TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Desenvolvimento Do Produto

Dissertações: Atividade Desenvolvimento Do Produto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL

QUESTÃO 1 – EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS A FIGURA ABAIXO QUE REPRESENTA O “COMPOSTO MERCADOLÓGICO”. (VALOR: 1,0)

Fonte: Adaptado de Samara e Barros (2002, p. 14)

O composto de marketing pode ser definido como um mix onde os 4 P’s são a combinação perfeita para que todas as atividades de marketing sejam bem sucedidas, é considerado como base fundamental para o Marketing tático / operacional. Os 4 P’s são: Produto, preço, promoção e praça (ponto de venda). Na figura acima, o autor representou o composto de marketing substituindo duas palavras do composto por palavras que estão diretamente inseridas no contexto, a Comunicação, por exemplo, está completamente inserida no contexto da promoção assim como a distribuição está diretamente ligada a praça ou ponto de venda, ambas são peças de extrema importância em todo o processo.

QUESTÃO 2 – DEFINA COM A SUAS PALAVRAS “PRODUTO”. (VALOR: 1,0)

Produto é qualquer bem ou serviço tangível ou intangível, que tenha sido constituído em um processo de produção, que possa ser convertido em mercadoria e negociado no mercado com um determinado valor de troca, com o objetivo de satisfazer a uma necessidade real ou simbólica.

QUESTÃO 3 – EXISTEM QUATRO TIPOS COMUNS DE BENEFÍCIOS QUE O CLIENTE PODE RECEBER A PARTIR DA COMPRA DE UM PRODUTO. QUAIS SÃO? E DISCORRA SOBRE ELES NO MÍNIMO TRÊS LINHAS. UTILIZE A AULA 02 COMO BASE. (VALOR: 1,0)

Os benefícios são:

- Funcionais: São benefícios verdadeiros, apalpáveis, como por exemplo, associar um produto ao bem estar e conforto.

- Sociais: São benefícios que estão diretamente ligados ao retorno do consumidor diante do meio em que vive da sociedade, como por exemplo, ao compra uma roupa de uma marca famosa.

- Pessoais: São benefícios que o consumidor adquire a partir da satisfação e bem estar pessoal diante do produto ou serviço adquirido.

- Experimentais: São os benefícios ligados aos sentidos, ou seja, benefícios sensoriais, como por exemplo, o sabor de uma comida, o aroma de um perfume.

Alguns produtos podem proporcionar mais de um benefício, os funcionais e os sociais como por exemplo um creme de cabelo, que os deixa sedosos, benefício funcional e ao ser reconhecido entre as amigas que está bonito, o benefício social.

QUESTÃO 4 – ESCOLHA UM PRODUTO E ANALISE OS SEUS CINCOS NÍVEIS: (VALOR: 1,0)

Produto: Uma batedeira

- PRODUTO CENTRAL: este é o ponto em que o consumidor está comprando o benefício fundamental do produto, que no caso deste produto é que funcione bem.

- PRODUTO GENÉRICO: neste ponto o benefício central é transformado em um produto básico, e no caso da batedeira, é que venha com toda a estrutura proposta no produto, com o recipiente, o motor, os batedores e tudo funcionando;

- PRODUTO ESPERADO: aqui uma série de atributos e condições são normalmente esperados pelo consumidor e, com a batedeira não é diferente, espera-se que ela prepare e misture massas e alimentos com uma velocidade satisfatória e sem causar problemas funcionais.

- PRODUTO AMPLIADO: este é o nível onde a empresa excede as expectativas do consumidor, no casso da batedeira pode vir acompanhada de uma espátula, um livro de receitas, um dosador para referenciar as medidas, por exemplo;

- PRODUTO POTENCIAL: neste nível o produto têm todas as transformações a que um produto deve ser submetido num futuro, é agregar benefícios, a suas ofertas, que não só satisfazem os clientes, mas também surpreendem e encantam, no caso da batedeira, seria ao comprar a batedeira, se cadastrar para receber em sua casa um brinde como por exemplo, um mini-processador, um cortador de verduras, um DVD com um curso de culinária, ou até mesmo uma acesso no site do fabricante para que o consumidor tenha acesso a cursos on line no site do fabricante, para se aperfeiçoar como profissional, na comodidade de seu lar.

QUESTÃO 5 – CITE QUATRO DIFERENÇAS DE BENS E SERVIÇOS E EXPLIQUE CADA UMA DELAS. (VALOR: 1,0)

Bens Serviços Justificativa

Tangíveis Intangíveis Não podem ser estocados, patenteados, ou exibidos em comunidade com facilidade, e são difíceis de determinar o preço.

Padronizados Heterogêneos O Fornecimento do serviço e a satisfação do cliente dependem dos colaboradores, assim como a qualidade dos serviços. Não há certeza que o serviço prestado foi o que havia sido planejado ou divulgado.

Produção separada do consumo Produção e consumos simultâneos Os clientes interferem e participam da transação e influenciam-se mutuamente. Há uma influência dos colaboradores nos serviços prestados, é essencial a descentralização e é muito difícil ocorrer a produção em massa.

Não Perecíveis Perecíveis É difícil sincronizar a oferta e a demanda em serviços, e os mesmos não podem ser devolvidos ou revendidos.

QUESTÃO 6 – CONFORME A FIGURA ABAIXO, EXPLIQUE AS FASES DO “CICLO DE VIDA DO PRODUTO”. UTILIZE A AULA 04 COMO BASE. NÃO FAÇA CÓPIA. (VALOR: 1,0).

O ciclo de vida abrange todas as etapas em que o produto está envolvido, desde seu planejamento até seu declínio. De acordo com Kotler

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com