TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Para Aluno Surdo

Artigos Científicos: Atividades Para Aluno Surdo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  1.175 Visualizações

Página 1 de 3

Atividades possíveis a serem oferecidas ao aluno surdo

Buscando conhecer o perfil de cada aluno podemos analisar e entender a situação que envolve o estudante, gerar ideia, escolher alternativas variáveis, representar ideia, construir objeto de experimentação, avaliar o uso do objeto e acompanhar seu uso. Tudo isso de acordo com cada aluno.

Banco de ideias:

Recursos de comunicação alternativa

Pastas e fichários/prancha com estímulos removíveis/prancha temática/prancha fixa na parede/prancha fixa sobre a carteira/ pasta frasal/ prancha frasal

Estratégia utilizada para comunicação alternativa

Objeto concreto e sua representação/miniaturas/símbolo gráfico/figura temática/fotos e figuras de atividade sequencial/símbolo gráfico com fundo diferente/misto.

Pastas e fichários: adaptando as pastas com viradores para que se diminua o tempo de seleção dos estímulos para comunicação, os viradores tem a função de facilitar a discriminação de cada folha, e cada cor do virador representa uma categoria gramatical, sendo importante que o fichário devera ser confeccionado de acordo com cada aluno.

Prancha com estímulos removíveis: foram adaptados e colados dois velcros (autocolantes) paralelamente, como se fossem pautas de um caderno em cima da prancha. Assim o aluno pode indicar se quer comer ou beber, podendo a indicação ser feita pelo olhar ou apontando para a figura.

Prancha temática: A prancha temática possui figuras que permitem a comunicação sobre um tema único. O aluno solicita a figura da questão solicitando o material ou respondendo as indagações dos professores ou os demais alunos.

Prancha fixa na parede: Como objetivo de comunicação com o grupo, um recurso que auxilia na comunicação entre professor-aluno e aluno-aluno, devendo sua altura favorecer alunos cadeirante.

Prancha fixa sobre a carteira: Indicado para aluno que apresentam movimentos involuntários que impeçam o uso de prancha comum.

Pasta frasal: Todas as figuras são apresentadas no campo visual para serem indicados conforme o contexto de comunicação, podendo assim comunicar-se sem precisar virar a folha.

Prancha frasal: Com semelhança a pasta frasal, porem, a composição de estímulos é diferente, com objetivo de construir frases ou texto, pode ser utilizado para aprendizagem da escrita, os estímulos estão organizados de forma a relatar uma situação.

Objeto concreto e sua representação: Essa comunicação pode ser feita pelo próprio objeto, ou seja, a forma real e mais concreta possível, podendo ser feita por um outro objeto que se assemelhe muito com o real, como os objetos possuem formas tridimensionais proporciona ao aluno melhor manuseio.

Miniaturas: Para alunos que tem dificuldade em utilizar as fotos e figuras, devendo conter detalhes da características do objeto real, sendo selecionado para a aula de ciência, possuindo velcro pode ser fixado na carteira ou mesa.

Símbolos gráficos: Esses símbolos podem ser entendido com o uso de fotos, figuras escritas, é recomendado que o aluno relacione a foto ao objeto real sendo possível e escrever.

Figura temática: Precisam ser cuidadosamente selecionada, na melhor representação do tema proposto, nessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com