TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atletismo

Tese: Atletismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Tese  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 2

1) Busque, em sites confiáveis, livros de atletismo, revistas, entre outros, qual a razão para a alteração do nome da IAAF? O que isso significa para o desenvolvimento da modalidade?

A Iaaf, antiga Federação Internacional de Atletismo Amador, rendeu-se ao óbvio. Diante das crescentes verbas milionárias dadas aos principais atletas, a entidade decidiu deixar de lado o adjetivo "amador" e alterou seu nome para Associação das Federações Internacionais de Atletismo, mantendo a sigla Iaaf.

O gigantismo da modalidade atualmente pode ser constatado pelo Mundial de Edmonton (Canadá). Durante dez dias, 1.772 atletas -1.040 homens e 732 mulheres-, de 200 países, lutarão por uma medalha nas 24 provas masculinas e nas 22 femininas.

Só a maratona, considerada uma das provas mais importantes do atletismo, que abre amanhã o Mundial, dará um prêmio de US$ 60 mil ao vencedor.

Com normas adequadas para as competições a IAAF estabelece regras para todas as competições.

Amadorismo: é o nome dado ao desempenho de uma atividade profissional por pessoas sem conhecimento avançado do assunto e utilizando equipamentos e técnicas não profissionais.

2) Baseado em informações que podem ser obtidas em livros, revistas especializadas e páginas da internet, é possível observar grandes diferenças nos equipamentos utilizados pelos atletas (roupas, dardo, piso da pista de atletismo) e diferenças mais sutis em cada técnica utilizada. O que poderia explicar esses fatores?

Umas das mudanças foram as roupas que eram mais soltas, hoje elas são muito menores e coladas no corpo para dar mais adesão ao movimento e calçados mais leves. Enquanto que as pistas que antes eram feitas com carvão ou saibro, hoje são sintéticas e possuem 400m com 8 raias, cada uma 1,22m. Nas provas de lançamento de Dardo ele era de 1,80 m, ponta de ferro, era permitida usar uma correia de 40 cm enrolada um pouco atrás do centro de gravidade do dardo. Hoje feito de metal, fibra de vidro ou fibra de carbono. O tamanho e os pisos dos dardos variam do homem para a mulher. O homem usa um dardo de 2,7 metros de comprimento e pesando 800 gramas. A mulher usa um dardo um pouco mais leve 600 gramas e mede 2,3 metros de comprimento. Essas mudanças ocorreram para melhorar o rendimento dos atletas.

3)Com relação às metodologias de ensino apresentadas, você acredita haver uma que melhor se adéque ao ensino de atletismo? Que outra Forma de Ensino e treinamento poderia ser proposta?

Eu acredito que o método misto é o melhor que se adéque pois ele fará as duas combinações do método parcial e do global; ou seja a medida que vai executando um gesto no método parcial que vai desde a postura do aluno até a execução do treino, no método global desenvolve a execução do treino sem o professor corrigir e na próxima execução é feita a correção.

Referências:

http://esporte.uol.com.br ( questão 1)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amadorismo (questão 1)

https://www.trabalhosfeitos.com (questão 2)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com