TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ato do jogo

Projeto de pesquisa: Ato do jogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Na atualidade, existem muitas discussões sobre a necessidade de um espaço lúdicono ambiente escolar. Contudo a pesar de muitas escolas ainda não contarem com esse espaço tão importante, as que a possuem contam com a alegria e com um melhor desenvolvimento de seus alunos. Pois reconhecer a importânciados jogos, das brincadeiras no espaço escolar é um elemento essencial no cumprimento do direito da criança de brincar, e de ser criança, proporcionando assim uma educação de qualidade, onde a imaginação e o aprendizado andam juntos.

No contexto da ludicidade, podemos destacar a brinquedotéca não apenas como um espaço de leitura e de jogos, más também um espaço de estimulação integral de formação do ser humano. Pois a cultura lúdica e humana, histórica e culturalmente construída através de ações significativas ao ser humano. Portanto o reconhecimento entre o aprender e o brincar, devem ser sinônimos indissociáveis e inerentes no desenvolvimento pessoal e intelectual da criança.

Entretanto alcançar tais objetivos e metas não e uma tarefa fácil, já que em muitos casos esses espaços não são usados de forma adequados, e a leitura de livros e brincadeiras não possuem direcionamentos que permitem a criança uma reflexão crítica e a sua inclusão em sua realidade, ficando apenas no vazio distante do aprender brincando. Deste modo a presença de um profissional que auxilia e direciona o aluno e muito importante. Mas esse direcionamento não pode ser uma imposição ou todo o processo de aprendizado torna-se meramente mecânico, limitando a imaginação e anulando a liberdade de autonomia do aluno.

DESENVOLVIMENTO

O ato de brincar e jogar proporciona a criança imaginar, criar, estabelece regras, concentração, analise critica para levantar ideias sobre fatos, alem de ensinar a respeitar regras e vivenciar conflitos competitivos.

Para Piaget (1978) os jogos não são apenas para fins de entretenimento, também contribuem para o desenvolvimento intelectual, físico e mental dos indivíduos, fazendo com que os mesmos assimilem o que percebem da realidade.

Na teoria do autor os jogos são classificados em três estruturas quanto ao aspecto da evolução do individuo: exercício, simbólico e regras. A primeira tem como finalidade a satisfação, a segunda o indivíduo começa a utilizar a simbologia e a última desenvolve a delimitação do espaço e tempo. A partir de então, percebe-se um aluno ativo, participativo e autoconfiante.

Diante dessa grande importância dos jogos no processo de ensino aprendizagem, pode se dizer que o uso do mesmo tem a capacidade de formar cidadãos mais conscientes e capazes de formar e defender suas ideias.

Maurício (2008) menciona que a ludicidade reflete a expressão mais genuína do ser; é o espaço de todo ser para o exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e objetos.

Dessa forma o aluno passa a ter uma melhor convivênciacom professores, alunos, família e com a própria sociedade.

Dallabona e Mendes (2004) indicam que a educação mediante atividades lúdicas demanda o ato consciente e planejado para resgatar a satisfação e o interesse do aluno.

Mas para que isso aconteça de fato o professor deve repensar sua prática pedagógica, a fim de despertar novas formas de ver o mundo, reconstruir pensamentos e levar o aluno a modificação e transformação do meio em que vive.

Segundo o referencial Curricular da Educação Infantil (1998, p23) citado por Dallabona (2004):

“Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras, e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.”

Portanto entende-se que o papel do educador não e apenas ensinar as disciplinas previstas no p.p.p., mas propiciar situações que leva o aluno a se desenvolver de forma plena.

Maurício (2008) enfatiza que o jogo não deve ser visto apenas como uma ocupação ligeira para chamar a atenção do aluno e dessa forma acalmá-lo, mas sim deve ser considerado como uma fonte importante na educação escolar, já que estimula o desenvolvimento intelectual, a observação, a capacidade analítica, lógica e criativa.

Para Piaget (1978) os jogos não são apenas para fins de entretenimento, também contribuem para o desenvolvimento intelectual, físico e mental dos indivíduos, fazendo com que os mesmos assimilem o que percebem da realidade.

Segundo Piaget, a visão do educador sobre os jogos educativos deve ser de ajudador, um complemento do conteúdo ministrado e não um passa tempo sem finalidades definidas, ele deve propiciar momento de reflexão, permitindo a efetivação do conhecimento, com possibilidades de estabelecer e propiciar aprendizagens diferenciadas através do brincar, tendo este como aliado no trabalho escolar para desenvolver as habilidades e capacidades de nossos educandos, auxiliando nossa atuação enquanto professores comprometidos com a formação, significativamente, tanto aos discentes, como aos docentes. Aos exercer a ludicidade na escola com liberdade de escolha, e destituída das intenções pedagógicas e diretivas do professor na Brinquedoteca, permite aos alunos vivenciarem os momentos de lazer e brincadeiras livres neste espaço, contrariando uma sociedade que desconsidera o brincar em nome do progresso e modernidade, ação esta que é prejudicial à aprendizagem dos educando e futuros trabalhadores.

Sendo assim, o papel do professor ou brinquedista no ambiente da Brinquedoteca deve apenas observar, obter sua intencionalidade educacional, compreender o fazer lúdico da criança e atendê-la de acordo com suas necessidades e solicitações, para uma futura intervenção seja oportuna, devendo ser presente e ausente ao mesmo tempo, sendo dinâmico e bem formado. Ao passo que a escola precisa perceber e permitir a prática de uma pedagogia voltada para a formação de uma criança vista de seu olhar, dialogar e brincar de acordo com sua linguagem, pois,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com