TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Permanentes Na Educação Infantil

Pesquisas Acadêmicas: Atividades Permanentes Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  6.940 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades permanentes na educação infantil é um conjunto de propostas que devem ser utilizadas com regularidade durante o ano ou semestre, essas atividades buscam familiarizar a turma com um determinado conteúdo, formando hábitos. Oferecem a oportunidade de interagir intensamente com um gênero determinado em cada ano de escolaridade e são particularmente apropriadas para comunicar certos aspectos do comportamento. Essas atividades habituais também são adequadas para cumprir outro objetivo didático, o de favorecer a aproximação das crianças a textos que não chegariam por si mesmas, por sua extensão Essas atividades permanentes são essenciais para a aprendizagem dos alunos que devem seguir uma rotina definida, segunda a quinta por exemplo, tais atividades respondem a necessidades básicas de cuidados a aprendizagem e prazer para as crianças, cujo conteúdos necessitam de uma certa frequência.

Já a sequencia de atividades são a situações didáticas articuladas voltadas ao ensino de um conteúdo pré-selecionado, usando como principal critério de organização e o nível de dificuldade, a duração varia de acordo com os conteúdos e as atividades, podem ser praticadas uma duas ou três vezes por semana. São planejadas com o intuito de promover uma aprendizagem especifica e definida.

Projeto de trabalho são parte de uma situação- problema e de um desafio onde o produto final e um de seus objetivos, podem ter longa ou curta duração, essa duração pode variar conforme o objetivo, o desenrolar das varias etapas, o desejo e o interesse das crianças pelo assunto abordado, podendo ser alterado sempre que necessário, passando por modificações inclusive no produto final. E importante que os desafios apresentados sejam possíveis de serem enfrentados pelo grupo de crianças. A realização de um projeto depende de varias etapas de trabalho, a característica principal dos projetos e a visibilidade final do produto e a solução do problema compartilhado com as crianças.

Alguns exemplos de atividades permanentes são brincadeiras no espaço interno ou externo, roda de historias, roda de conversas, modelagem, musica cuidados com o corpo, como escovar os dentes lavar as mãos, são pequenos hábitos que as crianças de creche e pré-escola vão adquirindo no dia a dia.

Como exemplo de atividades sequenciais podemos citar jogos e brincadeiras que serão apresentadas de diversas maneiras, onde as crianças serão convidadas a explicar suas regras aos colegas, podem também serem usados fotos desenhos, também bolas , bambolês, cordas e diversos outros objetos dependendo da criatividade de cada educador.

Para os projetos darem um melhor resultado, podemos procurar informações, desde nos basearmos em relatos das crianças, familiares e demais funcionários da instituição.

Os registros de conhecimentos que vão sendo construído pelas crianças devem permear todo o trabalho, podendo incluir relatos escritos, gravações, desenhos e etc.

Os projetos contem sequencias de atividades permanentes já em curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com