TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Final Pnae

Trabalho Escolar: Atividade Final Pnae. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  11.941 Visualizações

Página 1 de 4

FORMAÇÃO PELA ESCOLA

CURSO DE PNAE

CURSISTA: INALDO SANTOS MORAES

TUTOR : ANTONIO DA SILVA

ATIVIDADE FINAL MÓDULO PNAE

ATIVIDADE FINAL MÓDULO PNAE

ESTUDO SOBRE UM ASPECTO PROBLEMÁTICO

DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE)

SANTA LUZIA-MA

2013

INALDO SANTOS MORAES

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Trabalho apresentado ao Tutor Multiplicador do FPE: ANTONIO DA SILVA, para obtenção de nota da Atividade Final do Modulo do PNAE

SANTA LUZIA

2013

1 – INTRODUÇÃO

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Município de Santa Luzia-MA, vem colaborando de acordo com as finalidades que lhes são propostas como o atendimento as necessidades nutricionais dos alunos, a adoção de hábitos alimentares saudáveis e para o crescimento, a aprendizagem e o rendimento dos alunos.

O PNAE, como todo programa tem seus problemas e defasagens, alguns por conta do programa e outras pelas dificuldades peculiares encontradas em cada município. Trago duas situações consideradas gargalo que são o processo de distribuição da merenda para chegar as escolas da Zona Rural e a aquisição dos 30% da agricultura familiar.

O Estudo vem através de relatos de reclamações de professores e de pais moradores da Zona Rural. O objetivo do estudo deste problema vem com a análise do sistema que é necessário para que o PNAE possa funcionar o máximo possível através dos seus principais objetivos.

A responsabilidade para a execução do Programa está sobre responsabilidade da secretaria municipal de Educação e a prefeitura. Na secretaria existe uma divisão responsável diretamente pela Alimentação Escolar incluindo uma coordenadora, uma nutricionista mais alguns colaboradores. O cardápio é elaborado de acordo com o numero de alunos das escolas e a necessidade nutricional. O armazenamento e transporte são feitos de acordo com as possibilidades.

2 – ANÁLISE DOS DADOS

A informação chegada até mim durante a pesquisa foi de relevante importância para colaborar para este trabalho. Uma professora de uma comunidade chamada Lagoa do Capim, relatou que na escola não tinha chegado merenda escolar e que o motivo é a falta de estradas. Quando chegava a merenda era ela própria quem levava, isto é quando podia e tinha condições adequadas para levar.

O povoado citado fica a uns 80 km da sede do município. Para chegar até ele tem um trecho de estrada vicinal sem asfalto e só trafega-se montado em animal ou a pé. Quando fica um tempo sem chover aventura-se de moto, o que também não deixa de ser perigoso.

No nordeste, o clima do tempo é considerando como inverno e verão, isto é, tempo de chuva e a estiagem. As chuvas começam no mês de dezembro e se prolongam até junho, isto é, neste momento é tempo de chuva, o que impossibilitam o trafego de veículos para o povoado, deixando, muitas vezes o aluno sem a merenda por falta de acesso a este povoado e a outros muitos.

Outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com