TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Auto Desenvolvimento Aula 5

Exames: Atividade De Auto Desenvolvimento Aula 5. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

Aponte pelo menos 02 (dois) desses indícios, em forma de um texto (fonte Arial 12, espaçamento 1,5), explicitando sua opinião sobre como a abordagem pedagógica voltada para o Modelo Ideológico de Letramento contribui para essa mudança na vida dos alunos.

O Modelo Ideológico de Letramento é um modelo que visa utilizar o meio social, cultural, econômico, histórico, político, ideológico e de poder da comunidade em que o aluno vive, para a prática da leitura e escrita, pois estes estão sempre influenciando as o ensino da escrita e leitura.

O projeto de letramento da Alfabetização Solidária (Alfasol) é um programa de alfabetização com custo baixo, que tem como meta diminuir o número de analfabetismo no país. O letramento acontece a partir da função de escrita mais imediata do aluno, “‘Mais do que escrever o nome, o alfabeti¬zando deve compreender para quê serve a certidão de nascimento, a carteira de identidade, a ficha de cadastro, porque se registra um cidadão...’, afirma a profes¬sora do IEL (Instituto de Estudos da Linguagem).”

No seguinte trecho já se percebe qual a visão do aluno ao começar as aulas e como isso foi se modificando com o passar dos meses: “No início das aulas, os alunos almejavam apenas poder escrever uma carta, melhor pleitear um emprego, colocar a as¬sinatura no recibo da aposentado¬ria rural diante de todos na fila do banco. Depois de cinco meses, já se notava a satisfação por entender o noticiário de tevê, saber o que acon¬tece no mundo e discutir os fatos na comunidade...”.

Até mesmo os professores da região, alteraram sua concepção e foram atrás do diploma universitário, coisa que viam como uma regalia de gente rica “Recentemente, num concurso público para contratação de professores, o prefeito de Olho D’Água do Casado deu posse somente a seus aficionados, o que seria considerado normal. No entanto, desta vez houve gre¬ve e o prefeito se viu obrigado a respeitar a lista de classificação.”

O programa abriu a mente de muitas das pessoas, fazendo com que percebessem o que está acontecendo ao reder delas.

Referências Bibliográficas

BORTONI-RICARDO, S. M.; MACHADO, V. R.; CASTANHEIRA, S. F. Formação do professor como agente letrador. São Paulo: Contexto, 2010.

SOARES, MAGDA. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2013

SUGIMOTO, Luiz. Dona Maria, que saiu das ruas de Inhapi para o mundo. In: Jornal da Unicamp. 18 a 25 de abril de 2004, p. 12. Disponível em: https://docs.google.com/a/anhanguera.com/file/d/0B1lfOtr2UH-EOWVlYzgyNjUtYzM0YS00Y2RiLWE4MzMtYWViMDVkZjJiZDk5/edit?hl=en_US&pli=1. Acesso em: 21 ago. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com