TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativo fixo IFRS

Seminário: Ativo fixo IFRS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Seminário  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

Imobilizado IAS 16. Consolidação E Participações Em Joint Ventures - IAS 27 E IAS 31

Trabalho Escolar: Imobilizado IAS 16. Consolidação E Participações Em Joint Ventures - IAS 27 E IAS 31

Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por: GisleneCurcio 02 dezembro 2013

Tags:

Palavras: 7496 | Páginas: 30

Visualizações: 35

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

Etapa 3 - Imobilizado IAS 16. Consolidação e participações em Joint Ventures - IAS 27 e IAS 31.

Valor Justo

O valor justo de um ativo é aquele que pode ser negociado entre as partes interessadas conhecedoras do negócio e independentes entre si livres de fatores que pressionem a liquidação de transações ou que caracterizem uma transação compulsória.

Passou a ser adotado e incorporado às práticas contábeis com a Lei 11.638/07 e foi ratificado pelo Pronunciamento Técnico CPC 13. Esse conceito é a essência do International Financial Reporting Standards (IFRS) ao substituir os registros de ativos e passivos avaliados pelo custo.

O valor justo tem como objetivo demonstrar o valor de mercado de determinado ativo ou passivo. Na impossibilidade de calculá-lo, pode-se estimá-lo por meio de comparação com outros ativos ou passivos que tenham valor de mercado. Porém, caso essa alternativa também não seja viável, é possível obtê-lo pelo ajuste a valor presente dos fluxos de caixa futuros ou pelo uso de fórmulas econométricas.

Existem ainda aqueles ativos que, são transacionados e marcados a mercado. É importante lembrar que a expressão valor justo não pode ser confundida com outras como valor justo de mercado, preço justo e valor de mercado.

Os riscos associados à utilização do valor justo estão amplamente relacionados ao elevado grau de subjetividade dos seus critérios de cálculo. Muitas vezes, envolvem hipóteses e alternativas que, ao não se concretizarem, trazem consigo falta de representatividade sobre a realidade econômica dos negócios e volatilidade das demonstrações financeiras.

Por isso, o uso do valor justo não é unanimidade na elaboração das demonstrações financeiras sobre o desempenho operacional. Afinal, não podemos esquecer que ele representa apenas um preço teórico em um determinado momento, vinculado a uma oportunidade. Se esta não for consumada, será descartada, apresentando pouca relevância do ponto de vista econômico.

São afetadas pelo uso

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

do valor justo as seguintes contas do balanço patrimonial: instrumentos financeiros, propriedade para investimento, ativos fixos e intangíveis, arrendamento financeiro, subvenções governamentais, provisões, impairment, combinação de negócios, dentre outras.

Há também uma complexidade prática, no Brasil, em função da ausência de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com