TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atletismo

Dissertações: Atletismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 3

1) Qual a principal diferença entre a corrida e o andar? Descreva essa diferença.

A corrida em sua aplicação é de uma complexidade maior que o andar. A atividade de correr envolver as 04 (quatro) fases (Contato, apoio, impulsão e suspensão), uma das fases que mais se identifica com a corrida e a suspensão, onde identificamos a fase de vôo onde o corredor perde total contato com o solo. Enquanto no andar já ocorrer o inverso, a fase de suspensão não existe neste processo, em que o corpo e direcionado para a frente, existindo o contato permanente do membro com o solo do membro inferior, alternando-se de maneira constante proporcionando o deslocamento.

2) Com relação aos aspectos regulamentares das provas de corrida, há semelhanças. Aponte ao menos quatro.

Os calçados não devem proporcionar vantagens, injustas aos atletas.

O abandono voluntário da prova, não dá direito de retorno a prova.

Estará sujeito á desqualificação da prova, o atleta que obstruir ou impedir a evolução de outro atleta no decorrer da prova.

Através da detonação de um revolver ou dispositivo de efeito sonoro, será dada a partida.

3) Quais são as técnicas de passagem do bastão? Descreva-as.

São 02 (dois) os principais estilos de passagem de bastão, o (Visual e o Não Visual), em que se aplica as formas ascendente e descendente para a efetuar a passagem do bastão nas provas qe podem ser 4X100 ou 4X400.

Passagem não visual é característico da prova de 4X100 em que a responsabilidade maior, será do atleta que está chegando, não existindo a diminuição da velocidade, o bastão deverá ser passado, com o movi mento lateral reduzido ao máximo possível.

Passagem visual é de característica da prova de 4X400 não é necessário aplicação de grande velocidade nesta prova, em que os atletas chegam ao final de 400 metros já cansados. Ao contrário da corrida de 4X100 a responsabilidade neste caso, será do atleta que estará partindo, tomando o cuidado de não parti se distanciando demais do corredor que faz parte da equipe.

Passagem ascendente o atleta tem que adquirir experiência, para efetuar essa passagem, que consiste da seguinte forma, o corredor que chega estende o seu braço para frente, enquanto o corredor que continuará a prova, estará em movimento com a mão virada para baixo, esperando o bastão ser entreguem em sua mão, para então desenvolver a sua velocidade.

Passagem descendente o atleta que partira dando continuidade á prova, estenderá sua mão com a palma voltada para cima, d maneira estável, facilitando o deposito da barra em sua mão pelo atleta que está finalizando seu circuito na prova.

Marca controle o corredor que dará continuidade, receberá o bastão no terço final do circuito do atleta que está chegando, aproveitando o máximo da velocidade de ambos.

4) Qual a principal diferença entre as corridas com barreiras e o 3000m com obstáculos?

A principal diferença e a distância e obstáculos.

Corrida com barreiras os 100 metros para mulheres, e os 110 metros para os homens são provas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com