TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Final PLi

Trabalho Escolar: Atividade Final PLi. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  2.258 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE FINAL DO PLI

ATIVIDADE FINAL

PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO

PROJETO “CUIDAR BEM DO LIVRO E UM DEVER DO ALUNO E DA FAMILIA”

PROBLEMÁTICA:

Após pesquisa com os envolvidos diretamente na utilização dos Livros disponibilizados pelo (PNLD)- observou-se que ainda há resistência quanto à conservação e devolução dos livros utilizados. Sejam quanto ao livro didático, dicionários, livros de literatura ou periódicos. É importante ressaltar que a maioria das respostas converge para a dificuldade em conscientizar os alunos de que o uso do livro não desobriga da responsabilidade em conservar o material que será de propriedade coletiva. Portanto, mesmo que haja a distribuição pelo MEC e a qualidade do material cuidadosamente escolhido pelos professores é preciso tomar medidas para que estes livros sejam utilizados durante os três anos conforme proposta do Programa. Diante deste problema surgem indagações que precisam ser respondidas: O que fazer para que se tenha garantia da devolução do livro didático ao final do ano letivo em perfeito estado de conservação? Como cuidar do livro didático para que tenha possibilidade de uso durante 03 anos? Devido a tais interrogações surge a oportunidade de desenvolver um projeto na escola para que a conscientização dos envolvidos sobre a importância da correta utilização dos livros do PNLD.

JUSTIFICATIVA:

O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD ele prevê que a durabilidade dos livros sejam de três anos. Onde o livro será repassado ao aluno para uso, durante o período letivo, a título de cessão temporária, sendo que o aluno, pai ou responsável se obriga a devolvê-lo ao final de cada ano letivo. Para que esta durabilidade se efetive ressalto a necessidade, por meio da direção, da coordenação e dos professores, do desenvolvimento de ações que estimulem a conservação e a devolução, conscientizando e envolvendo alunos, pais e comunidade escolar para garantir que os livros possam e sejam conservados e assim possam ser devolvidos em bom estado no final do ano letivo e para que não haja falta de livros nos anos seguintes para os alunos que precisarão utilizá-los. Esta é uma excelente oportunidade para que o aluno entenda o que é o patrimônio público. Que comece a entender como usá-lo de forma consciente e que seus direitos sobre o livro terminam quando começam os dos demais colegas.

OBJETIVO GERAL:

Reconhecer o livro didático como um bem público, que deve ser conservado e devolvido ao final de cada ano letivo, bem como, quando o aluno for transferido de uma escola para outra, possibilitando o seu uso posteriormente para outros educando.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

* Mostrar toda a comunidade escolar o valor do livro didático, indispensável à compreensão das semelhanças e diferenças, permanências e transformações no modo de vida social, cultural, política e econômica de sua região, de sua comunidade.

* Definir o dia da entrega e encanamento do livro didático.

* Definir o dia da devolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com