TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Negociação e Administração de Conflitos

Por:   •  24/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de análise

Disciplina: Negociação e Administração de Conflitos

Módulo:

Aluno: Karen Vasconcelos Souza

Turma: 1121-1_11

Tarefa: Observar atividades de negociação pode ser uma boa estratégia para adquirir conhecimento na área e desenvolver habilidades necessárias a essa prática.

Introdução

Aprender a negociar não é difícil, mas se tornar um especialista em negociação pode ser um tanto que desafiador. A popular trilogia “O Poderoso Chefão”, dirigida por Francis Ford Coppola e baseada no romance de Mario Puzo, tornou-se uma das produções mais aplaudidas da história da telinha.

Essa grande trama cinematográfica, além de entretenimento, pode cumprir uma função didática na arte de negociar e administrar conflitos por meio de seus personagens e argumentos, além de trazer uma vasta dinâmica de estratégia e poder.

Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito

Uma boa negociação começa com um bom planejamento, e, antes de planejar, algumas informações precisam ser reunidas:

  • Partes – Com quem vou negociar?
  • Objeto – O que vou negociar?
  • Contexto – Qual é o ambiente ou o mercado da negociação?

Por tanto, para este trabalho, analisaremos uma cena muito curta, mas que tem muito a nos ensinar, onde Don Vito Corleone pede ao seu homem de confiança, Luca Brasi, que espione seus rivais, e descubra tudo o puder sobre Virgil Sollozzo.

  • Classificação das partes envolvidas (atores da negociação):
  1. Aliado: Don Vito Corleone (Marlon Brando) “o padrinho”, mandante, requerente
  2. Aliado: Luca Brasi (Lenny Montana) homem de confiança, o executor da ação

  • Identificação das fontes de poder

Recompensa: trocas, concessões, barganhas

Em toda negociação, existem duas coisas sendo negociadas:

  • as questões e as exigências específicas, que são declaradas abertamente, e
  • as verdadeiras necessidades do outro lado, que raramente são verbalizadas.

Faça uma estimativa razoável das necessidades do outro e poderá prever, de modo preciso, o

que vai acontecer em qualquer interação.

Durante uma negociação, a fase mais delicada e importante é a troca de informações, antes de fazer ou aceitar qualquer proposta, todas as informações devem ser levantadas, uma análise criteriosa deve ser feita. Ter a capacidade de compreensão da outra parte e conhecer as chaves para comunicar uma proposta com maior impacto é algo de extrema importância. E foi exatamente o que Don Corleone fez, pediu ao seu homem que fizesse o levantamento das informações.

Conhecimento: experiência e talento: O melhor é dominar a arte de fazer perguntas inteligentes e analisar o significado das respostas. É essencial, numa discussão, em um processo de decisão, e no processo de barganha. Esse era o intuito de Don Corleone, quando se tem as devidas e completas informações, fazer perguntas inteligentes é algo simples, barganhar, se torna inevitável.

Persuasão: pessoal e sedução: O único fator que pode contrariar todos os itens anteriores ou reforçá-los é o seu grau de identificação com as pessoas com quem entra em contato. Ter a capacidade de explorar de forma consciente e eficaz, nos momentos de discussão, na apresentação de propostas e no instante de barganhar, faz ter uma vantagem no momento das negociações e administração de conflitos. Aqui mais uma vez vemos como estar munido de informações ajuda no momento da negociação. Persuasão, conforme a Wikipédia, é o emprego de argumentos, legítimos ou não, com o propósito de conseguir que outro indivíduo adote certa linha de conduta, teoria ou crença. Não há como ter argumentos, sem ter conhecimento, sem explorar a outra parte, e Don Corleone sabia disso.

Informação: O uso adequado dos dados disponíveis, a oportunidade de usá-los quando conveniente, é a estratégia que melhor define o conceito do poder da informação. Os que dispõe de maiores informações tem uma posição de destaque. Estar minudo de informações é obrigação das partes quando se trata de negociação.

  • Identificação das ferramentas

Quadro de interesses – Com o levantamento das informações, podemos utilizar essa ferramenta para listar todos os interesses em comum, interesses opostos, dentre outras coisas que são fundamentais para a negociação;

Planilha de planejamento - Essa ferramenta pode ser feita em tópicos que poderá utilizar em um planejamento para uma negociação, nela você pode descrever todos os cenários da negociação e perfil das partes

  • Identificação das táticas

Tática da perplexidade: ter um entendimento seguro acerca do motivo da perplexidade, ou seja, realizar um levantamento das informações;

Tática da hierarquia: Deve-se perguntar à outra parte, bem no início da negociação, se é ela quem toma a decisão final, mais uma vez aqui se utiliza da troca de informações, sondar a outra parte, entender todos os limites;

Tática do blefe: nessa tática, expor fatos e estatísticas é fundamental, precisamos ter conhecimento, saber sobre o que estamos falando e para isso, estar embasado e munido de informações é fundamental.

  • Avaliação das etapas da negociação:

Planejamento: Coletar dados sobre a outra parte, como fez Don Corleone, é um dos passo a passo desta fase, levantar as necessidades, valores, práticas passadas, confiabilidade, prazos, táticas, estilos e expectativas são fundamentais. O planejamento proporciona ao negociador uma visão mais clara do que vai encontrar. É o momento em que o negociador poderá prever vários cenários e se preparar para enfrentar cada um destes. A falta dessa preparação pode levar ao improviso e, talvez, a um desfecho indesejado, por tanto é uma das etapas mais importantes.

Execução: Para a execução é necessário: criar um clima positivo para a negociação, confirmar os interesses e expor os seus interesses na negociação, encontrar e testar os valores alternativos, confirmar o entendimento entre as partes, estruturar o acordo, formalizar e planejar as ações necessárias para garantir que o compromisso seja cumprido. Para essa etapa, ter feito “a lição de casa” é fundamental, conhecer a outra parte te ajuda a antecipar o que pode ou não vir pela frente no ato da negociação.

Controle: Comparar o previsto com o realizado na negociação, ter autoconhecimento pode levar ao autocontrole e ao desenvolvimento como negociador. Faz parte do controle verificar se o acordo está sendo cumprido. Caso não esteja, avalie os

motivos e prepare-se para uma nova negociação.

  • Descrição da comunicação verbal e não verbal

A cena inicia com Luca Brasi entrando na sala e olhando fixamente para “o padrinho” prestando atenção no que Don Corleone vai dizer.

- Estou um tanto preocupado com esse tal de Sollozzo, eu quero que você descubra o que ele tem na manga. Vá até os Tattaglia e então faça com que pensem que você não está feliz com a nossa família, e descubra o que puder.

Luca Brasi não fala nada, acena com a cabeça confirmando que fará.

  • Avaliação dos aspectos positivos da negociação observada e sugestão de melhorias

Durante todo o filme foi possível ver e avaliar diversas negociações e administração de conflitos de interesse, o trecho escolhido não tem uma negociação em si, porém ela sucede após uma negociação onde Sollozzo oferece a Don Corleone uma oportunidade de investimento no tráfico de drogas, Don Corleone recusa o acordo e logo após, faz seu pedido a Luca, apesar de não se tratar de uma cena com uma negociação, ela mostra uma das etapas da negociação que é o planejamento, onde o levantamento de dados é fundamental para todo o processo. Como sugestão de melhoria na cena, eu escolheria um aliado que não fosse conhecido pela família Tattaglia, pois infelizmente, apesar da tática de sondagem, Don Corleone não obteve sucesso, pois seu aliado foi reconhecido e morto.

  • Estabelecimento de um paralelo com sua realidade profissional.

Em minha realidade profissional preciso diariamente conhecer meus clientes, sondar suas necessidades, identificar a melhor abordagem, conhecer tudo sobre quem está do outro lado da linha, para que em cada ligação, eu possa não somente prestar um simples atendimento telefônico, mas sim uma experiencia única, uma visão de valores da empresa. Sondando e conhecendo meu cliente eu posso oferecer resolutividade e satisfação em cada ligação.

Considerações finais

Ao iniciar uma negociação, o melhor é fazer perguntas. Perguntar e reunir o máximo de informações possível sobre a pessoa com quem se conversa. Desta forma conheceremos seus pontos fortes e fracos, aos quais poderemos recorrer mais tarde na hora do acordo.

Com esse filme, pude aprender que independente de sua área de atuação, estamos sempre negociando, seja em casa, no escritório, loja ou na máfia rs. Aprendi que faça o que fizer, sempre escute a outra parte, mantenha calma, mesmo em situações de conflito, e principalmente, estude e administre seus oponentes de perto. Com a cena escolhida, pude ver de forma evidente, o poder da informação dentro de uma negociação, pois o conhecimento da outra parte, ajuda a conduzir o acordo no ritmo e destino como desejava em cada detalhe.

Referências bibliográficas

CASTRO, M. S. Negociação e Administração de Conflitos. [S.l.]: FGV - Fundação Getulio Vargas.

DESCONHECIDO. 10 lições para a vida que podemos aprender com “O Poderoso Chefão”. Pensar Contemporâneo, 2020. Disponivel em: <https://www.pensarcontemporaneo.com/10-licoes-para-a-vida-que-podemos-aprender-com-o-poderoso-chefao/>.

GAGLIONI, C. O Poderoso Chefão | Cinco momentos marcantes do clássico que completa 45 anos. Jovem Nerd, 2017. Disponivel em: <https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/o-poderoso-chefao-cinco-momentos-marcantes-do-classico-que-completa-45-anos/>.

LUIZ. Fontes de poder: instrumentos de busca de resultados, liderança e negociação. Administradores.com, 2010. Disponivel em: <https://administradores.com.br/artigos/fontes-de-poder-instrumentos-de-busca-de-resultados-lideranca-e-negociacao>.

O Poderoso Chefão. Direção: Francis Ford Coppola. [S.l.]: [s.n.]. 1972.

WIKIPÉDIA - A enciclopédia livre. Wikipédia, 2001. Disponivel em: <https://pt.wikipedia.org>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (161 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com