TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão De Alunos Surdos Nas Escolas Regulares

Exames: Inclusão De Alunos Surdos Nas Escolas Regulares. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  888 Visualizações

Página 1 de 2

Inclusão de alunos surdos nas escolas regulares.

A política educacional vigente tem como príncipio básico a "Educação para Todos" tendo como meta principal a inclusão de alunos com necessidades especiais, preferencialmente no ensino regular.

Sabemos que isso não se dá de uma forma simples, pois ainda há muito despreparo, dúvidas e equívocos no que diz respeito a organização dessas escolas e dos próprios educadores.

Precisamos entender mais sobre a surdez, para que possamos elaborar métodos que facilitem o aprendizado dessas crianças.

Sabemos que os tipos de surdez podem ser considerados pelo tempo que se deu a perda auditiva, se antes ou depois da fala. Temos então a surdez pré linguistica, ou pré lingual que é congenita ou surgiu logo no inicio da infancia, antes da aquisição da fala, e a surdez pós lingual ou pós linguistica, que acontece depois das pessoas adquirirem linguagem.

Mesmo sabendo que os surdos pré linguisticos não tiveram nenhuma experiencia mental à que possam recorrer por nunca terem ouvido som algum, ainda assim conseguem ouvir vários ruídos e ser sensíveis a vibração de toda espécie (QUADROS, 2006, p189).

A criança surda tem uma facilidade muito maior em adquirir como sua primeira lingua a linguagem visual, e dada a uma firme fundamentação nessa linguagem, elas podem aprender a ler e escrever, ou tornar-se bilingues, o que seria ideal para elas.(SACKS IN CAPOVILLA; RAPHAEL,2001)

Conforme Damázio (2007) a inclusão do aluno com surdez deve acontecer desde a educação infantil até a educação superior, garantindo-lhe, desde cedo, utilizar os recursos de que necessita para superar as barreiras no processo educacional e usufruir seus direitos escolares, exercendo sua cidadania, de acordo com os princípios constitucionais do nosso país.

No que diz respeito a escola, os professores devem estar preparados para atender esses alunos, seja analizando até onde vai o conhecimento do aluno, as diferentes necessidades do mesmo no processo de aprendizagem, bem como desenvolver atividades, criar ou mesmo adaptar materiais que ajudarão a aprimorar o entendimento desses alunos.

Para Glat e Nogueira (2002 apud PRIETO, 2006, p. 60) se a pretensão é “garantir educação para todos, independente de suas especificidades”, deve-se asseverar “oferta de uma formação que possibilite aos professores analisar, acompanhar e contribuir pra o aprimoramento dos processos regulares de escolarização, no sentido de que possam dar conta das mais diversas diferenças existentes entre seus alunos”.

Os professores precisam entender a necessidade desses alunos, o que eles procuram, o que querem expressar.

Mesmo usando objetos como blocos lógicos, caça-palavras, musica, prancha com imagens, ainda assim percebe-se que a interação professor-aluno se faz muito necessária, pois caso contrario tudo não passará de apenas uma forma de diversão e lazer, sendo assim fugiremos do nosso foco que é a aprendizagem desses alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com