TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atletismo

Casos: Atletismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Qual é o conceito de técnica e tática?

Podemos dizer que a tática é a utilização de recursos para definir situações durante um jogo onde seus sistemas pode ser utilizado em tática defensiva ou ofensiva em grupo de dois a dois, três a três ou individual e é colocado em pratica dependendo da situações de jogo .

A tática pode ser dividida em individual, grupal e coletiva sendo que serve tanto para o ataque quanto para defesa.

Onde devemos colocar em nosso planejamento prévio da atuação a curto, médio e longo prazo.

A tática individual é a capacidade que um atleta tem para executar os fundamentos do jogo, de acordo com situações momentâneas como: sua posição na quadra, a atitude de seu adversário, contexto do jogo.

A tática grupal reúne pequenos grupos de jogadores. Por exemplo situações de 2×2 ou 3×3 envolvendo situações mais complexas e que dependem de uma maior sincronização de movimentos.

A tática coletiva é o aumento de elementos alternativos e execuções possíveis e também a globalidade da cooperação e oposição. Não basta que cada membro da equipe atue sozinho os companheiros de equipe devem perceber coletivamente a situação e julgar com a maior sintonia possível quanto à ação mais conveniente a ser executada. A solução para a situação deve ser encontrada entre os membros da equipe para superar a equipe adversária e evitar ser superada por ela. Portanto, a tática coletiva se apóia na tática individual, porém deve ser abordada pela perspectiva da equipe.

Assim, a tática constitui a maneira pela qual no jogo, de forma eminentemente prática a equipe ou um jogador isolado reage às situações criadas pela oposição. O processo tático engloba três momentos distintos, porém diretamente relacionados.

A técnica, por sua vez, é a ferramenta que da o parâmetro de toda essa concepção do jogo que da todo apoio a tática pois é a execução dos movimentos, fundamentos do jogo. Podemos dizer que é como devemos fazer e depende de uma série de atributos pessoais como melhora das capacidades físicas e a habilidades motoras gerais e específicas para que o atleta tem o desenvolvimento, além de aspectos cognitivos fundamentais para o entendimento do jogo.

.

ATIVIDADE 2

Qual é a sua visão sobre os princípios técnicos e táticos no Basquetebol ?

A minha visão sobre o basquetebol é que se caracteriza como um esporte de oposição e cooperação, pois envolve ações simultâneas entre duas equipes no ataque e na defesa onde ocupa o mesmo espaço que proporciona contato entre todos os participantes, com isso o basquetebol desenvolve habilidades específicas que seria os fundamentos técnicos, que na maioria das vezes são contínuas ou seriadas e que são executadas em ambiente aberto, no qual companheiros de equipe, adversários, limites de tempo e espaço determinam uma imprevisibilidade, o que o torna o basquetebol um esporte dinâmico e variado.

Através disso um atleta de basquetebol tem por obrigação ter o domínio dos fundamentos de ataque e defesa com esse domínio o jogador de basquetebol é capaz de compreender e executar movimentações e as suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com