TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada Sociologia

Casos: Atividade Estruturada Sociologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  2.086 Palavras (9 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 9

1° ETAPA

Resenha Crítica

O vídeo retrata de forma coesa e direta uma realidade a qual vivenciamos todos os dias em nosso país, o direito presente na vida de alguns e a falta de direito na vida da grande maioria. Apesar de previstos em lei vários direitos e garantias fundamentais do cidadão não são cumpridos, pois a maior parte da população brasileira não tem sequer condições mínimas de qualidade de vida, ou seja, vários princípios constitucionais são desrespeitados por parte dos governantes do nosso país, dentre eles podemos citar o da desigualdade, outro, o da equidade, entre outros. Por que ocorre essa disparidade quanto aos direitos? Porque o mesmo Estado regulador e responsável por deter/promover direitos para a população, é o mesmo que exclui a população no processo de elaboração das leis, favorecendo os interesses dos detentores de poder e riquezas em nosso país. Como bem explícita o vídeo uma frase de Jean-Jacques, Rousseau os que conhecem as leis as têm e utilizam-se dela de forma a benefício próprio em contrapartida a maior parte da população que desconhece as mesmas não as utiliza e ficam aquém dos seus direitos fundamentais como educação, saúde, segurança e outros. A problemática em questão não é a falta de leis mais a falta de conhecimento por parte da população das leis em nosso país. Falta a maior participação populacional na elaboração das mesmas e,maior participação populacional cobrando e fazendo cumprir os direitos de povo que detém o poder originário constituinte, o que não é uma realidade em nosso país, infelizmente, pois a maioria da população vive alienada e não se importa com o que ocorre no país. Percebemos através dessa problemática que a questão levantada no vídeo não é algo novo e sim que vem desde a nossa colonização, nosso país sempre teve a maior parte da população desconhecedora do que acontece em nosso país e isso desde sempre, a população em peso desde D. Pedro e, mesmo antes, não procurava saber o que ocorriam âmbito das leis e no âmbito político em nosso país, não procurava acompanhar o que estava sendo feito para melhorar as condições de vida da população em relação às lei sem pauta nas câmaras, enfim o Brasil é um país riquíssimo, que tem um dos sistemas judiciários mais bem estruturados do mundo e mesmo com todas essas prerrogativas não se faz competente em cumprir o que está em nossa Constituição Federal de 1988 para garantir o mínimo à população, pois o mesmo apresenta lentidão na diligência da maioria dos problemas judiciais que existem em nosso país, além disso a população que deveria cobrar mudanças não cumpre o seu papel de povo, então concluímos que o resultado final é uma mudança lenta e como ocorre desde o primórdios em nosso país,mudança para os interessados nas mudanças.

1° ETAPA

Resenha Crítica

ÉTICA

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.

Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionada com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.

A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com outros, relações justas e aceitáveis. Normalmente, ela está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.

O estudo da ética talvez tenha se iniciado com filósofos gregos há 25 séculos atrás. Hoje em dia, seu campo de atuação ultrapassa os limites da filosofia e inúmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo. Sociólogos, psicólogos, biólogos e muitos outros profissionais desenvolvem trabalhos no campo da ética.

Ao iniciar um trabalho que envolve a ética como objeto de estudo, consideramos importante, como ponto de partida, estudar o conceito de ética, estabelecendo seu campo de aplicação e fazendo uma pequena abordagem das doutrinas éticas que consideramos mais importantes para o nosso trabalho.

Problemas Morais e Problemas Éticos

A ética não é algo superposto à conduta humana, pois todas as nossas atividades envolvem uma carga moral. Idéias sobre o bem e o mal, o certo e o errado, o permitido e o proibido definem a nossa realidade.

Em nossas relações cotidianas estamos sempre diante de problemas do tipo: Devo sempre dizer a verdade ou existem ocasiões em que posso mentir? Será que é correto tomar tal atitude? Devo ajudar um amigo em perigo, mesmo correndo risco de vida? Existe alguma ocasião em que seria correto atravessar um sinal de trânsito vermelho? Os soldados que matam numa guerra, podem ser moralmente condenados por seus crimes ou estão apenas cumprindo ordens?

Essas perguntas nos colocam diante de problemas práticos, que aparecem nas relações reais, efetivas entre indivíduos. São problemas cujas soluções não envolvem apenas a pessoa que os propõe, mas também a outra, ou outras pessoas que poderão sofrer as conseqüências das decisões e ações, conseqüências que poderão muitas vezes afetar uma comunidade inteira.

2° ETAPA

ÉTICA JURÍDICA

Ética, por sua vez, é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. É uma ciência, pois tem objeto próprio, leis próprias e método próprio, na singela identificação do caráter cientifico de um determinado ramo do conhecimento. O objeto da Ética é a moral, vez que a moral é um dos aspectos do comportamento humano.

O conteúdo da Ética mostra às pessoas os valores e princípios que devem nortear sua existência, aprimorando e desenvolvendo o sentido moral do comportamento e influenciando a conduta humana.

Na atividade profissional jurídica, a importância da Ética avulta, visto que ocorre, no cotidiano, a deparação com infindáveis situações, as quais exigirão um mínimo de formação moral capaz de orientar no sentido do justo. Pois, o homem das leis examina o torto e o direito do cidadão no mundo social em que opera, sendo, ao mesmo tempo, homem de estudo e homem público,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com