TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atletismo

Trabalho Universitário: Atletismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/7/2014  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 5

O atletismo é um conjunto de esportes (saltos, corridas e lançamentos). É chamado de esporte-base, pois tem por características a prática de movimentos naturais do homem. Há indícios de que surgiu por volta de 5 mil anos atrás no Egito, sendo a forma mais antiga de atividade física organizada. Os primeiros Jogos Olímpicos ocorreram em Olímpia, na Grécia, por volta de 776 a.C., e apresentavam a corrida como modalidade única. Era um desporto (prática de atividade física) muito valorizado na Grécia Antiga, pois surtia efeitos grandiosos nas guerras e caças. Devido a isso os atletas usavam elmo e escudo.

Em 1912 foi fundada a IAAF (sigla em inglês da Associação Internacional das Federações de Atletismo), responsável pela criação de um programa atlético. As regras do esporte foram escritas e os recordes homologados.

• Atletismo no Brasil:

O atletismo surgiu no país no final do século XIX e se consolidou no século XX. Em 1914 a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) filiou-se à IAAF. A primeira participação do Brasil no torneio olímpico ocorreu em 1924, na França. No ano seguinte foi instituído o Campeonato Brasileiro.

Em 1919, a seleção nacional ganhou seu primeiro título por equipes no Campeonato Sul-Americano de Atletismo.

Em 1932, a seleção nacional de atletismo se destacou nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, quando Clovis Rapozo (salto em distância) e Lúcio de Castro (salto com vara) chegaram às finais.

Em 1952, nos Jogos de Helsinque, o Brasil conquistou a primeira medalha de ouro, com Adhemar Ferreira da Silva (salto triplo). Dois anos depois, Adhemar se tornou bicampeão.

A CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo é responsável pelo esporte no país. Foi fundada em 1977 e começou a operar dois anos depois. A CBAt organizou três Campeonatos da IAAF: Mundial Feminino de 15 km no Rio de Janeiro, em 1989, Mundial de Maratona em Revezamento em Manaus, em 1998, e o Mundial de Meia Maratona, no Rio de Janeiro, em 2008.

• Provas oficiais:

1. Corridas Rasas: São aquelas que não envolvem obstáculos, provas em pista livre. De acordo com a CBAt, as distâncias variam de 100 a 1000 metros. Aquelas de curtas distâncias – até 400m – são chamadas também de ‘corridas de velocidade’. Nelas a explosão muscular na largada é determinante no resultado, por isso existe um posicionamento especial para a largada: os pés ficam apoiados sobre blocos de madeira, as mãos ficam posicionadas logo atrás da linha de partida e o corpo fica apoiado sobre as mãos. Nas provas mais longas, a largada não interfere muito na realização da prova, portanto é feita de forma mais natural.

2. Corridas com barreiras: Há no percurso várias barreiras que o atleta deve saltar. As barreiras podem ser derrubadas, o que acontece com frequência, pois têm por função apenas dificultar a corrida. A quantidade de barreiras depende da distância, que varia de 100 a 400 metros (110m para homens). Os atletas partem dos blocos de partida.

3. Corrida com obstáculos: São corridas longas com obstáculos, a distância equivale a 3000 metros. Exige grande resistência geral e potência muscular.

4. Marcha atlética: essa modalidade apresenta como exigência que o atleta sempre mantenha contato com o solo, com pelo menos um dos pés. Além disso, ao dar cada passo, a perna que avança deve se manter reta. Tais exigências causam um “requebrar”, pois para que a progressão seja possível é preciso rodar o quadril. A distância a ser percorrida é de 20000 metros e 50000 metros apenas para homens. Ocorrem em circuitos de rua. Resistência e técnica são fundamentais na prova.

5. Revezamento: São provas disputadas por grupos de quatro atletas em cada equipe. Cada atleta corre uma parte da pista e passa o bastão para o outro. As corridas podem ser 4x100, onde a pista tem 100 metros de comprimento, ou 4x400, onde a pista tem 400 metros de comprimento.

6. Saltos: Existem quatro modalidades de salto:

6.1: Salto em distância: Cada atleta tem 3 chances de correr em linha reta numa pista de no mínimo 40 metros e saltar antes da marca de pulo na caixa de areia. A distância é medida da marca de pula até marca mais próxima feita pelo corpo do atleta na areia.

6.2: Salto em altura: Os atletas devem correr em alta velocidade, girar o corpo enquanto se eleva e saltar de costas por sobre uma barra horizontal suspensa por dois suportes.

6.3: Salto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com