TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Macroeconomia

Artigos Científicos: Atividade Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

1.1) No que consiste a FPP?

Fronteira de possibilidades de produção, é o conjunto de combinações possíveis de produtos que podem ser produzidos com os recursos ou fatores produtivos à disposição de uma determinada economia.

Ela mede a eficiência com a qual os recursos existentes são empregados para a produção de um bem.

Lembrando que como os recursos são sempre os mesmos, o aumento da produção de um bem, implicará na redução da produção de outro.

1.2) Mostre graficamente como é que as mudanças mencionadas no trecho deverão afetar a FPP desta economia.

1.3) Justifique sua resposta.

Analisando o gráfico dizemos que o petróleo está no campo de expansão (linha pontilhada), ou seja, houve um avanço tecnológico nas indústrias relacionadas à produção de petróleo, por outro lado a soja permanece estável em sua produção.

2. (3.0 pontos) O gráfico abaixo representa a curva da demanda de etanol. Qual (is) alteração (ões) vai(ao) ocorrer neste gráfico em função de um aumento no preço da gasolina, um bem substituto no consumo? Justifique a sua resposta.

Preço etanol

D inicial

Quantidade do etanol

3. (3,0 pontos) O excesso de chuvas em determinadas regiões do país pode causar problemas em várias culturas. O arroz, por exemplo, costuma ter sua safra prejudicada em períodos excessivamente chuvosos. Com base nesta informação, realize as transformações necessárias na oferta de arroz representada pelo gráfico abaixo. Justifique a sua resposta.

Preço do arroz

O inicial

Quantidade de arroz

Preço do arroz

Quantidade de arroz

Devido ao período de chuva excessiva, o arroz costuma ter sua safra prejudicada, isso acarretará um aumento no preço do arroz deslocando a curva de oferta para a esquerda ou para cima. Com o aumento do preço a quantidade demandada diminuirá, uma vez que os preços mais elevados constituem um estímulo para que os compradores de arroz economizem seu uso. Por outro lado, o aumento do preço constitui também um estímulo aos produtores de arroz para aumentar a sua produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com