TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atletismo

Trabalho Escolar: Atletismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  1.872 Palavras (8 Páginas)  •  2.105 Visualizações

Página 1 de 8

E. E. Padre José Narciso Vieira Ehrenberg.

Provas Combinadas

Corridas Com Barreiras

Corridas Com Obstáculos

Paulínia, 30 de março de 2009.

Trabalho De Educação Física Sob Orientação Da Professora: Maria Lima

Beatriz Moreira Oliveira nº 03 7ª série B

Provas Combinadas

Algumas competições esportivas/desportivas envolvem uma combinação de várias modalidades, no intuito de consagrar uma atleta mais completo. As provas oficiais do decatlo (para os homens) e do heptatlo (para as mulheres) combinam corridas, saltos e lançamentos. Os atletas pontuam de acordo com as suas marcas nas provas individuais (tendo por base uma tabela de conversão de marcas por pontos), e esses pontos são somados para definir-se o vencedor.

Decatlo

Decatlo é uma competição de atletismo composta por dez provas. Nos Jogos Olímpicos, é exclusivamente praticada por homens. Os atletas inscritos competem num programa de dois dias, que inclui as seguintes modalidades:

 1º Dia

 100 metros rasos

 Salto em distância

 Arremesso de peso

 Salto em altura

 400 metros rasos

 2º Dia

 110 metros barreiras

 Lançamento de disco

 Salto com vara

 Lançamento de dardo

 1500 metros

A especial importância do decatlo deve-se a que o vencedor dessa modalidade é considerado o atleta mais completo do mundo, pois o conjunto de provas exige, ao mesmo tempo, resistência extraordinária e o desenvolvimento harmônico de diferentes aptidões físicas. Os competidores recebem pontos por seu desempenho em cada uma das provas, de acordo com uma tabela elaborada pela IAAF. Essa tabela já foi modificada várias vezes, a fim de se adaptar à evolução dos recordes mundiais. A primeira versão foi usada entre 1912 e 1936, quando o decatlo ainda era disputado em três dias. A partir de 1964, as tabelas passaram a valorizar o atleta que apresenta desempenho equilibrado em todas as provas da competição.

Um decatleta é submetido às mais desgastantes provas de atletismo. Em um único dia perde até três quilos e consome aproximadamente 6500 calorias.

Heptatlo

O heptatlo é uma modalidade olímpica de atletismo com sete provas, praticada exclusivamente por mulheres. O equivalente masculino desta prova é o decatlo, com dez provas.

O heptatlo consiste em sete provas:

 100 metros com barreiras

 salto em altura

 arremesso de peso

 200 metros rasos

 salto em distância

 lançamento de dardo

 800 metros

As provas serão obrigatoriamente executadas em dois dias consecutivos, sendo realizadas 4 provas no primeiro e 3 no segundo dia. A ordem das provas também não pode ser alterada. Estas condições são necessárias para que seja reconhecido como prova oficial.

O heptatlo faz parte do programa olímpico desde os Jogos de 1984 em Los Angeles. A primeira campeã olímpica foi a australiana Glynis Nunn. Nos jogos seguintes, a modalidade foi dominada pela atleta estado-unidense Jackie Joyner-Kersee, que obteve o recorde do mundo no evento dos Jogos de Seoul. Recentemente, a atleta mais destacada do heptatlo é a sueca Carolina Klüft, três vezes campeã do mundo e campeã olímpica. A portuguesa Naide Gomes competiu nos heptatlo em 2004, antes de se dedicar ao salto em comprimento.

Pentatlo moderno

O pentatlo moderno é um desporto olímpico praticado por homens e por mulheres, individualmente ou em equipes. Compõe-se por cinco modalidades diferentes: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida.

É proclamado vencedor aquele que obtiver o melhor desempenho geral ao somar mais pontos de pentatlo. Por essa variedade de esportes, o vencedor do pentatlo é considerado o atleta mais completo.

O Pentatlo Moderno é praticado segundo categorias de acordo com a idade dos atletas. Como é um esporte que exige do atleta um excelente preparo físico e técnico, as competições das categorias são realizadas para os mais jovens em forma de Biatlo Moderno englobando corrida e natação. Conforme o atleta vai crescendo, assim como sua forma física, técnica e sua experiência, o número de modalidades vai aumentando até chegar ao Pentatlo Moderno: entre os treze e os catorze anos, já se adiciona o tiro à lista de modalidades efetuadas. Dos quinze aos dezesseis anos, o chamado Triatlo Moderno já engloba a corrida, a natação, tiro e esgrima na sua prática. A partir dos 22 anos, e até as 40, os praticantes já se encaixam no item Pentatlo Moderno, que abrange corrida, natação, tiro, esgrima e equitação.

Provas

O pentatlo moderno consiste em cinco provas:

 Tiro desportivo: Pistola de ar 10 metros - cada concorrente dispara 20 tiros com 40 segundos de intervalo entre cada um

 Esgrima: Espada - uma competição round robin

 Natação: 200 metros livres

 Hipismo: Concurso de saltos - percurso de 350 a 450 metros, com 12 a 15 obstáculos. Os cavalos são fornecidos pela organização e atribuídos por sorteio a cada atleta 20 minutos antes da competição.

 Atletismo: Corrida 3000 metros - Os atletas são escalonados de acordo com as pontuações adquiridas nos quatro eventos anteriores. O atleta mais pontuado sai primeiro, seguindo do segundo (após um intervalo de tempo proporcional à diferença de pontos que os separa), depois do terceiro e assim por diante. Desta forma, quem ganha a prova de corrida, é o vencedor do pentatlo moderno, no seu conjunto.

Corrida de obstáculos

A corrida de obstáculos é uma prova de atletismo em que é necessário ultrapassar obstáculos, sob a forma de barreiras. Várias corridas de obstáculos fazem parte do programa olímpico de atletismo, sendo as mais curtas com barreiras leves e facilmente derrubáveis por contato físico e a mais longa com obstáculos inamovíveis:

100 metros com barreiras (prova feminina apenas)

110 metros com barreiras (prova masculina apenas)

400 metros com barreiras

3000 metros com obstáculos.

100 metros com barreiras

Os 100 m com barreiras são uma prova de atletismo que faz parte do programa olímpico e que é feita por mulheres. O equivalente masculino são os 110 metros com barreiras. Os 100 metros barreiras são também a primeira prova do heptatlo.

A prova é constituída por um percurso de 100 metros, onde são dispostas 10 barreiras. A primeira surge 13 metros depois da linha de partida, as seguintes têm 8.5 metros de intervalo entre si e depois da última barreira há um percurso de 10.5 metros até a linha da meta. As barreiras têm 84 cm e são colocadas de modo a que caiam para frente, caso sejam tocadas pela atleta corredora. A queda das barreiras não é motivos de desqualificação, mas vai, muito provavelmente, afetar de forma negativa o tempo obtido pela concorrente.

A prova percussora desta modalidade foram os 80 metros com barreiras, disputados como modalidade olímpica entre os Jogos de Los Angeles de 1932 e da Cidade do México em 1968. Na edição de Munique 1972, a prova media já 100 metros. A primeira campeã olímpica da distância foi Annelie Ehrhardt da Alemanha Oriental.

Algumas atletas famosas nesta especialidade são Shirley Strickland, Gail Devers e Fanny Blankers-Koen.

110 metros com barreiras

110 metros com barreiras é uma modalidade olímpica de atletismo que consiste na disputa de uma corrida nessa distância com a presença de vários obstáculos ao longo do percurso. A prova é disputada apenas por homens e o seu equivalente feminino são os 100 metros com barreiras. Esta prova também faz parte do decatlo.

Os mais rápidos a fazê-la rondam os 13 segundos. O recorde mundial pertence atualmente a Dayron Robles de Cuba, com 12,87 segundos, conseguidos no Grand Prix de Atletismo de Ostrava, na República Tcheca, em junho de 2008.

Regras

O percurso de 110 metros é disputado numa linha reta e contém 10 barreiras com 110 cm de altura na final sobe para 120 cm. Os obstáculos são desenhados de forma a caírem para frente, para não provocarem lesões se derrubados pelo atleta. A primeira barreira é colocada a 13,72 m (15 jardas) da linha de partida. As restantes 9 são dispostas em intervalos de 9.14 m (10 jardas). O percurso final até à meta é livre de barreiras e mede 14,1 metros.

Os atletas não são desqualificados se derrubarem as barreiras, a menos que o façam de propósito.

400 metros com barreiras

Os 400 metros com barreiras é uma modalidade do atletismo que consiste em uma corrida de velocidade nessa distância com a superação de barreiras. É uma modalidade olímpica.

Regras

Nesta prova, os atletas correm uma volta à pista, sem sair do seu corredor. A competição inicia-se a partir de uma linha de partida escalonada, que assegura a mesma distância para os atletas que correm do lado dentro da curva e os que correm do lado de fora.

As 10 barreiras da prova medem 91.44 cm de altura na prova de homens e 76.20 cm de altura nos eventos de senhoras. A primeira barreira surge aos 45 metros da linha de partida; as seguintes são dispostas em intervalos de 35 metros e o percurso final até à meta mede 40 metros. Os atletas não são desqualificados se derrubarem as barreiras, mas é provável que sofram um atraso no tempo da prova, o que já constitui uma penalização. com o salto com barreiras.

3000 metros com obstáculos

3.000m com obstáculos é o nome de uma prova olímpica disputada numa pista de atletismo entre barreiras e fossos de água e deriva seu nome original, steeplechase, da antiga e tradicional corrida de cavalos disputada entre obstáculos em campo aberto.

A prova é originária das Ilhas Britânicas, onde corredores corriam de uma cidade para a outra se orientando pelos campanários de suas igrejas, usadas como marcos por serem visualizados à grande distância. Durante o percurso, eles tinham inevitavelmente que pular sobre córregos e pequenos obstáculos e muros de pedra separando as propriedades no caminho. A prova moderna também tem origem numa corrida de cross-country de duas milhas disputadas pelos alunos da Universidade de Oxford em 1860, que foi substituída em 1865 por uma corrida com obstáculos em terreno plano, de onde se deriva a prova atual.

Regras

O steeplechase para mulheres é disputado na mesma distância de 3.000m, mas com barreiras mais baixas e foi introduzido em grandes torneios internacionais no Campeonato Mundial de Atletismo de Helsinque, em 2005. O número de voltas na prova depende da localização do fosso d’água, se junto da pista interna ao gramado ou se na parte mais externa da pista, o que é variável. Durante a prova cada atleta precisa ultrapassar 28 vezes as barreiras, assim como é obrigado a pular sete vezes sobre o fosso de água.

De acordo com as regras da IAAF, cada barreira tem 91,4 cm de altura para os homens e 76,2 cm para as mulheres e são fixas, diferentes das provas de velocidade com barreiras que caem se forem tocadas, e muitas vezes os atletas se apóiam na parte superior delas para usar como impulso para o salto à frente.

O fosso d’água obrigatório em frente a uma das barreiras tem 3,66m de comprimento e seu fundo é inclinado, começando com 70 cm de profundidade exatamente em baixo da barreira até chegar ao mesmo nível da pista ao final do comprimento, o que significa que quanto mais longe o atleta que a ultrapassa conseguir pular, menos água e pressão contrária pela frente terá nos pés e tornozelos, o que dá vantagem aos melhores saltadores entre os corredores.

O atual recorde olímpico da prova pertence ao queniano Julius Kariuki (8m05s5) desde os Jogos de Seul 88 e o mundial a Saif Saaeed Shaheen, do Qatar (7m53s63), na verdade mais um queniano, nascido como Stephen Cherono antes de ter adotado novo nome muçulmano. Saif mantém o recorde desde 2004. Também foi outro queniano, Moses Kiptanui, o primeiro homem a correr a distância em menos de oito minutos, em 1995.

A prova feminina estreou no programa olímpico nos Jogos de Pequim em 2008, com novo recorde mundial da russa Galkina, que já era a detentora do recorde anterior.

Referência:

Wikipédia, a enciclopédia livre.

...

Baixar como  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »