TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade individual Matriz Plano de Liderança

Por:   •  3/5/2019  •  Dissertação  •  4.145 Palavras (17 Páginas)  •  3.428 Visualizações

Página 1 de 17

Atividade individual
Matriz Plano de Liderança

Disciplina: Liderança de equipes

Módulo: 4 – Liderança e comunicação

Aluno: Igor Sobrinho Fidelis

Turma: 6

Tarefa:

Introdução

      O conteúdo desse estudo é avaliar e identificar os diferentes perfis de líderes, apresentando as suas caracteristicas e habilidades, que se fazem necessárias para a coordenação de equipes de alta performance. Será apresentado a relação de importância entre o tipo de liderança aplicada e o desenvolvimento, crescimento e manutenção das equipes de alta performance, enfatizando as vantagens produtivas e resultados que estas equipes podem proporcionar às empresas. Será abordado o perfil desejado para um líder que consiga coordenar e conduzir uma equipe de alto desempenho.

      Com destaque também, para a união da inteligencia as emoções, que contribui para que membros de uma equipe estejam empenhados e comprometidos com os objetivos da empresa, tenham um relacionamento sinérgico e trabalhem em equipe. Também será explanado sobre a comunicação, onde é fundamental para o sucesso da implantação de qualquer empreendimento. Desta forma, é de grande importancia abordarmos uma estratégia visando uma comunicação eficaz dentro do projeto.

      Este estudo, que abrange métodos bibliográficos, demonstrará que não existe um modelo de liderança mais eficaz que o outro, mas sim, que a habilidade de liderança depende do momento vivenciado, da forma como as equipes são potencializadas, do comprometimento e da comunicação interna.

Desenvolvimento

Discuta à importância da comunicação corporativa para a implantação e manutenção de equipes produtivas.

      As empresas têm o conhecimento de que para o processo organizacional eficiente, a correta adiministração de todos os seus publicos é fundamental, onde os lideres devem buscar a comunicação eficaz com os seus liderados, buscando potencializa-los e entende-los, compartilhando a missão, a visão e os valores da organização. A partir dessa questão, sabemos que o líder precisa atuar em conjunto com a sua sua equipe, promover seu engajamento, entender as suas emoções para capacita-los, de forma a atingir os objetivos traçados pela organização. Desta forma, sem possuir a capacidade de comunicação, é provável que os resultados não sejam atingidos. Portanto, concluimos que a comunicação é o ponto de partida para o sucesso de uma empresa. A comunicação motiva e integra lideres, liderados e a organização, potencializa os processos internos e também facilita os processos de mudança, desta forma, o líder deve unir os colaboradores, de modo a atingir os resultados esperados.  

      A comunicação precisa ser clara, bem abordada e estando alinhada aos objetivos organizacionais, de modo que os colaboradores sejam motivados, se estabeleça papeis e responsabilidades, e aproximem-se os membros da equipe. Existem três tipos de comunicação: as comunicações intrapessoal, interpessoal e corporativa, que podem ser definidas como o processo pelo qual informações são passadas e entendidas pelos membros da equipe.

      Segundo Pinto (2017), “a comunicação corporativa está diretamente relacionada a toda a comunicação institucional da marca, dentro e fora da empresa, envolvendo os vários tipos de públicos: mercado, clientes, parceiros de negócios, investidores e analistas.” A comunicação corporativa é uma ferramenta utilizada para alcançar objetivos, como aumento de confiabilidade e melhoria da imagem da organização, ela está ligada a reputação da empresa, e é uma questão fundamental para a vitalidade da empresa. Essa ferramenta pode ser utilizada por meio da comunicação interna e externa, do bom relacionamento com a mídia entre outros. Público Interno é formado pelos colaboradores da empresa, prestadores de serviços e parceiros. De modo a motivar os colaboradores, são realizados varios tipos de eventos, focando na participação efetivas dos mesmos. Os meios de divulgação dos eventos internos podem ser: cursos de capacitação professional, palestras internas, e-mails marketings, intranet, workshops. O foco da comunicação interna é potencializar o comprometimento com a missão, a visão e os valores da organização. Ela promove a confiança dos colaboradores, a melhora dos relacionamentos, cria identidade e afirma a cultura organizacional.

      As atividades direcionadas ao público externo podem ser: participação da empresa no Mercado, participação em eventos sociais, padronização da imagem da empresa, etc. Como podemos perceber, sem a comunicação não é possível manter relacionamentos. O planejamento de uma comunicação eficaz visa mostrar a importância dos membros da equipe e valorize-los, promover engajamento, integração e confiança. Por meio da comunicação interna promovem-se os feedbacks, de modo a desenvolver os membros da equipe, a partir da lierdade de sugestões e a troca de experiências, buscando sempre os melhores resultados para a organização.

      A expressão de cidadãos corporativos designa os funcionários bem entrosados dentro da equipe, motivados e capazes de eceitar as suas responsabilidades na busca por resultados positivos. Desta forma, a comunicação corporativa, cumpre em parte, o papel de que os colaboradores da empresa, precisam sentir-se que fazem parte da organização como um todo.  

Descreva o perfil desejado do líder que conduzirá a equipe.

     

      O perfil desejado do líder que conduzirá a equipe é aquele que acima de tudo possui inteligência emocional, pois valorize e entende o ser humano no geral, agregando inteligência às emoções. O cotidiano do mercado das relações interpessoais e das dificuldades, em geral, exige tranquilidade, autoconfiança e controle emocional, onde o lider precisa dominar a inteligência as emoções, para assim controlar o ambiente.

      Com isso, ressaltamos as dimensões da inteligência emocional: a automotivação, que é o ato de motivar a si mesmo para atingir objetivos, sendo provocado por estimulos internos; controle emocional, onde o objetivo é reconhecer as emoções e adequa-las ao momento vivido; relacionamentos interpessoais, que é o relacionamento com outras pessoas; empatia, que é reconhecer as emoções em outras pessoas e o autoconhecimento, que é conhecer os próprios sentimentos e emoções, de modo a superar as suas proprias dificuldades e as criticas de todos a sua volta. O líder deve se autoliderar antes de liderar a equipe, que equivale a gestão de nós mesmos, ou seja, nos conhecermos, de modo a conquistar o autoconhecimento e não lançar sobre os liderados o seu estresse e as próprias frustações.

      O líder que conduzirá a equipe deve possuir inovação de valores, que são caracteristicas relacionadas ao lado pessoal, como o respeito, a ética e a responsabilidade, e também deve ser proativo, ou seja, pensar e agir com antecedência, assumir as suas responsabilidades e controlar as suas respostas. Além disso, o líder deve motivar e inspirar os liderados, e ser capaz de implantar mudanças, desenvolvendo o ambiente e os colaboradores para recebe-las de modo eficaz. Os principais elementos identificadores do potencial para um perfil de liderança são:

      1.Autoconhecimento: 

      Segundo Dusilek (2008, p. 56), “autoconhecimento é conhecer as suas emoções, seus pontos fortes e fracos, suas necessidades e impulsos.” Uma pessoa que se autoconhece traça planos e metas para o futuro, e reconhece os próprios limites, de modo a evoluir e alcançar os resultados almejados.

 

      2.Automotivação: 

      É o ato de motivar a si mesmo, sendo provocado por estímulos e sentimentos internos.

      Segundo Dusilek (2008, p. 60), “precisamos de um sentimento interno que nos impulsione e motive a planejar, executar, avaliar e a relacionar,” ou seja, o individuo precisa encontrar motivos internos que possam impulsionar a sua vontade a alcançar objetivos almejados.  

      3.Autoliderança: 

      Equivale a gestão de nós mesmos, ou seja, o líder precisa se auto influenciar e desenvolver um autoconhecimento sobre o que ele é capaz de realizar.  Por meio da autoliderança, o líder assume a responsabilidade sobre os seus caminhos, buscando a motivação e as habilidades necessárias para atingir seus resultados planejados. Enfatizo os componentes da autoliderança:

      3.1. Equilibrio emocional:

      Pessoas que conseguem manter a calma mesmo em situações de conflitos e estresse, desta forma, o líder consegue obter a harmonia dentro da equipe, de modo a inspirar todos os envolvidos nos processos, resultando na união da equipe.

     

      3.2. Gerenciamento do estresse:

      É o exercício de perceber, identificar e isolar os fatores causadores de estresse, de modo a não transparecer para a equipe, evitando assim conflitos internos.

      3.3. Quociente emocional:  

      É a medida de nossa capacidade de conservar a racionalidade, mesmo diante de acontecimentos que envolvam muita emoção.

Apresente o estilo de liderança apropriado para o desenvolvimento da equipe de alta performance.

      Os estilos de liderança podem influenciar diretamente a eficácia de uma organização e os resultados obtidos. Os estilos de liderança tratam-se de formas de atuação que o líder pode abordar dentro de uma equipe, que estão relacionados às estratégias utilizadas para organizar, motivar, e interagir com os seus colaboradores. É fundamental que os líderes apresentem uma liderança baseada na flexibilidade, onde o mesmo pode combinar várias caracteristícas, resultando em melhores resultados.

      Existem diversos estilos de liderança, onde cada um é baseado no somatório de vários componentes. Um líder eficiente é aqule que consegue detectar rapidamente quais os tipos de ações determinadas situações exigem. A capacidade de adaptação e adequação é, portanto, fundamental. Desta forma, destacam-se os seguintes estilos de liderança:

      A liderança Autocrática

      Segundo Chiavenato (2003, p. 124), “o líder autocrático centraliza as decisões e impõe suas ordens ao grupo.” O líder toma as suas decisões com base em seu conhecimento e julgamento, acima de qualquer opnião externa. As vantagens de uma liderança autocrática são: rapidez nos processos decisorios, devido a centralização de responsabilidade no líder, e maior produtividade devido a pressão constatada. Como caracteristicas negativas desta-se: normalmente os colaboradores não respeitam um líder autoritário, resultando em um ambiente desmotivado para obter resultados; a liderança autocrática gera estress na equipe, resultando em tensão e consequentemente conflitos internos; o líder pode se sobrecarregar em função da centralização de tomada de decisão; na ausência do líder, a equipe pode reduzir a produtividade, visto que a pressão excessiva pode resultar em relaxamento por parte dos mesmos.  

      A liderança Democrática

      Segundo Chiavenato (2003, p. 125), “o líder democrático conduz e orienta o grupo e incentiva a participação democrática das pessoas.” O líder democrático organiza o ambiente de trabalho de forma que todos sejam capazes de tomar decisões e possam se sentir importantes dentro da empresa. O líder e os colaboradores desenvolvem uma relação de respeito, e por meio de comunicações espontaneas e transparentes os resultados almejados são alcançados.

      Os líderes democráticos proporcionam abertura para a participalção e sugestões de todos os envolvidos. Líderes democráticos estão sempre preocupados com a motivação e satisfação dos colaboradores. As características positivas da liderança democrática são: interação entre líderes e colaboradores; maior produtividade e responsabilidade por parte da equipe, devido ao respeito e atenção que o líder estabelece no ambiente de trabalho. As características negativas mais observadas são: a lentidão nos processos decisórios; a perda de controle em determinadas tarefas, visto que a ausência de pressão no ambiente de trabalho pode atrapalhar os resultados almejados.

      A liderança Laissez-faire (liberal)

      Segundo Chiavenato (2003, p. 125), “o líder liberal delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum.”  O líder em questão, não estabelece objetivos, não estipula prazos e não pressiona a equipe. O lider liberal permite que a equipe estabeleça o próprio processo produtivo, resultando em oscilações de resultado, pois sem diretrizes definidas, a equipe tem dificuldade em atingir metas.

      A liderança Mista

      Liderança caracterizada pelas situações momentaneas, podendo se desenvolver mais de um tipo de liderança. Em emergências, a hierarquia é deixada de lado e o colaborador com maior experiência assume o posto de líder.

      A liderança Situacional

      A liderança situacional é mais equilibrada, pois é abordada de acordo com a situação constatada.                                                            

      Segundo Basso (2016), “Os líderes bem-sucedidos são aqueles que conseguem adaptar seu comportamento para atender às necessidades de seus liderados. Neste caso, reconhecer a maturidade do liderado em relação a situação, é fundamental.”

      Os líderes situacionais reconhecem o potencial e a motivação dos liderados, avaliam os cenários e as competências técnicas e emocionais da equipe, de modo a distribuir as suas atividades corretamente para obter os melhores resultados.

      Cada colaborador dentro de uma equipe possui características diferentes, com isso o líder pode atuar de forma autocrática ou democrática, com flexibilidade e conforme as necessidades evidenciadas.

      As vantagens da liderança situacional são: flexibilidade de atuação, onde cada situação é analisada de acordo com o seu contexto e momento; otimização do tempo do líder, elevando a produtividade da equipe e a maturidade do líder e dos liderados. As desvantagens são: a falta de padronização de determinados procedimentos; o processo de desenvolvimento da equipe pode ser lento.

      Liderança Coaching:

      Segundo Basso (2016), “o líder trabalha para identificar as habilidades e age de forma a ajudar seus subordinados a liberarem seu potencial de desenvolvimento. O líder busca motivar os profissionais, criando um clima de cooperação, confiança e crescimento.”

      Na liderança coaching, o foco do líder é petencializar cada membro da equipe. Esse estilo de liderança possui a capacidade de identificar competências em cada colaborador e desenvolve-los, estimulando a autoconfiança e visão de futuro. As características positivas desse estilo de liderança são: foco na potencial performance dos colaboradores; maior empenho e dedicação dos membros da equipe; a evolução continua de líderes e envolvidos no processo. As características negativas são: o resultado não será obtido quando os colaboradores não estão dispostos a se dedicar e desenvolver mudanças; exige mais tempo dos líderes para desenvolvimento da sua equipe.

      O desenvolvimento de uma equipe de alta performance passa por etapas de formação e pela escolha de um estilo de liderança apropriado para cada uma delas. A primeira etapa é a de formação da equipe (forming), onde o líder deve observer as necessidades dos envolvidos, nessa etapa a comunicação é pouca fluida. Os componentes de preocupação do líder são: a inserção de cada membro na equipe, com a realização de uma integração com os mesmos, visando obter o conforto e a criação de relacionamento entre os envolvidos. O Segundo componente é o de sanar a inquietude do grupo com relação à o que será feito e como será feito, nesse momento o líder deve atuar como um mentor, ou seja, o líder deve explicar com clareza quais atividades serão realizadas, com o propósito de fortalecer a equipe. É um momento de instrução, de definir papeis e responsabilidades, e oferecer perspectivas e feedbacks. O líder procura potencializar a equipe e identificar o que cada membro pode contribuir.

      A segunda etapa é de crescimento (norming), onde incia o trabalho cooperativo e a confiança mútua, a equipe já pode e deve se concentrar em suas metas e definir os padrões de funcionamento, nessa fase o foco é a escuta ativa e a comunicação clara e transparente, busca-se caracteristicas em comum e as opniões dos envolvidos são compartilhadas. A liderança é mais funcional do que formal, diferentemente da primeira etapa, pois a equipe ja consegue tomar as devidas decisões e se responsabilizar pelas consequencias.  

      A terceira etapa é de maturidade (performing), onde a equipe adquire a própria identidade, resultando na alta produtividade, com foco no trabalho coletivo e compartilhado, onde todos trabalham em conjunto na busca por um mesmo ojetivo. A visão de futuro é compartilhada entre todos e existe comprometimento, criatividade e inovação por parte dos envolvidos. O papel do líder nesse momento é apoiar a equipe na busca pelo desenvolvimento, promover a interelação entre os colaboradores e potencializar a equipe na busca por novos desafios. Nessa fase a líder passa atuar como Coaching para o pleno desenvolvimento da equipe de alta performance.

      Para que as lideranças tenham sucesso no desenvolvimento de equipes de alta performance é preciso valorizar o seu capital humano, não apenas na busca por atingir resultados, mas sim potencializar as competências individuais, visando a evolução da organização no ramo de atuação.

      O líder que conduzirá a equipe precisa entende-los profundamete, de modo a extrair o melhor de cada colaborador, assim consegue potencializa-los, independentemente das próprias limitações. Caracteristicas que representam a liderança situacional, onde o líder não se concentra nos pontos fracos dos profissionais, mas sim nos resultados que a equipe pode atingir a partir de suas competências. O gestor atua com o foco de tornar a sua equipe mais forte, instigando a confiança dos colaboradores, resultando na evolução dos mesmos.

Apresente os papéis fundamentais a serem desenvolvidos nas equipes de alto desempenho

 

      O Trabalho em equipe é fundamental para atingir as metas estabelecidas pela empresa, um grupo de colaboradores transforma-se em equipe quando foca na união coletiva, com confiança interna e responsabilidade mutua, e passa a apresentar o perfil de alto desempenho quando demonstra competitividade e comprometimento para a realização das atividades, atuando com amor a empresa, pois são estimilados individualmente, possuindo elevada autoestima, resultando no crescimento e desenvolvimento da equipe. Os papeis fundamentais a serem desenvolvidos na equipe de alto desempenho são:

      Ser Mantenedor

      Segundo Nunes et al. (2015, p. 86), “o mantenedor gosta de defender padrões e valores, além de manter a excelênia da equipe.” É aquele que busca manter a equipe sempre equilibrada e unida, independente dos problemas constatados no ambiente externo.

      Ser Vinculador

      A pessoa integra e coordena a equipe, onde o foco é a união da mesma na busca por atingir os objetivos da organização, visto que é um fator de grande importância para a manutenção das equipes de alta performance.

      Ser Consultor 

      Segundo Nunes et al. (2015, p. 86), “o consultor gosta de buscar e fornecer informações.” É aquele que potencializa a equipe e pesquisa mais informações, motiva os colaboradores da equipe visando a satisfação dos mesmos, proporcionando autoestima elevada e criando um ambiente de harmonia e responsabilidade mútua entre ambos.

      Ser Controlador

      Segundo Nunes et al. (2015, p. 86), “o controlador gosta de focar os aspectos de controle e detalhamento do trabalho.” Este papel nem sempre é bem visto pela equipe, é aquele que controla os processos da mesma, ele avalia os detalhes e aplica regras que devem ser seguidas.

      Ser Criador

      Segundo Nunes et al. (2015, p. 86), “o criador gosta de fornecer idéias criativas e maneiras diferentes de realizer as tarefas.” É aquele que coloca em prática ideias inovadoras. Cabe ao líder entender e explorer o perfil de criatividade de cada membro da equipe e a melhor forma de introduzi-lo a mesma.

      Ser Produtor

      Segundo Nunes et al. (2015, p. 86), “o produtor prefere trabalhar de maneira sistemática para a produção de resultados.” É aquele que promove a direção e o acompanhamento da equipe.

      Ser Organizador

      Segundo Nunes et al. (2015, p. 86), “o organizador gosta de estimular o avanço e a obtenção de resultados.” É aquele que define e implementa a estrutura em que a equipe trabalhará.

      Ser Assessor

      Segundo Nunes et al. (2015, p. 86), “o accessor prefere atuar em pontos onde as alternativas podem ser analisadas e novas ideias desenvolvidas para atender as limitações práticas da organização.” É aquele que avalia constantemente as opções dentro da equipe.

      Ser Promotor

      Segundo Nunes et al. (2015, p. 86), “o promotor gosta de buscar e explorer novas oportunidades.” É aquele que defende as ideias após terem sido emplementadas.

      Conforme abordado, explorando todos os papéis que uma equipe de alto desempenho deve desenvolver, conclui-se que a mesma só existe quando os colaboradores apresentam sinergia, desempenhando as suas atividades com competencia, resultando no crescimento da quipe e da organização. Para alcançar esses objetivos o líder deve estimular que a equipe ultrapasses as suas limitações, visando a evolução continua a cada atividade concluida. O líder deve estabelecer objetivos de modo que os membros da equipe sejam motivados e desafiados a atingirem. Desta forma, o fortalecimento e a união da equipe resultará em uma vantagem competitiva no Mercado e a facilidade de se obter o sucesso almejado.

Considerações finais

     

      Existem diversos estilos de liderança a serem abordados e uma das principais características de um bom líder é a flexibilidade, sendo de grande importância conhece-los e adequa-los a cada siatuação, para obter os resultados almejados. Liderar significa demonstrar atitudes que motivem, inspirem, orientem e influenciem os liderados na direção dos melhores caminhos para atingir os resultados almejados, com destaque também por estimular o crescimento profissional e a satisfação humana dos colaboradores. A liderança também é conquistada pela comunicação interna, que é o poder de persuader e influenciar os liderados, onde para promover essa questão o líder precisa ser o exemplo pessoal e profissional para os colaboradores. Nesse processo, a empatia é fundamental para uma comunicação eficiente e o desenvolvimento da inteligência emocional é de grande importância para liderar, desenvolver equipes e atingir os objetivos planejados.

      Podemos concluir que um líder além de cumprir as metas estabelecidas pela organização, precisa estar engajado na gestão e desenvolvimento das pessoas que compõe a equipe, na busca por agregar valor e potencializar todos os envolvidos. Isso significa valorizar o capital humano e apoiar cada membro, resultado na harmonia e satisfação da equipe no ambiente de trabalho. Desta forma, equipes valorizadas e reconhecidas apresentam alto comprometimento e responsabilidade com as atividades planejadas, facilitando a obtenção de resultados positivos. Para transformar grupos em equipes as empresas precisam investir em modernos treinamentos de pessoal, que visem o relacionamento interpessoal e o aprofundamento de competências técnicas. Após atingirem o status de equipe, por meio de padrões e técnicas abordados pelo líder, podem transformar-se em equipe de alta performance, que são aquelas que trabalham com elevado profissionalismo e competência coletiva. Os membros da equipe são pessoas que tem em comum objetivos e valores, e assim complementam-se, com isso os pontos fracos de cada um são supridos. O líder eve estimular constantemente a sinergia da equipe de alto desempenho, priorisando a sua manutenção e evolução.

      Podemos extrair do presente trabalho que a formação e manutenção de equipes de alta performance exige comunicação constante, autoliderança, autoconhecimento, inteligência emocional, dedicação e comprometimento, e que ao atingir o status de equipe de alto desempenho a organização será recompensada com conquistas e maior competitividade no mercado de atuação.

Referências bibliográficas

PINTO, A. Comunicação corporativa, afinal o que isso significa. São Paulo: Aberje, 2017. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2019

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

BASSO, C. Principais estilos de liderança e suas consequências na organização. São Paulo: CR BASSO Educação corporativa, 2016. Disponível em: <https://www.crbasso.com.br/blog/principais-estilos-de-lideranca/>. Acesso em: 26 mar. 2019

DUSILEK, N. Descobrindo e capacitando líderes. 1. ed. Rio de Janeiro: Convicção, 2008.

NUNES, A. et al. Construção de equipes de alto desempenho. Rio de Janeiro: FGV, 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (368 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com