TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Auto Desenvolvimento

Trabalho Escolar: Atividade De Auto Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

No trabalho de autodesenvolvimento veremos os enfoques teóricos da sociologia da educação segundo Max Weber. Onde ele diz que a educação tem um caráter racional e burocrático, ou seja, ela exerce uma espécie de dominação sobre o individuo.

E os professores desse modelo de educação são responsáveis por ter rigor ao ensinar e alem disso os alunos não teriam liberdade de pensamento, pois as perguntas e respostas já eram impostas a eles.

Atualmente ainda ocorre muito nas escolas, os alunos não têm liberdade de expressão e apenas reproduzem o que lhes é passado. Mas ainda existe a esperança de que a escola seja um ambiente de mais democratização entre o ensinar e o aprender dos professores e alunos.

Enfoques teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia de Max Weber

Para Max Weber uma educação de caráter institucional, racional e burocrática é aquela voltada para o treinamento e transmissão de um conhecimento especializado e de dominação. Ela busca treinar os alunos para a sociedade e suas praticas administrativas para que eles possam atuar em escritórios, oficinas dentre outros lugares. Alem disso impõem para os alunos idéias fixas e atividades para se organizar de forma burocrática. A educação é o meio mais aceitável para essa forma de domínio burocrático exercido pelo professor ou pela instituição.

Na teoria de Max Weber sobre o comportamento do professor nesse modelo de educação burocrática ou de treinamento é de que ele deveria ser responsável pelo rigor na hora de ensinar e ser o único agente social habilitado, com capacidade intelectual e pedagógica para formação de alunos e futuros cidadãos. Deveria permanecer a liberdade de aprendizagem e de pesquisa e que todos se sentissem livres de qualquer pressão social. Mas Weber sabia que a educação estava seguindo outros passos, como os professores seguindo apenas as políticas e esquecendo o conhecimento cientifico e racional. As escolas não estavam deixando os alunos seguirem sua própria idéia de pensamento, seguiam apenas modelos padronizados, os professores é quem impunham o tempo de aprendizado do aluno.

A maioria dos meus professores seguia esse modelo burocrático, onde os alunos não poderiam dar a sua opinião em relação ao assunto que estava sendo trabalhado. Independente da disciplina que estava sendo dada a atividade já tinha a sua formula pronta, sem que tivéssemos como estudá-la ou aprende-la de outra forma. Isso prejudica bastante o aprendido do aluno, pois ele nunca vai saber de que outra forma determinada operação pode ser resolvida, ou um texto pode ser interpretado ou ainda como se localizar melhor no ambiente e todas as perguntas que são feitas pelos alunos. Porque isso é dessa forma? Não tínhamos essas respostas para saber se o que estavam nos ensinando era uma verdade imutável e absoluta ou se poderiam ter outras formas de elas serem aprendidas.

Conclusão

Pode-se concluir que ainda a muitas coisas para serem mudadas na educação. A forma burocrática com que as escolas tratam os alunos deve ser repensando, pois não se constrói um conhecimento através de situações impostas, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com