TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica Atividade individual Matriz de Análise

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.902 Palavras (8 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Finanças Corporativas

Módulo: 5 – Fundamentos para a avaliação de empresas

Aluno:

Turma:

Tarefa: Análise da viabilidade econômica da construção de um shopping.

Introdução

O crescente número de investimentos em novas tecnologias é uma realidade que acarreta custos e sempre estão associados a inúmeros riscos, que podem ser de natureza financeira ou legal. Assim a análise de investimentos é um procedimento que deverá averiguar diversos fatores: tangíveis e intangíveis. Neste sentido, qualquer proposta de investimento de recursos em um projeto com objetivo de gerar proveitos deve ser rigorosamente analisada e criticada (MENDES, 2017).

As decisões de investimento são um tipo de decisão essencial para qualquer empresa ou pessoas que durante sua vida devem analisar os melhores investimentos. Na realidade, uma empresa pode ser vista como um portfólio de investimento que são concretizados ao longo de sua existência. As decisões financeiras devem visar sempre a maximização do lucro no longo prazo, contribuindo para o aumento da riqueza dos seus investidores (ABREU,2018).

De acordo com os primeiros estudos realizados verificou-se que investimento é todo o capital utilizado para alcançar o lucro, e a análise econômica financeira de investimentos é uma ferramenta muito importante para auxílio aos gestores, pois tende a evidenciar os prós e contras de um determinado projeto, tanto no presente, quanto em projeções futuras, ajudando-os nas tomadas de decisões (MENDES ,2017).

Na empresa em que atuo já tivemos projetos que foram aprovados sem a devida analise de financeira e no fim acabou se mostrando inviável e causando grande prejuízo para os investidores, ou seja,  a análise  financeira para cada projeto é de extrema importância para nossas vidas e para a saúde dos negócios.

Este trabalho tem por finalidade conceituar, apresentar, discutir e comparar os critérios de análise de investimentos de projetos, a TIR (Taxa Interna de Retorno), VPL (Valor Presente Líquido), Payback descontado e o ponto de equilíbrio, ao se analisar a viabilidade da construção de um shopping. Ao se investir em algum projeto, devemos analisar os riscos que ele pode trazer financeiramente para as empresas. A avaliação de projetos de investimentos envolve um conjunto de técnicas que buscam determinar sua viabilidade econômica e financeira através dos métodos citados anteriormente. Para isso, vamos refletir qual a melhor utilização dessas técnicas para determinar a viabilidade de um projeto.

Ao se investir determinado capital em algum projeto, empresas, organizações buscam um retorno financeiro, seja ele de curto, médio ou longo prazo. Assim os investidores precisam calcular os riscos dos seus investimentos, fazendo uma análise econômica financeira antes de qualquer tomada de decisão. É de suma importância, os investidores saberem analisar os riscos dos investimentos ao longo do projeto, uma vez que através desta análise o gestor pode investir ou recuar no projeto (VERGARA, 2017).

Para o desenvolvimento deste trabalho foram adotados os seguintes critérios:

Caso construção do Shopping

Tempo estimado de construção

2

Número de andares com lojas

5

Número de lojas por andar

35

Total Lojas no shopping =

175

Número de andares de garagem

2

Total de andares no prédio 

7

Metragem quadrada por andar

4000

Metragem Total do prédio (m2)

28000

Custo Construção por m2 (CUB) - Informação na planilha (Oscar Neto)

1778,25

Investimento inicial total de

49.791.000,00

DRE - Demonstrativo do Resultado do Exercício

Número de lojas para aluguel

175

Aluguel unitário

20.000,00

Faturamento total

3.500.000,00

CF do shopping 

200.000,00

CV por sala/mês 

1.000,00

CV*Q  (custo variável total)

175.000,00

Lajir

3.125.000,00

Juros

0

Lair

3.125.000,00

IR incidente sobre operação de aluguel

15%

IR

Lucro Liquido

2.656.250,00

FCO (fluxos de caixa da operação)

2.656.250,00

Desenvolvimento – análise da viabilidade do projeto de construção do shopping 

É muito comum uma empresa ter diferentes opções de investimentos de capital, projetos que visam através da aplicação de um montante conseguir o máximo de retorno sobre o capital investido, de preferência com o menor risco possível. O processo de avaliação de investimentos demanda uma série de informações financeiras, enunciadas segundo diversos critérios. Da mesma forma, diferentes estados de mercado e da economia interferem nos critérios de análise de investimentos (ASSAF NETO, 1992).

As informações mínimas necessárias estão descritas abaixo:

  • Fluxo de Caixa Líquido

           A análise de investimento é processada com base em fluxos de caixa, sendo o dimensionamento desses valores considerado como o aspecto mais importante da decisão. A representatividade dos resultados de um investimento é bastante dependente do rigor e confiabilidade com que os fluxos de caixa foram estimados (ASSAF NETO, 1992).

             A decisão de se avaliar projetos de investimento com base nos resultados de caixa, e não a partir do lucro, é devida a uma necessidade econômica, revelando a efetiva capacidade da empresa em remunerar o capital aplicado e reinvestir os benefícios gerados.

  • Taxa mínima de atratividade (TMA)

             Na seleção de investimento é necessária a definição prévia da taxa de retorno exigida, isto é, a taxa de atratividade econômica do projeto. Abaixo desse mínimo, a taxa não é considerada atrativa para remunerar o capital a ser investido no projeto em análise.

  • Taxa interna de retorno (TIR)

             A taxa interna de retorno (TIR) representa a taxa de desconto (taxa de juros) que iguala, num único momento, os fluxos de entrada com os de saída de caixa. Em outras palavras, é a taxa de juros que produz um VPL igual a zero.

             Após o cálculo devemos comparar a TIR com o TMA (Taxa Mínima de Atratividade) para análise econômica do investimento, os resultados apresentados podem ser:

 

  • TIR maior do que a TMA: significa que o investimento é economicamente atrativo;
  • TIR igual à TMA: o investimento está economicamente numa situação de indiferença;
  • TIR menor do que a TMA: o investimento não é economicamente atrativo, pois seu retorno é superado pelo retorno de um investimento sem risco.

  • Valor presente líquido (VPL).

          O VPL reflete a riqueza em valores absolutos do investimento medida pela diferença entre o valor presente das entradas de caixa e o valor presente das saídas de caixa. O VPL, desta forma, é determinado descontando-se os fluxos financeiros pela taxa de atratividade (taxa de retorno exigida) definida para o projeto, apurando-se assim o retorno econômico esperado (MENDES, 2017).

          O critério de aceitação-rejeição do método é bastante simples: é considerado atraente todo investimento que apresente um VPL maior ou igual a zero. Projetos com VPL negativo indicam um retorno inferior à taxa mínima requerida, revelando ser economicamente desinteressante sua aceitação (ASSAF NETO, 1992).

  • Índice de lucratividade (IL).

          O índice de lucratividade (IL) é medido pela relação entre o valor atualizado dos fluxos operacionais líquidos de entrada de caixa e os de saída de caixa (investimentos). O índice de lucratividade indica quanto o investidor vai receber por unidade monetária investida (ABREU, 2018).

          Quando o índice de lucratividade (IL) for superior a 1, 0, indica um valor presente líquido maior que zero, revelando ser o projeto economicamente atraente. Em caso contrário, IL menor que 1,0, tem-se um indicativo de projeto pouco atraente, ao qual produz um valor atualizado de entrada de caixa menor que o de saída (VPL negativo) (ASSAF NETO, 1992).

  • Payback descontado

          O critério do payback descontado serve para medir em quanto tempo um projeto irá demorar para pagar aos investidores o capital investido, incluindo a remuneração de capital, ou seja, o prazo necessário para que o montante de capital investido seja recuperado através dos fluxos líquidos de caixa gerados pelo investimento.

  • Ponto de equilíbrio (Break Even).

           O ponto de equilíbrio é uma variável importante a ser utilizada, pois mostra quanto é necessário faturar para que as receitas superem às despesas e custos, ou seja, é a quantidade que devemos vender para ter lucro econômico igual a zero.

          Saber o quanto é preciso vender para começar a ter lucro é fundamental para a saúde de qualquer empresa. Uma ferramenta eficaz para conseguir fazer esse cálculo é o Ponto de Equilíbrio econômico.

   Após a introdução de todos os critérios que serão avaliados neste projeto, vamos demonstrar os valores encontrados e por fim realizar a analise de viabilidade do investimento.

    Cálculo da taxa de retorno dos sócios pelo CAPM

 

Taxa RF

6,450%

Risco Beta (alterado para essa turma)

1,71

Taxa Esperado Ret Mercado: 25% acima da taxa RF.

8,0625%

Taxa Ks ano = 

9,207375%

Taxa Ks mês = 

0,736687%

Prazo total deste contrato da Igreja

72

Prazo para construção

24

Prazo para operação

48

VP dos Fluxos de caixa 

-107.066.902,35

Taxa de Juros para aplicações financeiras:

0,80%

Trazendo para data zero

88.430.578,73

Considerando Io

49.791.000,00

VP

88.430.578,73

Então VPL =

38.639.578,73

Cálculo do PayBack

 

Temos que pagar o Investimento que em T=0

 

I0

49.791.000,00

em t=24

60.284.216,29

Quando começam os pagamentos dos FCs

 

N =

26

N total (24 meses da obra) = 

50

IL = VP / Io =

1,776035403

Cálculo da TIR

2,039249%

Custo do capital em $$$

 

Custo na data zero

49.791.000,00

N obra =

24

Taxa Ks =

0,736687%

VF =

59.381.995,13

Custo do Capital

1.473.223,01

Ponto de Equilíbrio Econômico

 

Q = [CF  + C.Cap.  -  IR CF - IR Depreciação]  /  [P  -  CV -  IR. P  +  IR CV]

 

Agrupando as informações para cálculo do Ponto Equilíbrio

 

CF

200.000,00

C. Capital

1.473.223,01

IR

15%

P

20.000,00

CV

1.000,00

Calculo do Ponto de Equilíbrio

 

Econômico

101,747555

Arredondando

102

Total de lojas

175

Alugar no mínimo

102

Taxa de ocupação mínima 

58%

RESPOSTAS, ANALISES E CONCLUSÕES:

 

Ponto de equilíbrio, Break Even 

102

Taxa de Ocupação mínima 

58%

 

 

Os cálculos do VPL, TIR, ILL e PayBack consideram taxa de ocupação de 100% (todas as lojas alugadas):

 

VPL 

38.639.578,73

TIR 

2,039249%

ILL 

1,776035403

Período Payback

Período Payback total (24 meses obra)

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (192.1 Kb)   docx (812.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com