TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual FGV Plano de Marketing MADERO

Por:   •  23/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.248 Palavras (13 Páginas)  •  8.924 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

Janeiro de 2019

[pic 4]


Elaborado por: Washington Rodrigues de Andrade

Disciplina: Marketing

Turma: 1118-8_4


Introdução

A presente atividade tem como objetivo, realizar um plano de marketing a partir das necessidades e oportunidades da empresa Madero, que atua no ramo de alimentação. O resultado do material não tem a pretensão de esgotar todas as alternativas de melhorias baseado nas necessidades da empresa, uma vez que está baseado em coleta de informações disponíveis ao público, através de meios eletrônicos como o site da empresa, Facebook, Instagram, Twitter, LoveMondays, Reclameaqui, e várias notícias relacionadas a empresa através de outros sites de comunicação. Entretanto, demonstrará a partir da coleta dessas informações, uma proposta que se encaixe estrategicamente na visão, missão e valores da empresa.

É consenso que vivemos em uma sociedade que se transforma rapidamente, especialmente com a popularização dos meios eletrônicos de comunicação e de negócios. Manter-se competitivo diante dessas mudanças é vital para a continuidade das marcas e da organização. Por isso, planejar o futuro apesar de difícil e arriscado, é fundamental para tornar real a longevidade. Através do planejamento, preparamos a empresa para suportar e vencer neste cenário competitivo, tornando-a mais robusta e adaptável. Desta forma, a organização não só consegue interpretar o ambiente em que se insere, tanto quanto o “antevê” e o influencia quando possível.

Para que esses movimentos neste ambiente competitivo sejam bem planejados, é fundamental que o plano de marketing consiga reunir o máximo de elementos para a correta orientação na tomada de decisões, ajustando a organização ao seu ambiente através de formulação e implementação de estragégias.

Um plano de marketing pode conter o detalhamento analítico, de diagnóstico e de propostas apropriado ao objetivo desejado. De acordo com o Sebrae, um plano de marketing deveria conter:

                                           [pic 5]

Figura 1: Plano de Marketing – Sebrae MG; Acesso 02/jan/19

Neste trabalho, a estrutura do plano de marketing para a empresa Madero, contemplará os seguintes tópicos:

  • Análise ambiental da empresa Madero
  • Pesquisa de mercado e suposições quanto aos resultados encontrados
  • Análise competitiva da empresa Madero
  • Proposta de comunicação de marketing


Desenvolvimento

PLANO DE MARKETING – MADERO

EMPRESA: Madero Burger & Grill – “The Best Burger in the World”

DESCRITIVO: O Madero Burger & Grill foi criado pelo empresário Junior Durski em 2005 na cidade de Curitiba, a partir de experiências acumuladas no ramo e em viagens internacionais. Seu carro chefe é o hamburger feito com ingredientes superiores e com apelo gourmet. O ambiente dos espaços Madero, também possuem forte apelo de marketing, gerando uma atmosfera de maior requinte quando comparado aos concorrentes. A empresa cresceu desde 2005 a taxas elevadíssimas, ampliando sua presença para vários estados brasileiros, confirmando seu reconhecido sucesso. Nas palavras de seu fundador – Junior Durski, não há uma receita de sucesso para o Madero, mas sim, várias receitas. Com previsão de faturamento de 900 milhões de reais em 2018, demonstra a pujança do crescimento de um negócio bem-sucedido.

ANÁLISE AMBIENTAL DA EMPRESA MADERO:

Externo:

  • Fatores Políticos/Legais: Mesmo com a recente eleição no Brasil, não há medidas no curto prazo que possam representar um risco para a continuidade dos negócios. A Madero adequou todos os seus processos às exigências legais, normativas e sanitárias de sua atividade. Caso ocorra alguma mudança que impacte o negócio, provavelmente o impacto afetará todo o setor alimentício e não especificamente a Madero.
  • Fatores Econômicos/Setoriais: Segundo estudos realizados pelo Sebrae, o mercado de hamburguerias cresce a altas taxas anualmente. Somente em 2017 as franquias de hamburguerias cresceu 26% versus 2016, chegando ao faturamento de 650 milhões de reais¹. Segundo o IBGE², 40% da população faz pelo menos uma refeição ao dia fora de casa. O gasto com essa alimentação fora de casa é de R$ 30,48 em média, de acordo com a pesquisa da Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert). Além dessas informações, os principais indicadores econômicos apontam para um cenário de recuperação.

INDICADORES

[pic 6]

  • Fatores Socioculturais: Solomon (2002, p. 371) diz que a “cultura é a acumulação de significados, rituais, normas e tradições compartilhadas entre os membros de uma sociedade.” Mowen e Minor (2003, p. 293), consideram em sua terceira perspectiva sobre a cultura, o impacto que a mídia transmite por meio de símbolos e sinais importantes, reforçando a composição da cultura de uma sociedade. A sociedade brasileira, assim como em vários outros países no mundo, passa por intensa mudança. Observamos essa mudança no padrão de consumo das famílias, e especialmente dos jovens e adolescentes que buscam estar inseridos em sua comunidade através de um senso de identidade e padrão de comportamentos reconhecidos no grupo. Sob essa ótica, é inegável o apelo positivo que os ambientes (Praça) da Madero possuem sobre seus clientes. Gera um clima de “aceitação” e “diferenciação” contribuindo para a socialização de seus frequentadores.
  • Fatores tecnológicos: No mercado em que a Madero atua, não há diferenciais tecnológicos em empresas concorrentes, que apresente um risco ao negócio. O que há, é uma crescente onda de delivery no ramo de alimentação. As famílias buscam praticidade aliada à experimentação. Neste sentido, empresas como Uber Eats, iFood, Rappi e Glovo atenderam essa expectativa do consumidor que não quer sair de casa para ter acesso à uma alimentação prática ou um cardápio diferenciado. De acordo com a expectativa da Abrasel (Assoc.Brasileira de Bares e Restaurantes), o faturamento dos aplicativos de delivery deve chegar aos 12 bilhões de reais em 2018, um crescimento de 33% em relação à 2015³. Esse movimento pode não ser uma ameaça à Madero, desde que saiba atuar neste formato sem deixar de atender as expectativas de seus clientes quanto à qualidade e experiência da refeição de seu cardápio.

Interno:

  • Clima Organizacional: Não há dados disponíveis suficientes para compor um cenário.
  • Tecnologia disponível na empresa: O negócio é 100% verticalizado. Desde o pão até os motoboys são controlados pela empresa. Em 2017 a empresa ampliou a capacidade de produção em sua fábrica localizada em Ponta Grossa-PR, adquirindo modernos equipamentos fabris. Atualmente a produção é de 60% de sua capacidade instalada, e toda a logística é realizada através de frota própria. Além disso, a Madero possuiu os mais modernos softwares para a gestão de toda a cadeia. Desde as compras de seus fornecedores, até a impressão dos cupons fiscais nas vendas de seus produtos aos consumidores em suas lojas, derivam desses softwares (Fonte: Globo). Estes fatores compõem uma vantagem competitiva, já que a estrutura está preparada para uma expansão de 66% (ociosidade de 40% ÷ produção atual de 60%), e toda uma “retaguarda” sustentada por poderosos e modernos softwares.

Fonte: https://gq.globo.com/Prazeres/Poder/noticia/2017/12/os-segredos-do-madero-rede-que-mais-cresce-no-brasil.html

  • Recursos humanos disponíveis: Para qualquer empresa com crescimento vertiginoso, é um desafio garantir que a visão, missão e valores da empresa sejam difundidos entre todos os colaboradores. Os números mais recentes disponíveis, sinalizam 3.500 funcionários em 2017 e previsão de encerrar o ano de 2018 com 5.400 – um aumento de 54% em um ano. Garantir o padrão de atendimento, alinhado com a estratégia organizacional é um desafio e tanto. A Madero possui um plano de contratação de funcionários sem experiência, especialmente aqueles vindos do interior. De acordo com Junior Durski, o propósito é treinar os novos funcionários “sem nenhum vício”, no jeito Madero de atender bem. (Fonte: Gazeta do Povo). Todo esse esforço faz a Madero possuir a maior taxa de recomendação de trabalho por ex-funcionários, comparativamente à outras redes de fast-food com foco em hambúrgueres (fonte: Lovemondays). Esse indicador comparativo, demonstra a preocupação da liderança de gestão de pessoas, em manter o compromisso com a qualidade e com a satisfação de seus clientes, através de um programa de capacitação de um “batalhão” de funcionários.

Índice de satisfação geral dos ex-funcionários.

                   

                     Fonte: https://www.lovemondays.com.br/setores/bares-e-restaurantes/avaliados/mais

  • Recursos Financeiros: Por se tratar de uma empresa de sociedade limitada, não há divulgação de dados financeiros como uma S.A. Entretanto, dado ao crescimento exponencial das atividades da Madero, houve grande interesse de investidores. Em 2017 o apresentador Luciano Huck adquiriu uma parcela da empresa (5% de acordo com fontes não oficiais), através de um aporte de 45 milhões de reais (fonte: UOL), trazendo mais liquidez para o negócio de hambúrgueres que cresce freneticamente. Logo após as eleições de 2018, o fundo de investimento Carlyle adquiriu 22% da Madero por 700 milhões de reais (fonte: Época), após uma avaliação do valor da empresa de 3,5 bilhões de reais. Através desses aportes, o sócio proprietário – Junior Durski, reiterou o compromisso de crescimento e a criação de outras marcas da empresa.

MATRIZ SWOT:

A análise SWOT (sigla em inglês para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), é uma poderosa ferramenta para a tomada de decisões em um planejamento estratégico. Ela permite visualizar a posição atual da empresa, tanto quanto sinalizar possíveis eventos futuros. Segundo Silveira (2001, p. 213) “o entendimento dos fatores externos (oportunidades e ameaças) e dos fatores internos (pontos fortes e pontos fracos) contribui para formação de uma visão de futuro a ser perseguida”. A técnica SWOT é empregada em processos de planejamento estratégico, avaliação da situação da organização e de sua capacidade de competição no mercado.

MATRIZ SWOT MADERO

Pontos Fortes

Pontos Fracos

Comunicação contundente: "The Best Burger in the World"

Preço pode ser considerado alto

Qualidade superior reconhecida => foco na fidelização

Baixa variedade de molhos

Ambientes bem planejados e aconchegantes

 

Verticalização da operação => controle rígido da cadeia

 

Atendimento diferenciado

 

Consolidação e valorização da marca

 

Oportunidades

Ameaças

Manter ou acelerar o ritmo de crescimento

Intensificação da concorrência "Gourmet"

Maior poder de barganha com fornecedores

Aumento dos preços da MP principal: carne

Cardápio com opções mais saudáveis

Custos de distribuição: PDV´s distantes da indústria/CD

Intensificar capacitação do time

Mudança no consumo das famílias: alimentação mais saudável

Ações de Marketing focadas no público adolescente

Aumento dos aluguéis

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (530.6 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com