TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades de desenvolvimento: coaching e tutoria

Seminário: Atividades de desenvolvimento: coaching e tutoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Seminário  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

Ações de desenvolvimento: Coaching e Mentoring

q A organização que aprende é a que desenvolve capacidade contínua de adaptação e mudança. Para Senge (2000) a única vantagem competitiva das organizações, em longo prazo, é quando aprendem mais rápido se comparadas às suas concorrentes. Discute esse conceito apresentando cinco aspectos que denomina disciplinas:

1ª Disciplina – Domínio pessoal. O indivíduo deve aprender a esclarecer e aprofundar continuamente seu objetivo pessoal e a focar suas energias (o que deseja alcançar), desenvolver a paciência e ver a realidade atual de maneira objetiva (o que está fazendo). Isso aumenta a capacidade de fazer escolhas.

2ª Disciplina – Modelos mentais. São idéias arraigadas, generalizações ou mesmo imagens que influenciam as atitudes do indivíduo e seu modo de encarar o mundo. São “nossas imagens interiores do mundo” (Senge, 2000:18). As pessoas precisam ajustar estas imagens para melhorar suas decisões e ações.

3ª Disciplina – Visão Compartilhada. Objetivos, valores e compromissos compartilhados em conjunto pelos membros da organização. Quando tais aspectos são claros e as pessoas estão comprometidas, existe a real busca da realização dessas intenções.

4ª Disciplina – Aprendizagem em grupo. Processo de alinhamento e desenvolvimento da capacidade de um grupo criar os resultados almejados pelo grupo e por cada um de seus membros. A aprendizagem do grupo desenvolve-se a partir da criação de objetivo comum e do domínio pessoal, “pois equipes talentosas são formadas por indivíduos talentosos” (Senge, 2000:213)

5ª Disciplina – Raciocínio sistêmico. Propõe uma nova forma de pensar e ver a estrutura, enquanto entrelaçamento de ações inter-relacionadas e interdependentes com o objetivo de se ver padrões de mudança, ao invés de aspectos fragmentados e sem conexões entre si. São os conhecimentos e instrumentos desenvolvidos, que tem por objetivo tornar claro o processo, mostrando as modificações a serem realizadas, com o objetivo de melhoria.

De acordo com Luthans e Rubach (1995, apud CHIAVENATO, 2002:22), as três principais características de uma organização de aprendizagem são:

1. Presença de tensão: a organização de aprendizagem cria um ambiente de tensão criativa, decorrente da discrepância entre a visão da organização e a realidade, que serve de “necessidade motivacional para aprender”.

2. Sistema de pensamento da organização: Deve existir uma visão que sejacompartilhada por todas as pessoas da organização, além de abertura para novas ideias e para o ambiente externo.

3. Cultura organizacional facilitadora: a cultura da empresa é importante noprocesso de aprendizado, sendo necessária mentalidade que apoie e facilite amudança e o aprendizado na organização.

Características da Organização de (imprimir pag 06)

O Que é Coaching?

q De acordo com Tolfo (2004), uma analogia que tem sido utilizada nos últimos anos em relação à figura do líder é a deum coach, ou seja, um treinador. Nesta perspectiva o líder temcompromisso tanto com resultados como com a pessoa comoum todo, seu desenvolvimento, sua realização. Exerceinfluência no desenvolvimento de padrões éticos,comportamentais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com