TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Desenvolvimento

Trabalho Escolar: Atividade De Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  2.275 Palavras (10 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA EDUCACIONAL Ltda.

Faculdade Anhanguera de Itapecerica da Serra

Curso Tecnólogo em Gestão Financeira

ATIVIDADE COLABORATIVA – TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Aula-Tema 7 – Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma

Tutor: Everaldo de Barros

Itapecerica da Serra-SP

31 out. 2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Seis Sigma 04

2.1.1 Estudo de Caso 05

2.2 BSC (Balanced Scorecard) 07

2.2.1 Estudo de Caso 08

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1 INTRODUÇÃO

No cenário atual, com a economia globalizada, a competição entre as empresas aumenta a cada dia, e apenas sobrevivem no mercado aquelas que se sobressaem as demais. Algumas das maneiras que a empresa tem de superar seus concorrentes PE garantindo a satisfação do cliente, não gerando desperdícios ou gastos desnecessários e tendo lucro, que é um das maiores razões de a empresa existir.

Muitas empresas têm investido seus recursos nos últimos anos em implementações que visam a melhoria de seus processos, produtos e serviços, em relação a qualidade e retorno financeiro dos mesmos, bem como para reforçar e se fazer cumprir a estratégia da organização.

Este trabalho cita duas ferramentas importantes para alcançar estas propostas, são elas o Seis Sigma e o BSC (Balanced Scorecard). Veremos o que são essas ferramentas e como são aplicadas nos processos para que a empresa possa estar alinhada com a missão e estratégias da organização, em todos trabalharão pelo mesmo objetivo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Seis Sigma

Seis Sigma é uma ferramenta de gestão que tem como meta reduzir a variabilidade dos processos e também os problemas/erros/defeitos ou falhas do mesmo. Se alcançados esse objetivos, geram para a empresa benefícios como redução de custos e tempo em retrabalho, satisfação do cliente e aumento da lucratividade. A qualidade do produto/serviço da empresa melhora e tende à melhoria contínua com esse processo de Seis Sigma, por isso uma empresa que tem um sistema de gestão de qualidade, deve trabalhar fortemente com essa ferramenta em busca da excelência quando se tratar de qualidade.

O nível sigma indica a possibilidade de defeitos em um processo, onde quanto maior esse nível, menor é a chance de falhas no processo. Para que o Seis Sigma funcione e dê resultado, alguns fatores são fundamentais: Comprometimento da alta administração (mudança de postura de todos da organização para não haver resistência ás mudanças), Alinhamento do projetos (todos os projetos precisam estar ligados com os objetivos da empresa), Cultura da organização (empresas que já trabalharam com outras ferramentas de qualidade têm mais facilidade de se adaptar à implantação das ferramentas Seis Sigma, gerando menos resistência das pessoas e obtendo resultados mais rapidamente), Adequação dos investimentos iniciais às expectativas da empresa (planejar bem os investimentos que serão feitos, tendo em vista o prazo previsto para obtenção de lucro, selecionado pessoas chave para os treinamentos) e Incentivo dos funcionários (conscientizar a todos sobre a razão da implantação do processo Seis Sigma e recompensá-los, para que mudem sua forma de pensar e agir.

Para aplicar a metodologia Seis Sigma, é preciso seguir as 5 fases do processo, mais conhecidas como DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar(improve) e Controlar). Na fase “Definir”, é identificado o processo que será melhorado para a satisfação do cliente e analisa-se a viabilidade econômica para sua realização e os benefícios que serão alcançados; na fase “Medir”, o processo é mapeado para saber qual é a capacidade dele em produzir itens sem defeitos, perfeitos; Na fase “Análise”, procura-se pelas fontes qye deixam o processo vulnerável e que causam os defeitos; Na fase “Melhorar” ou Improve, em inglês, é trabalhada a causa raiz do defeito e assim o processo é melhorado; e na fase “Controlar” é feito o monitoramento das fontes geradoras do defeito, para que se mantenha a melhora adquirida no processo.

Desta forma, são desenvolvidos alguns elementos básicos, através de treinamento das pessoas da organização, onde cada um terá suas funções definidas e aí sim o processo começa a mostrar resultado, através das ações destas peças fundamentais. São elas: Líder (é quem tem a iniciativa de implementar os Seis Sigma e cobra que seja aplicado à todas as pessoas da organização; tem a maior posição na empresa e faz análise a fim de verificar a eficácia da metodologia), Champions (a nível gerencial, são eles que definem os responsáveis por disseminar a metodologia Seis Sigma para a empresa toda e coordenam alguns projetos), Master Black Belt (conhece muito bem as ferramentas Seis Sigma, dá o treinamento aos Green Belts e cuida para que haja o cumprimento do projetos, responde para o Líder), Black Belt (também são pessoas treinadas no Seis Sigma e se dedicam integralmente ao desenvolvimento e à condução dos projetos na empresa), Green Belt (pessoa treinada que é líder da equipe durante a implementação do projeto, sendo ele pertencente à área foco do projeto, e dedica de 20 a 30% do seu tempo ao projeto), Membros da Equipe Seis Sigma (são as pessoas que atuam no processo para o qual será desenvolvido o projeto, por isso são eles que fornecem as informações ao Green Belt e auxiliam na implementação do projeto), Patrocinador (é o responsável pela área beneficiada do projeto e faz revisão periódica ao final de cada etapa, providencia os recursos necessários para que o projeto seja desenvolvido) e Equipe Seis Sigma (presente no desenvolvimento do projeto, formada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com