TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Macroeconomia

Trabalho Escolar: Atividade Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 2

1. As estimativas de crescimento do PIB em 2012 giram em torno de 5%. Com base em seus conhecimentos sobre o assunto, responda:

a) Explique o que é PIB e o que ele diz sobre a economia de um país.

Resposta: PIB Produto Interno Bruto é o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos por uma economia em um dado período, ele é um fator que aponta o quanto a economia de um determinado país cresceu.

b) Se esses números se confirmarem, a economia estará em expansão ou recessão? Por quê?

Resposta: Expansão, pois o país teve um aumento de serviços e bens durante esse período.

2. Cite três consequências que a inflação pode provocar.

Resposta:

1ª) Aumenta os chamados custos de transação da economia.

2ª) Aumento dos preços.

3ª) Influencia negativamente a formação das expectativas em relação ao futuro.

3. O PIB tem a seguinte composição:

PIB = C + I + G + (X-M)

O que significa X-M? Se o valor das importações for maior que o valor das exportações, será bom ou ruim para o crescimento econômico? Explique.

Resposta: X-M representa a diferença entre as exportações e as importações (valor das exportações menos o valor das importações). Se o valor das importações for maior que o valor das exportações será ruim, pois significa que o que o país produziu internamente não atende a demanda interna, sendo necessário importar produtos, produzindo menos menos gera menos empregos e menos riquezas para seu povo. Não existindo assim crescimento econômico.

4. Explique o que é inflação de demanda e quais as possíveis medidas para combatê-la.

Resposta: Inflação de demanda: Refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços. A probabilidade de ocorrer inflação de demanda aumenta quando a economia está produzindo próximo do pleno emprego de recursos. Nessa situação, aumentos de demanda agregada de bens e serviços, com a economia já em plena capacidade, conduzem a elevações de preços, principalmente em setores de insumos básicos.

Para combater um processo inflacionário de demanda, a política econômica deve basear-se em instrumentos que provoquem uma redução da procura agregada por bens e serviços (redução dos gastos do governo, aumento da carga tributária, arrocho salarial, controle de crédito, aumento das taxas de juros).

5. Na última reunião do Copom os juros sofreram nova queda e já estão em 9.75% ao ano. A maneira como o governo conduz esse instrumento de política monetária está alinhado aos objetivos definidos para a economia do país. Explique qual é o tipo de política monetária adotada e qual o objetivo do governo com essa queda dos juros.

Resposta: O tipo de politica monetária definida é expansiva. A politica monetária adotada pelo COPOM foi a de redução da SELIC para 9,0% ao ano. Pois devido à crise global esta ocorrendo queda nas exportações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com