TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Negociação e Mediação de Conflitos MBA FGV

Por:   •  6/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de análise

Disciplina: Negociação e Administração de Conflitos.

Módulo: Atividade Individual

Aluno: 

Turma:

Tarefa:  Analisar a dinâmica de negociação observada no 1º episódio da 1ª temporada da série La da de Papel (2017), de Álex Pina.

Introdução

Como proposto na Atividade Individual da disciplina de Negociação e Administração de Conflitos, será analisada aqui a dinâmica de negociação observada no 1º episódio da 1ª temporada da série La da de Papel (2017), de Álex Pina, que retrata um grupo de nove ladrões, liderados por um homem intitulado “Professor”, que articula e executa o roubo do século na Casa da Moeda da Espanha.

Após uma longa etapa de planejamento minucioso, chega o dia de executar o plano. Ao tentar sair da Casa da Moeda com o dinheiro roubado, os ladrões são surpreendidos pela polícia que cerca o prédio, e após uma intensa troca de tiros, os ladrões são obrigados a voltarem para o interior do prédio, fazendo dezenas de reféns, dentre eles a filha do Embaixador do Reino Unido.

A polícia convoca sua melhor negociadora, a inspetora de polícia, especialista em negociação, Raquel Murillo, para lidar com a tentativa de roubo malsucedida que se tornou um sequestro. No entanto, tudo estava dentro dos planos dos ladrões, que não tinham como objetivo invadir o prédio, pegar o máximo de dinheiro e fugir. Na verdade, o objetivo era ficar o maior tempo possível no prédio da Casa da Moeda e fabricar o próprio dinheiro em quantidades incalculáveis e nunca antes vista.

Iniciasse então um longo processo de negociação entre o Professor, líder dos ladrões, e a inspetora de polícia, especialista em negociação, Raquel Murillo.

Quais as fontes de poder, ferramentas e táticas utilizadas nesta negociação? Quais as etapas da negociação foram identificadas? Quais as características da comunicação verbal e não verbal foram observadas? Quais os aspectos positivos desta negociação? O que poderia melhorar na negociação?

Essas são perguntas que serão respondidas nesta Atividade Individual, sendo ao final estabelecido um paralelo com a minha realidade profissional.

Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito

Partes da Negociação

“O Professor” – Líder dos assaltantes. Foi o responsável por todo o planejamento da ação. Paciente, astuto e extremamente focado, demonstra ser um líder nato, conseguindo a confiança de seus comandados por meio de argumentos coerentes e muita persuasão. Sua principal característica na negociação é a capacidade de, por meio de um planejamento minucioso, se antecipar as ações da contraparte.

Raquel Murillo – Inspetora de polícia, especialista em negociação. Apesar de muito inteligente e competente no que faz, por ser mulher, precisa constantemente mostrar firmeza, por vezes de forma agressiva, para garantir o respeito de sua equipe. Assim como a maioria dos Negociadores treinados, neste primeiro episódio da série, ela busca seguir o protocolo convencional de negociação para o qual foi treinada.

Fontes de Poder

Informação é poder”, celebre frase atribuída a Steve Jobs que retrata bem as cenas observadas no 1º episódio da 1ª temporada da série La da de Papel (2017). Neste princípio de negociação, o Professor possui muitas informações, sabe o nome de cada refém, conhece detalhadamente a planta do prédio da Casa da Moeda, tem acesso ao rádio da polícia, possui câmeras espalhas pela área que monitoram cada movimento dos policiais. Informações que lhe garantem um poder real na negociação.

Já Raquel, negociadora da polícia, diferente de sua contraparte, praticamente não possui informações detalhadas sobre a situação. Ao chegar ao local do crime, imediatamente tenta buscar informações, como: número de reféns, quantos assaltantes, quais as armas utilizadas, plantas do interior do prédio, etc. Contudo, no início as informações são muito vagas.

A assimetria de informação, neste caso, induz Raquel a fazer exatamente o que sua contraparte deseja. Em seu primeiro diálogo por telefone, o Professor induz Raquel a pensar se tratar de um assalto malsucedido, que resultou em uma situação de sequestro. Raquel sabe que nessa situação o tempo é seu aliado, logo, assumindo uma postura de poder aparente, Raquel ordena que helicópteros sobrevoem o prédio diuturnamente e holofotes sejam direcionados as janelas, como forma de pressionar os sequestradores. Quanto mais tempo, maior a pressão, forçando os sequestradores a se entregarem. Assim raciocinou Raquel diante das informações limitas que possuía. Entretanto, tempo era exatamente o que os assaltantes desejavam, pois quanto mais tempo passassem no prédio maior a quantidade de dinheiro poderiam imprimir.

Ferramentas

No episódio analisado, temos uma negociação onde as partes podem ser classificadas como adversárias, ou seja, não há confiança entre as partes, e as ideias são divergentes. Mesmo assim, utilizando a ferramenta do Quadro de Interesses (CASTRO, p. 71), é possível identificar interesses comuns, que geram um sentimento de identificação.

A identificação de pontos de interesses comuns e complementares devem ser utilizadas para auxiliar na criação de confiança e empatia entre as partes. Já os outros interesses, que são neutros, podem ser utilizados como oportunidades de negociação.

Analisando o episódio, foi possível perceber que as partes possuem interesses opostos quanto a liberdade dos reféns. No entanto, a não ocorrência de mortes é um interesse comum.

Como outros interesses (neutros) podem ser citados: Raquel tentando se mostrar capaz diante de seus colegas machistas, e os assaltantes interessados em uma menor pena em caso de prisão.

Quadro 01. Interesses.

Interesses comuns e complementares

Interesses opostos

Outros interesses (Neutros)

Que não ocorram mortes.

Liberdade dos reféns.

  • Se mostrar capaz em um ambiente que duvida de sua capacidade apenas por ser mulher (Raquel).
  • Uma menor pena em caso de prisão (Assaltantes).

Fonte: Elaborado pelo autor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (237 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com