TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa Literatura Infantil

Trabalho Universitário: Atividade Colaborativa Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  4.798 Palavras (20 Páginas)  •  1.454 Visualizações

Página 1 de 20

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Literatura Infantil

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Literatura Infantil apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para avaliação da Atividade Colaborativa, sob orientação da professora tutora Cristina Aparecida Lopes de Moraes.

Anhanguera Educacional

2013

Apresentação do manual de Contação de história

O manual de contação de histórias é um projeto desenvolvido por alunos da faculdade anhanguera que traz sugestões da escritora Nely Novaes Coelhos, pois esse trabalho foi desenvolvido em base do seu livro de Literatura Infantil.

Os alunos desenvolveram dicas de livro e suas indicações, organização de ambientes para a leitura, seleção de livros da autora, a exploração e sua importância de trabalhar a leitura extraclasse, a elaboração de projetos com base as histórias infantis e por fim, procedimentos que auxiliam o professor a avaliar ao trabalhar com histórias.

É com muito orgulho que terminamos essa obra em grupo.

Indicação de todos os membros participantes do grupo

NOME DO LIVRO JUSTIFICATIVA FAIXA ETÁRIA

Coleção Maguinho (TodoLivro) A criança já domina a leitura e essa coleção propicia a sua curiosidade para um lado fictício.

9 a 10 anos

365 histórias. Uma para cada dia do ano. (Vários autores)

É uma coletânea de várias histórias, retiradas de contos famosos, pode ser lido pelas crianças, ou pelos adultos juntamente com elas.

3 a 5 anos

A borboleta azul. (Lenira Almeida Heck) É uma história que incentiva a imaginação da criança e trabalha também a noção de espaço.

3 a 5 anos

No reino das letras felizes. (Lenira Almeida Heck) A obra trabalha de maneira lúdica as vogais e as consoantes, dando maior importância aos meios de comunicação e crescimento cultural.

3 a 5 anos

Para que serve um livro? ( Chloé Legeay) Uma obra que ajuda a entender as varia utilidades para um livro, em linguagem de texto e imagem.

A partir de 3 anos

Eu vi! ( Fernando Vilela) Trabalha as varias espécies de animais, em um misto de cores, formas e texturas, ajudará a criança a entender o comportamento animal.

3 a 5 anos

Salada de Letras (de Rosângela Maria de Moro (Ed. Salesiana)) Livro super legal para crianças que estão começando a se interessar por letras ou iniciando a fase da alfabetização.

4 à 5 anos

Cachinhos dourados e os três ursos (Autora e ilustradora:Ingrid Biesemeyer Bellinghausen Editora DCL) Cachinhos dourados estava com fome. Ao passar em frente à casa da família Urso, sentiu cheiro de mingau e resolveu entrar para comer e aproveitou para descansar. A casa estava vazia e o mingau quentinho. Em seguida chega a família. Cachinhos acordou assustada, saiu correndo e fugiu pela janela. Nunca mais voltou e concluiu que não mais entraria numa casa sem ser convidada.

4 à 5 anos

Onde Está a Mamãe? (Autor: Theresinha Casasanta

Editora: do Brasil)

Este livro aborda a questão do estabelecimento de vínculos afetivos, o que é importante de ser trabalhado desde cedo. Os patinhos que nascem e não encontram a mãe no ninho se veem sem referencia e a partir disso a autora abrange a importância das relações familiares.

4 à 5 anos

A Cobra Zola (Autor: Maria José da Serra Editora: Le)

Com um pouco de massa de modelar, as crianças fizeram a cobra Zola e dali surgiu uma divertida história. O livro desperta para a possibilidade de brincar de modelagem com canções, rimas e exercícios de ritmo.

4 à 5 anos

O Sapo Encontra um Amigo (Autor: Max Velthuijs Editora: Martins Fontes) É uma ótima maneira de transmitir às crianças a relevância de sentimentos como o amor, o respeito e a amizade.

4 à 5 anos

Sumário

A organização de diferentes ambientes para a contação de histórias 9

A seleção de livros adequados às categorias de leitor 10

A exploração de atividades de leitura extraclasse com a interação com as famílias 13

Atividades 14

Como elaborar projetos didáticos a partir das histórias infantis 15

Procedimentos que auxiliam a avaliação do professor ao trabalhar com as histórias 17

Anexos 19

Anexo 1 19

A importância do contar histórias para crianças 19

Anexo 2 21

Relato de um projeto que contemplem o contar histórias 21

As primeiras leituras na pré-escola 21

Anexo 3 27

Indicação de recursos e materiais apropriados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com