TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Atividade Econômica

Exames: Pesquisa Atividade Econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  4.404 Palavras (18 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 JUSTIFICATIVA 4

3 HISTÓRICO 5

4 INFORMAÇÕES MERCDOLÓGICAS 7

5 TRIBUTAÇÃO 8

6 LIVROS FISCAIS E CONTABÉIS 11

7 ENCARGOS TRABALHISTAS 13

8 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 14

9 OUTROS ASPECTOS DA ATIVIDADE EMPRESARIAL 17

REFERÊNCIAS 18

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho será desenvolvido com o objetivo de mostrar quão importante é pesquisar sobre as Atividades Econômicas do nosso país, qual a forma mais viável e eficiente pra planejar e escrever o futuro de uma empresa por proporcionar uma visão detalhada antes de abrir este negócio, permitindo que o gestor utilize ferramentas apropriadas para iniciar suas atividades econômicas com segurança. Com essa pesquisa iremos elaborar um plano de negócio que identifique sua viabilidade em montar uma loja de peças e acessórios para motos e motocicletas, pois seu crescimento se verifica a cada dia um número cada vez maior nas ruas e estradas, nas grandes e pequenas cidades.

2 JUSTIFICATIVA

Abordaremos sobre o Comércio varejista de peças e acessórios para motos e motocicletas.

Segundo a Abraciclo (Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) desde o mês de abril de 2010 no Brasil circulam mais de 15 milhões de motocicletas. Com base nesses dados percebemos que a demanda por peças e acessório aumenta consideravelmente a cada dia.

Com o forte congestionamento das grandes cidades e o dia-a-dia cada vez mais corrido e atarefado, esse tipo de transporte tem aumentado sua demanda por ser pratico e ágil e principalmente devido a economia de tempo e dinheiro, pois o consumo de combustível é um terço em relação ao consumo de um carro, outros gastos com manutenção, estacionamento que são bem mais baratos em relação a um automóvel, sem contar que não paga pedágio, não se inclui nas condições de “rodízio” (restrição pelo número da placa), é bem mais fácil de estacionar por ocupar pouco espaço, sem contar no prazer para quem gosta de liberdade e aventura.

Essas são algumas das condições escolhidas para desenvolver esse trabalho, entre matérias como Legislação e Prática Trabalhistas, Planejamento Tributário, Psicologia Organizacional, que levaram ao desenvolvimento sobre esta atividade devido a grande importância das mesmas no comércio.

3 HISTÓRICO

Incrivel como duas pessoas de origem diferentes, que não se conhecem e nunca se viram inventar a mesma coisa. É isso mesmo, aconteceu com o americano Sylvester Roper e o francês Louis Perreaux, pesquisando em seus respectivos países de origem, fabricaram em 1869 um tipo de bicicleta equipada com motor a vapor.

Nessa época eram comuns os navios, locomotivas e ônibus movidos a vapor, varias foram às experiências para adaptar este motor em veículos leves, mesmo com o motor a gasolina esse experimento continuou até 1920 sendo definitivamente abandonado.

O alemão Gottlieb Daimler com a ajuda de Wilhelm Maybach, em 1885, inventou a motocicleta com motor de combustão interna ao instalar um motor a gasolina de um cilindro, leve e rápido, numa bicicleta de madeira adaptada, com o objetivo de testar a praticidade do novo propulsor.

Paul Daimler, 16 anos filho de Gottlieb, teve a honra de ser o primeiro piloto de uma moto acionada por um motor (combustão interna).

O curioso é que Daimler, não teve a menor intenção de fabricar esse veículo, mais o fato é que, depois dessa experiência fantástica dedicou-se exclusivamente ao automóvel.

No Brasil a historia começa no início do século passado com a importação de motos europeias e americanas, junto com veículos similares (sidecars e triciclos com motores). No final da década de 10, existia cerca de 19 marcas rodando no país, entre elas Indian e Harley-Davidson (americanas), a FN de 4 cilindros (belga), a Henderson (inglesa) e a NSU (alemã).

Seus modelos diversos provocou o aparecimento de diversos clubes e de competições, como o Raid do Rio a São Paulo, numa época em que não existia nem a antiga estrada RJ-SP.

No fim da década de 30, começaram a chegar ao Brasil às japonesas, a primeira da marca Asahi. Durante a guerra as importações foram suspensas, retornando com força após o final do conflito. Chegaram NSU, BMW, Zündapp (alemãs), Triumph, Norton, Vincent, Royal-Enfield, Matchless (inglesas), Indian e Harley-Davidson (americanas), Guzzi (italiana), Jawa (tcheca), entre outras.

No Brasil, em 1951, foi fabricada a primeira motocicleta a Monark (com motor inglês BSA de 125cm³), depois lançou três modelos maiores com propulsores CZ e Jawa e um ciclomotor (Monareta) equipado com motor NSU. Nesta mesma década apareceram em SP às motonetas Lambreta, Saci e Moskito e no RJ começaram a fabricar a ISO, que vinha com um motor italiano de 150cm³, a Vespa e o Gulliver, um ciclomotor.

O crescimento da indústria automobilística no Brasil, juntamente com a facilidade de compra dos carros, a partir da década de 60, praticamente paralisou a indústria de motocicletas. Somente na década de 70 o motociclismo ressurgiu com força, verificando-se a importação de motos japonesas (Honda, Yamaha, Susuki) e italianas, surgiram às brasileiras FBM e a AVL. No final dos anos 70, início dos 80 surgiu várias montadoras, como a Honda, Yamaha, Piaggio, Brumana, Motovi (Harley-Davidson fábrica do Brasil), Alpina, etc. Nos anos 80 observou-se outra retração no mercado de motocicletas, quando várias montadoras fecharam as portas. Foi quando apareceu a maior motocicleta do mundo, a Amazonas, que tinha motor Volkswagen de 1600cm³. Atualmente a Honda e a Yamaha dominam o mercado brasileiro, mas aí já deixou de ser história.

4 INFORMAÇÕES MERCADOLÓGICAS

Para que o novo empreendimento possa entrar em um mercado tão competitivo é necessário obter informações, para isso o SEBRAE auxilia esses novos empreendedores nas questões futuras.

Conhecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com