TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de literatura infantil

Por:   •  6/6/2015  •  Monografia  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  821 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Literatura Infantil

Livro: Minha família é colorida

Autora: Georgina Martins

Ilustrador: Maria Eugênia

Editora : SM

Ano da publicação: 1º edição: 2005

Ano/ série: Último estágio de Educação infantil: 5 anos.

Recurso utilizado para contar a história:

Personagens confeccionados de material de EVA.

Para contar essa história de uma  forma  lúdica e  fácil de entender, usarei bonequinhos  de várias cores e ambos os sexos, adultos e crianças, confeccionados com o material EVA: de cor branca, negra, parda; com cabelos lisos , crespos e encaracolados;  olhos de diferentes cores. Com um painel de EVA  preso à parede e com muitos orifícios para encaixar os palitos que cada personagem contém, irei narrando  a história e colocando os personagens no painel de acordo com os fatos acontecidos. Dando ênfase aos acontecimentos, visando envolver as crianças na história . Ao final da história  estará formada a família colorida de Ângelo e de tantos brasileiros.

Resumo do livro: Minha família é colorida:

O menino Ângelo tinha dois irmãos que chamavam- se João e Camilo. Ele observava que toda a  família era diferente , era uma família colorida e isso o intrigava.

Certo dia,  ele chegou em casa e foi logo perguntando:

- Mãe, porque o meu cabelo não vua e o cabelo da vovô vua?

A sua mãe ficou  sem entender o porquê daquela pergunta e da palavra "vua", mas entendeu que ele queria dizer "voa". E que o menino estava se referindo ao fato da família ter cabelos diferentes. Uns ter cabelos lisos e outros cabelos crespos. Então explicou :

- A história da nossa família começou a muito e muitos anos atrás e começou  mais ou menos assim: Um dia o seu bisavô, que tinha os olhos bem azuis,  gostou de uma moça que tinha a pele bem negra e os olhos bem pretinhos, parecidos com jabuticabas. A moça também gostou dele e se casaram para viverem juntos para sempre. Desse casamento nasceram muitos filhos e um deles conheceu, gostou e se casou  com outra moça, que tinha os olhos verdes, que é a sua avó Célia. Com o passar do tempo a família foi crescendo e se casando. Uns casavam com pessoas brancas e outros com pessoas negras, ou morenas de olhos claros. E a família foi se misturando e foram nascendo os filhos. Uns nasciam brancos, outros negros e ainda alguns pardo. E os cabelos também iam sendo diferentes, alguns lisos, outros crespos ou encaracolados. E cada um era de uma cor, com as suas diferenças  tanto na cor dos olhos como no formato do cabelo.

Foi aí que o menino Ângelo entendeu porque  a sua família era toda colorida. E  ele achou que a sua família era muito  bonita, parecida com a caixa de lápis de cor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com