TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Auto Desenvolvimento

Monografias: Atividade De Auto Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Serviço Social - A ilusão de servir.

Em relação ao capitalismo a definição em si é muito complexa, já que os historiadores definem de várias formas diferentes.

Dobb (1983), diz em sua fala acerca do assunto ao qual existem três vertentes que dever ser examinadas para melhor compreensão. A primeira proposta é do alemão Werner ao qual nos dia que o capitalismo é nada mais nada menos que o empreendedorismo racional como forma econômica.

Há também a vertente da Escola Histórica Alemã, conhecida como clássica alemã, que acentua o caráter do sistema comercial, movendo-se como forma de mercado e lucro.

O capitalismo se torna histórico porque com seu surgimento e seu meio de movimentação, surge o Serviço Social. Na verdade esta não se espara dimensão histórica, mas nessa vertente que se detem primordialmente no caráter comercial do sistema capitalista, em sua condição para produção no mercado, a história acaba por ficar religada a um plano secundário e distante.

Karl Marx formulou também uma vertente onde segundo o mesmo o foco do capitalismo não era apenas a troca de mercadorias e o lucro, passa a ser um modo de produção resultante das relações sociais baseadas na compra e venda da força de trabalho. É a vertente mais aceita, já que é a base do capitalismo até menos nos dias atuais, onde a maioria tinha apenas a mão de obra para oferecer, e a minoria que obtinha os maiores lucros tinha os meios de produção.

O elemento crucial dessa concepção é em torno do cárater comercial do capitalismo, ou espiríto capitalista empreendedor e aventureiro ao mesmo tempo que racional e disciplinado como queria assim o Sombart, na verdade o modo de produção capitalista nas relações sociais determinando a ruptura entre o capital e o trabalho e entre os homens que passam a se diferenciar a partir dos meios de produção.

O capitalismo se constitue assim no patamar de várias reflexões, cujo fim último é descobrir os nexos de articulação entre o capitalismo e o serviço social. Nas questões sociais tem muito a ver com o poderio entre as diferenças sociais pelo capital, quem detém de poder, dinheiro se sobressai por quem só tem a oferecer seu trabalho, elevando assim ainda mais o seu próprio capital e criando essa gama de desigualdade social que é visto nos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com