráticos-disciplinadores. Então, responda, em no máximo 30 linhas, como você acha que tais comportamentos podem ter limitado a sua formação escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com