TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Economica

Exames: Atividade Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Brasil é um país que apresenta uma economia sólida, devido sua grande extensão territorial a qual proporciona possibilidades para a execução de várias atividades econômicas de acordo com sua população economicamente ativa. Nesta população, existe uma divisão segundo os setores de atividades.

Desse modo, essa população economicamente ativa está distribuída nos três setores de atividade econômica, que são: setor primário, secundário e terciário. Estes setores são de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados.

O setor primário abrange todas as atividades produtivas envolvidas com a agricultura, a pecuária e o extrativismo. O setor secundário integra atividades voltadas para a indústria, produção de bens de consumo, construção civil e geração de energia. E o setor terciário representa as atividades ligadas à prestação de serviços e ao comércio. E são estes setores econômicos que mostram o grau de desenvolvimento econômico do país.

(anexar a parte de baixo com a de cima)

Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado nos últimos anos, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo, inclusive no Brasil, onde a população rural é cada vez mais reduzida.

Diante desse fato a população economicamente ativa se concentra neste setor, também conhecido como setor de serviços. O foco está na interação entre pessoas, proporcionando um produto ou serviço que satisfaça os anseios de quem o demandou.

Dentre as atividades ligadas à prestação de serviços e ao comércio do setor terciário podemos citar: comércio (compra e venda de diversos tipos de mercadorias) e prestação de serviços (serviços públicos, empresas de prestação de serviços, distribuição de mercadorias, profissionais liberais, como advogados, professores dentre outros).

De acordo com uma reportagem do Brasil Escola, o setor terciário representa 50% dos custos de produção e 50% de empregos. Os serviços representam mais de 60% do PIB brasileiro onde de forma crescente mantém relação com as indústrias manufatureiras. No Brasil, a atividade terciária conta com 945 mil empresas que geram 15,8 milhões de empregos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com