TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade TGA CAP 17 Chiavenato

Casos: Atividade TGA CAP 17 Chiavenato. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 3

1. Quais as diferenças entre atividades-meio e atividades-fins?

A Teoria Neoclássica deslocou progressivamente a atenção antes colocada nas chamadas atividades-meio para os objetivos ou finalidades da organização. O enfoque baseado no processo e a preocupação maior com as atividades (meios) passaram a ser substituídos por enfoque nos resultados e objetivos alcançados (fins). A preocupação de como administrar passou à preocupação de por que ou para que administrar. A ênfase em fazer corretamente o trabalho (the best way de Taylor) para alcançar a eficiência passou à ênfase em fazer o trabalho mais relevante aos objetivos da organização para alcançar a eficácia. O trabalho passou de um fim em si mesmo a um meio de obter resultados.

2. Explique a preocupação em “como” administrar e em “por que” administrar.

A ênfase antes dada na eficiência, agora passa a ser dada nos resultados da organização para alcançar eficácia, o trabalho passou de um fim em si mesmo para constituir um meio de alcançar metas e obter resultados.

3. Explique a contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.

Este processo deve ocorrer para evitar desvios em relação aos objetios, é necessário uma avaliação contínua dos planos na abordagem da APO, para a correção do rumo para se alcançar o resultado sperado. Na APO há um ciclo que envolve as seguintes etapas:

• .Fixação dos objetivos Globais da empresa

• Elaboração do Planejamento Estratégico

• Fixação dos Objetivos Departamentais para o ano

• Elaboração do plano tático do departamento

• Desdobramento do Plano Tático em Planos Operacionais

• Avaliação dos resultados alcançados em comparação com os objetivos departamentais

• Revisão nos Planos ou nos objetivos Departamentais

• Avaliação dos recursos alcançados em comparação com os objetivos departamentais

4. Conceitue planejamento estratégico.

É o planejamento elaborado pela alta cúpula da empresa(presidência/diretoria), em geral são planejamentos de longo prazo. Éum processo permanente e contínuo, sendo sempre voltado para o futuro. Ele visa a racionalidade das tomadas de decisão e a alocação dos recursos organizacionais da forma mais eficiente possível, o que acaba gerando mudanças e inovações na companhia. Em sua maioria, as decisões estratégicas da empresa são tomadas pelos proprietários, CEO, presidente, diretoria

5. Quais as fases do planejamento estratégico?

Formulação dos objetivos, analise das forças e limitações internas, análise do ambiente externo, formulação de alternativas de melhoria.

6. O que significa análise interna da empresa? Explique.

Identificação dos Pontos fortes e pontos fracos, o que fazemos de melhor e onde podemos melhorar; O entendimento e a investigação da situação presente, com a modelagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com