TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Final PLi

Pesquisas Acadêmicas: Atividade Final PLi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  2.262 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

O objetivo dos programas do livro é prover as escolas das redes federal, estadual e municipal e as entidades parceiras do programa Brasil Alfabetizado com obras didáticas e paradidáticas de qualidade. As obras didáticas são distribuídas gratuitamente aos alunos de todas as séries da educação básica da rede pública e para os matriculados em classes do programa Brasil Alfabetizado. Também são beneficiados, por meio do programa do livro didático em Braille, os estudantes cegos ou com deficiência visual, os alunos das escolas de educação especial públicas e das instituições privadas definidas pelo censo escolar como comunitárias e filantrópicas.

Palavras chave: livro didático; educação básica; escolas.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. O PROGRAMA DO LIVRO 5

2.1. A opinião da comunidade 5

2.2. Dos profissionais da Educação 6

3. O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO 7

4. CONCLUSÃO 8

5. REFERÊNCIAS 9

1. INTRODUÇÃO

O Programa tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários. O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas.

O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas. São reutilizáveis os seguintes componentes: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Física, Química e Biologia. Os consumíveis são: Alfabetização Matemática, Letramento e Alfabetização, Inglês, Espanhol, Filosofia e Sociologia.

Um edital especifica todos os critérios para inscrição das obras. Os títulos inscritos pelas editoras são avaliados pelo MEC, que elabora o Guia do Livro Didático, composto das resenhas de cada obra aprovada, que é disponibilizado às escolas participantes pelo FNDE. Cada escola escolhe democraticamente, dentre os livros constantes no referido Guia, aqueles que deseja utilizar, levando em consideração seu planejamento pedagógico.

2. O PROGRAMA DO LIVRO

O livro didático passou a ser utilizado com mais frequência no Brasil na segunda metade da década de 60, com a assinatura do acordo MEC-USAID em 1966, época em que são editados em grande quantidade para atender a demanda de um novo contexto escolar em surgimento.

Em 1985, criou-se o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que vem ao longo dos anos se aperfeiçoando para atingir seu principal objetivo: educação de qualidade. Porém, somente no início dos anos 90 o MEC deu os primeiros passos para participar mais direta e sistematicamente das discussões sobre a qualidade do livro escolar. Foi uma iniciativa do Governo Federal que consistiu em uma ação mais ampla do MEC para avaliar o livro didático, apresentando um projeto pedagógico difundido por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais e dos Guias do livro didático. Até então, não havia a preocupação acerca do controle de qualidade dos livros, o que passou a vigorar a partir de 1993, quando o MEC criou uma comissão de especialistas encarregada de duas tarefas principais: avaliar a qualidade dos livros mais solicitados ao Ministério e estabelecer critérios gerais para a avaliação das novas aquisições.

O PNLD 2014 é direcionado à aquisição e à distribuição integral de livros aos alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), complementação do PNLD 2013 para estudantes dos anos iniciais do fundamental (1º ao 5º ano) e para os alunos do ensino médio.

Os programas do livro, quando bem realizados, promovem a formação de um cidadão autônomo e consciente a diversos aspectos do meio social. Uma vez que todos os alunos tenham o livro, facilita o trabalho e o aprendizado.

2.1. A Opinião da Comunidade

O controle social, entendido como a participação do cidadão na gestão pública, é um mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania. No Brasil, a preocupação em se estabelecer um controle social forte e atuante torna-se ainda maior, em razão da sua extensão territorial e do grande número de municípios que possui. Assim, o controle social revela-se como complemento indispensável ao controle institucional, exercido pelos órgãos fiscalizadores. Para que os cidadãos possam desempenhá-lo de maneira eficaz, é necessário quem sejam mobilizados e recebam orientações sobre como podem ser fiscais dos gastos públicos.

Além disso, é fundamental que a comunidade participe e colabore com os programas do livro, seja na atuação junto à comunidade escolar e APMF, ou pelo simples fato de ajudar seus filhos (as) na preservação e conservação do livro didático, pois este ainda será instrumento de pesquisa de outros educandos futuramente. Além disso, a comunidade, entendida aqui como família, deve dar o “pontapé inicial” (antes mesmo das escolas) para estimular o gosto pelos estudos e pela leitura. Assim, quando estas crianças entram em contato com o livro didático, elas irão sentir prazer em tê-los, bem como desfrutar de cada linha escrita nele.

Vale ressaltar que, em relação aos programas do livro, ainda são poucos os pais que tem conhecimento de seus fundamentos, veem o livro como um instrumento facilitador, que apenas diminui a necessidade de cópias extensas por parte dos alunos. Contudo, existindo um bom diálogo entre escola e comunidade, é possível, com interesse de ambas as partes, que as comunidades entendam um pouco mais sobre tal programa.

2.2. Dos profissionais da Educação

Conversando com professores, pedagogos e gestores de algumas escolas, nota-se a diferença de atitudes e de conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com