TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atos Teoria Da Cont

Artigos Científicos: Atos Teoria Da Cont. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

Clique e veja o trabalho completo Cadastre-se

Uni-Anhanguera Faculdade Anhanguera do Rio Grande curso de Administração, disciplina de Teoria da Contabilidade.

RAFAEL SCHMITT – RA: 5322955541

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS TEORIAS DA CONTABILIDADE

Prof. Me. Olney Bruno da Silveira Junior

A origem e a evolução da Contabilidade

Não é possível afirmar com exatidão a época em que iniciou a Contabilidade. Mas, acredita-se que ela é tão antiga quanto à origem do homem. Alguns pesquisadores revelam que os primeiros sinais objetivos da existência da Contabilidade, datam de mais ou menos 4000 anos a.C., outros falam em 6000 anos antes de Cristo. A partir do momento em que o homem deixou de viver, exclusivamente, da caça, pesca e coleta de frutos e, passou a ter como principais atividades a agricultura e o pastoreio, houveconsequentemente, a necessidade de avaliar e controlar os bens, o que fez surgir os primeiros registros primitivos da Contabilidade, em que utilizavam desenhos, figuras e imagens para identificar o patrimônio existente. As principais escritas contábeis são do final da Era da Pedra Polida, quando o homem registrou os seus primeiros desenhos e gravações.

Os sumérios, Babilônicos e os assírios, faziam os seus registros em peças de argila, retangulares ou ovais, ficando famosas as pequenas tábuas de Uruk, que mediam aproximadamente 2,5 a 4,5 centímetros, tendo faces ligeiramente convexas. Os registros combinavam figuras com números, continham a cara do animal e o número das cabeças existentes.

Na cidade de Ur, na caldéia, onde viveu Abraão, personagem bíblico, encontra-seem escavações, importantes documentos contábeis: tabela de escrita cuneiforme, onde estão registradas contas referentes à mão-de-obra e materiais. Há 5000 anos antes de Cristo, o homemjá dava muita importância a organização dos seus custos.

Nas escritas em papiro, os egípcios deixaram um riquíssimo acervo aos historiadores da Contabilidade, e seus registros remontam a 6000 anos ante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com