TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atletismo

Seminário: Atletismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Seminário  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 7

Descrição da atividade

Elabore dois jogos pré-desportivos que podem ser utilizados como introdução para a iniciação de uma das provas de lançamento ou o arremesso no atletismo.

Após analisar os vídeos, aponte algumas diferenças técnicas apresentadas entre os lançadores do disco. Faça a mesma coisa para os lançadores do dardo e, em seguida, faça uma análise da diferença da compleição física entre os lançadores e os arremessadores de peso.

Diante das informações coletadas, faça um texto, respondendo: você percebeu alguma diferença? Você consegue explicar os possíveis motivos para a possível diferença física entre eles?

Atividade Desenvolvida

Lançamento do Martelo

Composto por cabeça, cabo e empunhadura, com um peso oficial de 7,260kg para os homens e 4,0kg para as mulheres, lançado dentro de um círculo de 2m135 de diâmetro, a partir de uma posição estacionária, o martelo quase sempre é deixado de lado quando o assunto é o ensino do atletismo. Entretanto, não há razão para isso, afinal, este implemento também poderá sofrer adaptações de maneira que a criança possa conhecê-lo mais a fundo. Sugere-se, portanto, a construção de martelos utilizando-se meias de seda ou elástico, para a confecção do cabo, anéis de papelão (de fita crepe, por exemplo), para a confecção da empunhadura e uma bolinha de meia para a confecção da cabeça do martelo, colocando-se, se necessário, areia em seu interior, a fim de não comprometer a dinâmica do lançamento.

Assim como as demais provas, esta também pode ser ensinada em qualquer faixa etária, observando-se, obviamente, a complexidade técnica a ser exigida e a adequação do material ao grupo de crianças. Assim, sugerimos que para o ensino do lançamento do martelo, o professor, atento ao que foi observado anteriormente, realize atividades que inicialmente envolvam: o manuseio do martelo (alternativo), sem que haja o lançamento, mas, apenas o movimento dos molinetes; os giros, tentando conciliar o movimento dos molinetes com um giro ou dois; um pequeno lançamento do martelo, sem deslocamento dos pés ou preocupação com a distância a ser atingida; preocupação com a queda do material dentro do espaço definido por regra e nas marcações horizontais delimitadas no setor de lançamentos para que a criança tenha noção do quanto está lançando em cada uma de suas tentativas.

Batata quente adaptada ao martelo

Alunos dispostos em círculo, com uma distância de 10 metros entre eles. Ao sinal de um dos alunos que estará fora do círculo, os demais iniciam o lançamento de um martelo confeccionado com meia de nylon e bolinha de jornal, de modo que o recebam de frente para o aluno que o lançou e de costas para o próximo integrante do círculo. Quando o aluno que estiver fora disser: “parou”, quem estiver com o martelo adaptado irá para o seu lugar.

Arremesso de Peso

Assim como nas demais provas, sugere-se que o ensino de técnicas mais aprimoradas ocorra de acordo com as possibilidades demonstradas pelos alunos, de modo que o professor deverá partir, inicialmente, de atividades que envolvam o arremesso do peso parado, sem deslocamento até realizar a introdução do deslocamento lateral (sem e com troca de pés), ou estilos como: O’Brien e a técnica do giro, se for possível. Independentemente do estilo técnico, o aluno deverá estar atento as regras oficiais do arremesso do peso, de modo a garantir a validação de suas tentativas. Ou seja, essa prova que é masculina e feminina é disputada a partir de um círculo de concreto com 2m13 de diâmetro, arremessando-se um peso de metal de 7,260kg para homens e 4,0kg para mulheres. Assim como em outras provas de campo, cada participante terá direito a três arremessos e os oito melhores mais três, sendo vencedor aquele que arremessá-lo em maior distância dentro do setor de arremessos. Serão anuladas as tentativas em que o participante, durante o arremesso, tocar a borda superior do círculo ou o terreno fora dele; arremessa-lo para fora do setor de arremessos cujo ângulo é de 34,29º e deixar o setor de arremesso pela frente do meio círculo. Assim como os demais implementos, o peso pode sofrer adaptações quanto ao material a ser utilizado na aprendizagem da prova específica. Sugere-se, por exemplo, que os materiais possam ser maiores do que os oficialmente utilizados, sendo, portanto, comum o uso do medicinebol. Bolinhas de meia e de borracha poderão ser utilizadas, ainda que seja oportuno que o peso do material (no caso, muito leve) não comprometa a aprendizagem. Cabe ainda ressaltar que é muito comum que a criança, na tentativa de executar um arremesso, realize um lançamento, o que além de ser errado em termos da técnica e das regras específicas que exigem que ele seja arremessado a partir do ombro, com uma das mãos, estando bem próximo ou tocando o pescoço ou o queixo, poderá comprometer sua estrutura óssea e muscular. Atento a este particular, sugerimos que o ensino do arremesso do peso siga as seguintes orientações: arremessar o peso partindo-se de uma posição estacionária, sem deslocamento; arremessar o peso, com deslocamento lateral, inicialmente sem troca de pés e depois, de acordo com as possibilidades da criança, executar a troca; realizar o arremesso tentando atingir um alvo no ar, já que é muito comum a execução do arremesso em linha reta. Ex: tentar atingir o centro de um arco suspenso; colocar cordas delimitando o espaço definido por regra para a queda do peso e marcações horizontais delimitando algumas distâncias para que a criança tenha noção do quanto está lançando em cada uma de suas tentativas.

Contagem Regressiva

Duas equipes com números iguais de integrantes, distantes 5 metros. O professor fará uma pergunta relacionada ao atletismo para os integrantes da equipe 1 que deverão respondê-la dentro de um tempo máximo de 30 segundos. Ao respondê-la, cada integrante realizará um arremesso lateral (com bolinha de meia) para os integrantes da equipe 2. Se a resposta estiver correta, a equipe 1 marcará um ponto e a equipe 2 receberá uma nova pergunta; se estiver incorreta, a próxima equipe deverá respondê-la e assim, sucessivamente. Ganha a equipe que responder um maior número de questões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com