TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Educação Fisica Para Terceira Idade

Ensaios: Atividades Educação Fisica Para Terceira Idade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 3

Atividades físicas para a terceira idade

Introdução

Inicialmente, cabe ressaltar que, os exercícios podem melhorar a capacidade cardiorrespiratória e neuromuscular em todas as idades, sendo que, atividades regulares aumentam ou mantêm a capacidade física dos idosos, melhorando o bem-estar físico e mental e retardando, portanto, o processo de envelhecimento e de mortalidade.

Importante ressaltar que os exercícios específicos para cada idade individualmente e que tenham a liberação de médicos após avaliação geral do estado de saúde e que incluam o acompanhamento de um profissional educador físico ou personal trainer.

Para a terceira idade, um plano de treinamento destinado a esta faixa de idade, tem como objetivo manter a boa forma e a saúde em geral, sem um enfoque de competição.

Desenvolvimento

A socialização desenvolvida a partir da prática de atividades físicas em grupos

Com a pratica da atividade física, o idoso não apenas recupera o bem-estar e a qualidade de vida, mas também é reinserido no meio social, o que se pode notar quando o idoso, ao se aposentar, ou seja, sair do trabalho e do convívio com os colegas, é comum que ele se isole, prejudicando a saúde psicológica podendo entrar em um estado depressivo.

E é ai que entra a importância do incentivo da família, para que o idoso participe de programas que foquem as áreas psicossociais, pois, se exercitar fisicamente não responde apenas à parte física, mas também mental, social e, até mesmo, espiritual.

Atividades em grupo têm um caráter lúdico, favorecem a autoconfiança, a autoestima e ajudam na cura da depressão, circunstâncias de medo, decepções, vazios, aborrecimentos, tédios e solidão.

Qualquer atividade será boa para o idoso, se respeitado seu estado físico, oferecendo autonomia e, como consequência, uma reativação do seu papel na sociedade.

Quais os exercícios mais indicados para idosos

A hidroginástica é uma das atividades mais indicadas e procuradas por pessoas na terceira idade, pois os mesmo movimentos feitos no solo são mais fáceis de realizar na água, pois não existe o impacto com o chão, minimizando contusões e fraturas. Também auxilia pessoas com artrite, bursite etc.

Outros programas que podem ser seguidos por idosos são:

Alongamento;

Natação;

Caminhadas;

Pedalar;

Dançar.

Importante dizer também que é preciso evitar atividades com muita sobrecarga, porém, é importante trabalhar atividades de força, com pouca carga, principalmente para os músculos responsáveis pela sustentação/postura.

Orientações sobre a prática de exercícios

Artigo da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte sobre atividade física e saúde dá orientações a respeito dos exercícios e todo início ou reinício de atividades deve ser gradual, especialmente para os idosos. Primeiramente, aumenta-se a duração e, só então, se modifica a intensidade. A atividade não deverá provocar fadiga em cada sessão de exercício, apenas cansaço leve, que deve desaparecer completamente uma hora após o esforço. A parte aeróbia (caminhar, correr, pedalar) do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com